TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS PROFISSIONAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO TRABALHO COM ESPORTES ADAPTADOS

Por:   •  28/2/2019  •  Seminário  •  1.909 Palavras (8 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

lICENCIATURA EM eDUCAÇÃO FÍSICA

ATAIDE ROCHA SANTOS 

WILLYAM JONATHAN RAYOL AMARAL LIRYO 

DESAFIOS PROFISSIONAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO TRABALHO COM ESPORTES ADAPTADOS

 

[pic 4]

Altamira

2018

ATAIDE ROCHA SANTOS 

WILLYAM JONATHAN RAYOL AMARAL LIRYO 

ANALISAR OS DESAFIOS PARA OS FUTUROS PROFISSIONAIS DA AREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A SOCIALIZAÇÃO DA TURMA

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial de avaliação da disciplina de Atividades Interdisciplinares.

Professores: Prof. Dr. Márcio Teixeira; Prof. Ma. Margarete de Lourdes Brolesi; Prof. Me. Mário Wellin Balvedi; Prof. Ma. Eloíse Werle; Prof. Dr. Anísio Calciolari Jr.

[pic 5]

Altamira

2018


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        04

2.Desenvolvimento ...................................................................................................................06

3. Conclusão ............................................................................................................................10

4. Referencias bibliográfica         11

        

Introdução

O surgimento da Educação Física vem desde os primórdios onde o homem sentiu necessidade de lutar pela sobrevivência, contra as ameaças que os cercavam. não era uma forma sistematizada como é a dos dias atuais, porém, servia para aprimorar as habilidades necessárias para aquela época.

No Brasil em sua forma sistematizada surgiu na época do império onde surgiram varias teorias dentre ela a higienista teve grande relevância e surgiu entre o século XIX e XX este movimento buscou a melhoria na parte higiênica, moral e física dos indivíduos. Movimento este que veio para contrapor doenças da época como febre amarela, tifo, varíola e tuberculose.  

O exercício apareceu antidoto para todos os males além de ser potencialmente capaz de prevenir e curar doenças construindo assim um corpo robusto e saudável e se tonou bem importante para a medicalização da sociedade.

Sousa (2004, p. 30) relata que a história do desporto para as pessoas portadoras de necessidades especiais começou na Inglaterra para tratar o físico e psicológico de homens e mulheres feridos na segunda guerra mundial, veio do Estados unidos outra corrente de pensamento focada em inserção social dos reabilitados. Em 1948 foi quando ganhou um caráter oficial e em 1952 houve a primeira competição de Stoke Mandeville em que os veteranos de guerra dos países baixos competiram com os companheiros britânicos, em 1960 vieram as primeiras olimpíadas na Grécia, assim surgiu os jogos paraolímpicos, este nome advém das palavras paraplegia e olímpico

Segundo Sousa (2004, p. 32) os jogos paraolímpicos são o segundo evento mundial desportivos que reúne mais atletas e são divido em graus de deficiência para que aja equilíbrio entre os atletas. Para o Brasil participar dos jogos paraolímpicos criou-se toda uma estrutura com a criação da Associação Nacional de Desporto para Excepcionais (Ande). Em 1960 o clube de paraplégicos de São Paulo fundado por Del Grande participaram da 1° campeonato mundial realizado em Roma.

Segundo Costa e Silva (2013, p.681) ‘’Em relação aos componentes biológicos, trata-se de compreender as complicações relativas à funcionalidade fisiológica, metabólica e/ou neuromuscular’’, precisa-se compreender, entender e aceitar as dificuldades para trabalhar da melhor maneira para obter a melhor performance motora, física e moral.

Segundo Costa e Silva (2013, p.681) ‘’o aspecto motivacional é outro ponto de vital importância no trabalho com atletas deficientes.’’ Assim como é feito com crianças a motivação se torna de grande importância para que o individuo ganhe confiança no que está fazendo e se empenhe em melhorar.

Segundo Costa e Silva (2013, p.682) ‘’No trabalho de base é fundamental a aquisição de habilidades motoras e fundamentos técnicos.’’ Como costa afirmou e fundamental conhecer o que se vai praticar antes da pratica.

Podem ser praticados por portadores de necessidade especiais vários esportes como atletismo, basquete em cadeira de rodas, judô para cegos, natação, vôlei sentado, tênis, tênis de mesa, futebol de sete, futebol de cegos, esgrima, ciclismo, halterofilismo, arco e flecha, hipismo e tiro olímpico bocha e goaball.

1-1   Descreva uma atividade para o ensino do fundamento drible no basquetebol adaptado para o aluno usuário de cadeira de rodas.

Em colunas divididas iguais, os atletas deslocam-se na quadra quicando a bola, saindo um de cada vez.

1-2 Quais são as adaptações da regra convencional do basquetebol relacionadas ao drible para a modalidade basquete em cadeira de rodas?

A diferença na regra de drible é, Após parar de quicar a bola, o jogador cadeirante pode passar a bola, arremessar ou dar dois toques no aro de propulsão e quicar a bola novamente. A violação é marcada quando há mais de dois toques no aro.

1-3    Comente sobre uma sequela da lesão medular que deve ser levada em conta quando for trabalhar com um aluno usuário de cadeira de rodas.

Quando as lesões medulares ocorrem na altura do tórax, os sintomas podem atingir as pernas: Perda do controle normal do intestino e da bexiga (pode ocorrer constipação, incontinência, espasmos na bexiga), Dormência, Alterações sensoriais, Espasticidade (aumento do tônus muscular), Dor, Fraqueza, paralisia. Devemos trabalhar de forma que possam ser inclusos no sistema trabalhando nas atividades que eles podem fazer como por exemplo toques, dribles etc.

2-1       Quais são as adaptações da regra do futebol convencional em relação ao tempo de jogo, a regra do impedimento e a cobrança de lateral para o futebol de 7?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (171.7 Kb)   docx (233.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com