TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.974 Palavras (20 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO – 03/12/2014

MATÉRIA: CONTABILIDADE

PROF.: JONAS TAMBORIM

ALUNA:

KEILIANE RODRIGUES DA SILVA – 1ª Série - RA: 9088476422

E-mail: rodrigues.keiliane@gmail.com

Etapa 1:

Introdução:

Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da Contabilidade no nosso dia-a-dia, desde o período primitivo até os dias de hoje, de uma forma leve e compreensível. Ele também fala sobre a importância dos princípios da Contabilidade e o posicionamento do Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

As informações contidas nesse trabalho foram extraídas de sites e páginas relacionadas à Contabilidade. As idéias aqui apresentadas são de total responsabilidade dos participantes do grupo, (salvo as que foram retiradas de sites conforme a Bibliografia).

A Evolução histórica da Contabilidade

Imagine o mundo sem a contabilidade... Muitos podem achar que a Contabilidade só é importante para as empresas. Vamos provar que não!

Alguns teóricos dizem que a Contabilidade existe, pelo menos desde 4.000 anos a.C.

[pic 2]            [pic 3]

Figura de Homem Primitivo                                Homem/Mulher Primitivo

Viajamos até 3.000 anos a.C. Imaginem que as mulheres escolhessem seus maridos pela quantidade de instrumentos de caça, pesca e seus rebanhos, para isso eles precisavam contar esses instrumentos praticando uma Contabilidade Rudimentar.

Os primeiros registros patrimoniais foram encontrados na Mesopotâmia, situada entre os Rios Tigres e Eufrates. Era a Origem do Diário.

Os Egípcios descobriram que além de contar os seus bens para saber quem tinha mais era preciso registrar seu patrimônio. Descobriram que da planta colhida as margens do grande rio podiam fazer o papiro e nele registrar o movimento de seu patrimônio. Agora eles tinham como provar seus patrimônios para aquela que escolhessem tomar por sua esposa, e ela tinha a garantia dos bens do pretendente.

[pic 4]

   Figura de Papiro Egípcio com hieróglifos antigos.

Enquanto isso, na Fenícia, as esposas não satisfeitas com o que tinham, exigiam que os maridos expandissem seus comércios e navegassem pelo Mar Mediterrâneo para buscar coisas novas e trazerem de presente para elas. Com isso, os Fenícios seriam os primeiros a desenvolverem as bases de Trocas Monetárias. Eles também simplificaram os Registros por Símbolos.

[pic 5][pic 6]

                  Figura dos Símbolos Antigos                    Alfabeto Cuneiforme de Ugarit

As mulheres mais ambiciosas do mundo eram as romanas, e a ambição delas incentivou o nascimento do maior e mais desenvolvido império da antiguidade, que se expandiu por toda a Europa, Norte da África e Oriente Médio disseminando o Sistema Jurídico de Contabilidade Organizado.

Depois dessas amostras, vemos o quanto a Contabilidade foi se desenvolvendo com o passar do tempo, ganhando cada vez mais importância.

Avançando alguns séculos chegamos ao final da Idade Média e Início do Renascimento. Além da sistematização da Contabilidade que estava a caminho, também as Artes e a Ciência se desenvolviam. O mundo deixava a idade das Trevas, era o Renascimento.

Com o Renascimento surgiu Luca Pacioli, que não quis saber de mulher, tendo assim tempo para consolidar o método das partidas dobradas, que enfatiza a Teoria Contábil do Débito e do Crédito.

[pic 7]            [pic 8]

          Foto de Frei Luca Pacioli, o Pai da Contabilidade               Método das Partidas Dobradas

        Mais adiante, em 22 de abril de 1.500, veio o “Descobrimento” do Brasil.

Em nossas terras chegavam os Provedores da Fazenda, que acumulavam esse cargo com o de Contador.

A partir da vinda da Família Real para o Brasil, iniciava-se o ensino da Contabilidade no Brasil. Depois de criarem a aula de comércio da Corte, foram fundadas novas escolas para disseminar o ensino e desenvolver normas e métodos, a mais antiga que se tem notícia no Brasil é a dos Guarda-Livros da Corte fundada em 18 de Abril de 1869 no Rio de Janeiro.

Depois de muitos anos e de muitos casamentos, realizou-se o primeiro Congresso Brasileiro de Contabilidade, que foi fundamental ao recomendar a aprovação de uma Lei para regulamentar o exercício da profissão, porém, não foi muito fácil. Finalmente o Presidente Eurico Gaspar Dutra, através do Decreto de Lei n° 9295/46 reconheceu uma das profissões mais antigas do Brasil, a Contabilidade.

Com a evolução do homem, que sempre utilizava máquinas para auxiliá-lo em suas funções, foi criado o Ábaco, para auxiliar os Contadores. Ele surgiu cerca de 3500 anos atrás. Em 1642 apareceu a primeira máquina auxiliadora de cálculo, com o francês Blaise Pascal, que foi sendo aperfeiçoada ao longo dos anos. Mas só em 1901 Halcon Ellis construiu a máquina de contabilizar chamada Ellis.

[pic 9]     [pic 10]

Primeira máquina auxiliadora de cálculo                   Máquina de contabilizar ELLIS.

             É, o mundo estava se desenvolvendo e as máquinas ocupando cada vez mais espaço. Mais uma máquina surgia, dessa vez em 1714, inventada pelo engenheiro inglês Henry Mill, o datilógrafo (mais conhecido como máquina de escrever), que foi industrializado a partir de 1873 pelas oficinas de Remington, no estado de Virginia, nos Estados Unidos.

De lá pra cá elas foram muito úteis, mas como a evolução não para, elas foram aos poucos substituídas por computadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)   pdf (613.4 Kb)   docx (742.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com