TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE X ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE PITÁGORAS DE IMPERATRIZ

ANDRÉ LUIS

CLAY ANDERSON

MAURICIO DE SÁ

CONTABILIDADE X ANDMINISTRAÇÃO

imperatriz - ma

2016


ANDRÉ LUIS

CLAY ANDERSON

MAURICIO DE SÁ

CONTABILIDADE X ANDMINISTRAÇÃO

Trabalho apresentado a disciplina de Contabilidade, lecionado pelo docente Sidnei Aparecido Mariano, para obtenção de nota parcial referente ao 1º bimestre.

imperatriz - ma

2016

Resumo

Administração no seu ramo financeiro está deliberadamente ligada a contabilidade, ambas trabalham reunidas quando se trata em mensurar, quantificar e expor dados para tomada de decisões. A administração financeira, tem o intuito de otimizar processos em todas as organizações, abrangendo todas as áreas necessárias para o funcionamento das devidas atividades, sendo algumas delas de caráter financeiro, recursos humanos e até logísticos, ou seja, voltado para gerenciamento de recursos e aumento de produtividade. De forma prática administração financeira pode ser comparada a uma forma de economia aplicada, se baseando em processos econômicos e os dissipando para análise, embora a mesma tenha foco na tomada de decisão, a contabilidade por si, se objetiva nos tratamentos monetários, relatórios e exposição. Sendo assim o presente artigo tem como objetivo, expandir o conceito da interligação entre administração financeira e a contabilidade, onde se obtém recursos necessários para auxílio dos administradores e gestores dentro uma organização.

  Palavras-chave: Administração. Contabilidade. Processos. Tomada de decisões.

abstract

Directors in its financial branch is deliberately linked the accounts, both work gathered when it comes to measuring, quantifying and expose data for decision-making. Financial administration, is intended to optimize processes in all organizations, covering all areas necessary for the operation of appropriate activities, and some of them of financial character, human resources and logistics to, i.e. back to resource management and increased productivity. Practical financial management can be likened to a form of applied economics, based on economic processes and the dispelling for analysis, though the same has focus on decision-making, accounting for themselves, if treatments monetary objective reports and exhibition. Therefore the present article aims to expand the concept of interconnection between financial management and accounting, which resources to aid the administrators and managers within an organization.

Keywords: Administration. Accounting. Processes. Decision-making.


INTRODUÇÃO

A contabilidade quando realizada de maneira coerente e em conjunto compõem o mundo da administração financeira, ao fornecer dados aos gestores financeiros e números para contabilistas, que aconselham os altos executivos em questões de custo que variam de fabricação dos produtos ou serviços. A contabilidade quando atuada deliberadamente no âmbito financeiro, passa a influenciar as operações internas, informar as partes interessadas e entidades públicas sobre o desempenho e estado da empresa caso seja necessário. O departamento administrativo lida com atividades de gestão que afetam toda a organização já o departamento de contabilidade mantém os registros financeiros da empresa e prepara relatórios que ajudam a empresa a tomar decisões financeiras. Como as decisões gerenciais dependem, em parte das finanças disponíveis, os departamentos devem trabalhar em conjunto. Em uma pequena empresa, a mesma equipe pode lidar com ambas as funções, mas definir os papéis claramente se torna indispensável.


CONTABILIDADE X ADMINISTRAÇÃO

Em princípio quando se fala de administração e contabilidade é importante definir o conceito de cada um, de forma geral, a contabilidade trata por objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio das entidades, já no âmbito da administração a mesma é responsável pela a elaboração do relatório financeiro de fatores que influenciam a tomada de decisão, controle operacional e planejamento gerencial, se concentrando no planejamento e controle de gestão para atingir as metas financeira e administrativas das empresas.
Os relatórios podem ajudar os administradores e gerentes de avaliar as atividades do dia-a-dia da operação. Algumas demonstrações contábeis demonstram a linha do tempo da vida econômica das empresas, podendo ser comparado a um administrador medico onde ele é responsável por analisar os relatórios e verificar a saúde econômica da empresa e tomando assim decisões que possam melhorar sua saúde em virtude do conhecimento do mercado. O administrador no âmbito financeiro tem por função a análise dos demonstrativos financeiros, demonstrativos esses que são estruturados a partir de uma análise criteriosa por profissionais que atuam na contabilidade como ferramenta principal, fornecendo dados de maneira embasada para tomada de decisão do gestor. A administração financeira junto com a contabilidade, podem ser facilmente intercaladas, no entanto, o administrador financeiro tem sua ênfase baseada no fluxo de caixa,  relatando a situação de forma planejada, assim cumprindo suas obrigações e realizando investimentos de forma necessária, o contador por sua vez tem sua atenção  completamente a coleta dos dados financeiros, tendo uma responsabilidade de produzir e tornar público internamente dados que possam ser mensurados em virtude do desempenho  e posição financeira em que a empresa se estabelece. A cada parágrafo mencionado fica cada vez mais evidente a distinção ou até mesmo a ligação entre uma e outra, na administração financeira, os administradores por sua vez, tomam decisões embasadas nas demonstrações que foram concebidas anteriormente, além de produzirem uma quantidade maior de dados de forma que seja suficiente para ser avaliado os retornos assim como também as possibilidades de riscos ou prejuízos. A contabilidade também é responsável por ter cautela e suprir as necessidades derivadas da legalidade e manifestação tributária, a mesma também está submetida a um aglomerado de normas e princípios que possam ser atuadas no âmbito Contábil, de onde não se pode se desvincular ou desvirtuar-se, para que não haja ferimento a determinados regimes, tornando-se confiável e de uso Imprescindível, aliado ao bom senso e análise criteriosa de forma cautelosa e constante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com