TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE: PRINCÍPIOS CONTÁBEIS

Por:   •  15/3/2016  •  Exam  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  934 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Contabilidade Internacional

Trabalho Acadêmico

Professor: Msc. Mariano Terço de Melo Data: 08/03/16

Nome:

Turma: 8ccna

1. A Expressão “princípios contábeis” foi originalmente incluída na resolução do CFC N. 321/72 e Circular 179/72 do Banco Central. Esses órgãos não definiram o que e quais são os princípios contábeis. Como as empresas de auditoria independente emitiram o parecer sobre a adequação da posição financeira senão havia explicitamente uma definição do que e quais seriam os princípios contábeis? Discuta.

2. O Conselho Federal de contabilidade está realizando semestralmente seu Exame de Suficiência em Contabilidade, onde o nível de aprovação (contadores e técnicos em contabilidade) tem oscilado entre 45% a 55%. Discuta essa questão, inclusive consultando dados mais recentes no site www.cfc.org.br

3. O governo federal determinou (ou facultou) por no mínimo três vezes a inclusão das despesas de variação cambial (maxidesvalorização) como ativo diferido, para não impactar o resultado de uma única vez e, pior, para não permitir sua dedutibilidade fiscal num único exercício. Comente essa prática a luz da teoria contábil.

4. Consulte no site www.capes.gov.br e verifique quantos cursos de mestrado e doutorado em contabilidade estão autorizados pelo Governo. Observe que cursos de contabilidade estão incluídos na área de administração e turismo.

5. Qual a diferença entre sociedades anônimas de capital aberto e fechado?

6. Quando teve início a atividade de auditoria independente no Brasil? Liste duas razoes pelas quais uma empresa contratava seus serviços, mesmo quando não obrigatório.

7. Quais foram os três principais fatos que marcaram a evolução e o desenvolvimento da contabilidade na década de 70?

8. A influência da escola norte americana é bastante visível na Lei n. 6.404/76, exceto o reconhecimento dos efeitos inflacionários (não existe nos EUA). Quando e por quem foi implementada a obrigatoriedade de divulgar as demonstrações contábeis complementares em moeda de poder aquisitivo constante?

9. No que consiste “rodízio de auditores”? quais as razoes para sua adoção?

10. Qual o objetivo do CFC ao criar o Grupo de Trabalho voltado para desenvolver as normas brasileiras de contabilidade? Possuem autoridade substantiva ou não?

11. Quem edita as normas contábeis no Brasil?

12. Quais foram as duas legislações básicas com reflexos na contabilidade e auditoria, implementadas no início da década de 60? Comente brevemente cada uma?

13. Como um contador pode se credenciar como auditor independente junto a Comissão de Valores Mobiliários (CVM)? Consulte o site www.cvm.gov.br.

14. Este trabalho deverá ser entregue na próxima aula dia 10/03/15 impreterivelmente, podendo ser individual ou em grupo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com