TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e evolução do marketing

Por:   •  6/5/2015  •  Artigo  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 5

CONCEITOS E EVOLUÇLÃO DO MARKETING.

BATISTA, Diana¹,OLIVEIRA, Cinara¹,OLIVEIRA, Larissa¹,RODRIGUES, Adriana¹.SILVA, Thiago F².

RESUMO

Este trabalho visa identificar qual a importância do marketing, as orientações da empresa para o mercado consumidor, e conhecer como as empresas estão mudando. Muitos são os fatores que influenciam nas estratégias de marketing, mas os modos como os profissionais tornam seus produtos disponíveis, envolvem vários fatores. O marketing e o comportamento do consumidor têm influência sobre o padrão de consumo e de vida das pessoas, uma vez que os consumidores recebem e transmitem diferentes tipos de influência no meio que vivem.

Palavra Chave: Evolução, Marketing, Estratégias, Consumidor.

ABSTRACT

This paper aims to identify the importance of marketing, the company’s guidance for the consumer market, and know how companies are changing. There are many factors that influence the marketing strategies, but the ways in which professionals make their products available involves several factors. Marketing and consumer behavior have influence on the pattern of consumption and people’s lives, since consumers receive and transmit different types of influence on the environment in which live.

Key words:  Development, Marketing, Strategies, consumer.

1. INTRODUÇÃO

Um dos pontos mais importantes é conhecer, adequar e selecionar os membros, pois, nestas escolhas deve-se levar não somente o produto ao consumidor, mas também a sua marca, o histórico por trás da embalagem é atingir o grau de satisfação do cliente da melhor maneira possível.

Finalizando, ainda posiciona todas as estratégias identificando vantagens competitivas e, como não poderia deixar de ser, interagindo todos os departamentos da organização marketing necessários para um bom desempenho, tanto dos produtos, serviços ou da própria empresa.

2. DESENVOLVIMENTO

Marketing é um processo social por meio do qual as pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, ofertas e livre negociação de produtos serviços de valor com outros. (KOTLER, 2000, p.30).

A globalização é mais um fator que proporciona aprofundar cada vez mais os desejos e necessidades dos consumidores e elaborar estratégias que tragam para seus produtos o retorno adequado a toda vantagem competitiva de cada organização no mercado.

Para que uma empresa possa obter este tipo de vantagem, são necessários alguns requisitos, entre outros, como:

Difícil de imitar: Elaborar novas estratégias procurando sempre inovar, conhecer o mercado e ter como objetivo principal atender as necessidades dos clientes.

Sustentável: é fundamental para o crescimento da empresa, observar, implementar, dar ao cliente o que ele realmente necessita.

Única: Buscar sempre o diferencial fazer com que o cliente busque a oferta da sua empresa por oferecer algo diferente da concorrência, por ter vantagem competitiva.

Superior à competição: colocar o cliente sempre como foco principal, atender aos clientes com o que eles determinam ou precisam. Ter diversidades de informações e estudar sempre o mercado consumidor e a concorrência.

O Marketing muda conforme as necessidades das pessoas, conforme a sociedade muda, pois as necessidades se alteram perante os anos, o que necessitamos hoje não vai ser o mesmo que vamos necessitar daqui a um ano. Para atender a essa necessidade a empresa deve seguir as cinco filosofias sobre o marketing:

1. Conceito de produção;

2. Conceito de produto;

3. Conceito de vendas;

4. Conceito de marketing;

5. Conceito de marketing social;

Umas das práticas essenciais destes conceitos são conhecer o mercado e saber identificar as oportunidades, avaliar os concorrentes e calcular qual será a demanda por determinado produto antes de implantá-lo no mercado, pois variam muito, as vendas de uma cidade ou região para outra, por termos culturas diferentes, o marketing nada mais é do que o “mercado em movimento”.

Os gerentes de marketing precisam tomar decisões importantes, como quais características incluir em um novo produto, a que preço oferecê-lo aos consumidores, onde vender seus produtos e quanto gastar em propagandas e vendas, sabendo escolher as cores e as palavras para a nova embalagem.

Segundo Kotler (2000), marketing é muito mais do que somente promoção, envolve também decisões sobre preço, produto e praça.

O cliente vai relatar como ele observa e interage com parceiros, clientes e fornecedores. O que ele acha dos concorrentes e também suas expectativas quanto as principais características operacionais do segmento de mercado que sua empresa está inserida. (KOTLER, 2000).

Estes fatores determinam os pré-requisitos básicos que uma empresa necessita para operar neste mercado.

O cliente sempre compara sua empresa com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com