TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTRUÇÃO FISICA E APRESENTAÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO

Por:   •  21/5/2015  •  Artigo  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

CONSTRUÇÃO FISICA E APRESENTAÇÃO  DO TRABALHO ACADÊMICO

1-CONSTRUÇÃO FÍSICA

  1. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

a) Capa (obrigatório);

b) Lombada (opcional);

c) Folha de rosto (obrigatório);

d) Errata (opcional);

e) Folha de aprovação (obrigatório);

f)  Dedictória (s) (opcional);

g) Agradecimento (s) (opcional);

h) Epígrafe (opcional);

i)  Resumo na lingua vernácula (obrigatório);

É importante porque será o primeiro contato do leitor com o trabalho. Ele deve convidar a ler o texto e deve apresentar um apanhado geral sobre ele: objetivo do trabalho, importância do tema, procedimento metodológico para pesquisar o tma, principais conclusões. O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. O resumo deve ter no máximo 500 palavras e deve ser fechado com a apresentação de  3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto e finalizadas por ponto. (NBR 6028)

j)  Resumo em lingua estrangeira (obrigatório);

k) Lista de ilustrações (opcional);

l)  Lista de tabelas (opcional);

m)Lista de abreviaturas e siglas (opcional);

n) Lista de simbolos (opcional);

o) Sumário (obrigatório);

  1. ELEMENTOS TEXTUAIS

Os elementos textuais constituem o desenvolvimento do trabalho. Divide-se em três partes fundamentais, de acordo com NBR 14724.

a)Introdução;

É a apresentação do assunto tratado e é por intermédio da introdução que o examinador colhe a primeira imagem do trabalho e o leitor recebe um panorama do que será lido a partir da pagina seguinte. O esquema sugerido seria: um panoram geral sobre o tema, justificativa da escolha do assunto, problema da pesquisa, hipótese, objetivos do trabalho, procedimentos metodológicos, breve apanhado sobre o conteudo dos capítulos. Só não vale antecipar resultados e as conclusões, somente apresentar um panorama do que será tratado.

b)Desenvolvimento;

No desenvolvimento existem capítulos ou um capítulo ao menos de Fundamentação Teórica. Ao fechar o desenvolvimento, apresenta-se em capítulos à parte da fundamentação, os resultados da pesquisa e discussão sobre os achados. Os resultados devem ser apresentados em ordem cronológica e devem ser apresentados mesmo que contrariem o ponto de vista do pesquisador.

Para facilitar a exposição, os resultados podem ser acompanhados por tabelas, gráficos, figuras, etc. Lembrem que não basta colocar resultados, precisamos comenta-los exaustivamente.

Se a tabela, gráfico ou figura, forem elaborados pelo autor, deve constar a informação “Fonte: elaboração própria”. Se não forem de autoria própria, sua referência deve ser citada logo na sequência da mesma, com nome da fonte, pagina, etc.

Importante ressaltar que a revisão de literatura não é apenas uma simples transcrição de pequenos trechos de livros e materiais científicos da internet, mas uma discussão sobre idéias, fundamentos, problemas de vários autores, devidamente examinadas, combinadas e criticadas. Será a questão decisiva sobre a qualidade do trabalho.

É esperado que o pesquisador relacione causa e efeito, estabeleça, a partir dos resultados, as contradições e aproximações com a teoria e os principios gerais.

Ainda com relação ao desenvolvimento, observar:

- Os capítulos, seções e subseções devem suceder-se em ordem lógica, do assunto mais abrangente para o menos abrangente.

- Os capítulos ou seções devem ser exaustivos e completos, isto é, o assunto tratado em cada um deles deve ser finalizado alí, não reaparecendo em outro lugar do texto.

- Um capítulo ou uma seção são ligados entre si por meio de alguns paragrafos que mostrem que existe complementariedade entre eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com