TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO ADMINISTRATIVO

Tese: CONTEXTO ADMINISTRATIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Tese  •  1.767 Palavras (8 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 DESENVOLVIMENTO 6

2.1 CONTEXTO ADMINISTRATIVO 6

2.2 CONTEXTO ECONÔMICO 8

2.3 CONTEXTO CONTÁBIL 9

2.4 CONTEXTO MATEMÁTICO 10

3 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido individualmente por se tratar de uma atividade interdisciplinar de dependência. Porém, procurei buscar embasamento e instrumentos necessários e suficientes para elaboração do mesmo.

Trata-se de um trabalho elaborado em uma empresa de panificação onde há vários anos atua no ramo. É uma empresa considerada familiar onde possui em seu quadro de funcionais vários familiares ligados aos seus sócios administradores. A empesa está em uma excelente localização e de fácil acesso. Apesar de seus administradores não possuírem conhecimento pleno na área administrativa, possuem uma vitalidade e disposição de trabalho considerável.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONTEXTO ADMINISTRATIVO

1º - APRESENTAÇÃO DA EMPRESA:

Dados da Empresa: Panificadora Dona Deja

Ramo de Atuação: Panificação.

Quantidade de Funcionários: 19 colaboradores

Histórico da Empresa: A empresa é privada, e foi criada com base na consolidação de projetos antes elaborados e viabilizados através de esforços mútuos entre o casal. O senhor M. F é não tem formação acadêmica, porém já atua na atividade comercial e de produção há muito tempo. A senhora C. F. é formada em administração, com mais de 10 anos de trabalho na administração de empreendimentos da família, desde jovem já desempenhava funções primordiais na empresa do pai Sr. Pedro, o qual no Norte do Estado de Goiás foi um produtor rural e de alimentos e abastecimento da região, além do pioneirismo de transporte de passageiros. A união dessas duas forças, teve o resultado esperado, um estabelecimento do ramo de panificação. É uma empresa de pequeno porte, por escolha dos gestores, pois primam pela qualidade dos produtos e serviços que é a particularidade e diferencial da mesma. A empresa foi aberta motivada pelo desejo empreendedor de fazer um estabelecimento desse ramo de qualidade e com atendimento diferenciado. Através de muita pesquisa de campo e análise de mercado foi escolhido o local, adquirido o terreno elaborando então, com o forte empenho do senhor M. F foi feita uma estrutura com ambientação confortável, muito agradável e com ampla área entretenimento. Começou com apenas 3 colaboradores e os sócios.

Os principais gastos da empresa são com a manutenção e higienização do ambiente, limpeza, pagamento de funcionários do administrativo, água, luz etc.

Organograma da Empresa: A empresa tem seu organograma de forma muito simplificado. Atua na administração geral os seus dois sócios, que se encarregam da área administrativa e financeira, composto da seguinte forma:

Administração: dois sócios;

Financeiro: 1 colaborador

Gerente de compras: 1 colaborador

Gerente de produção: 1 colaborador

Vendedores/Atendentes: 4 colaborador

Operador de Caixa: 1 colaborador

Linha de produção: 8

Entrega: 3 colaboradores

Teoria da Administração Utilizada na Empresa: Teoria das relações humanas, onde a empresa trabalha de forma familiar, pois existem vários familiares no quadro funcional da empresa. Assim, esta possui organização informal, motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo.

2 - PROCESSOS E ATIVIDADES RECOMENDADOS:

Considerando que a empresa possui em seu quadro funcional um número considerável de familiares, é recomendável que esta utilize a reestruture as tarefas de forma que os colaboradores possam exercer as suas funções sem estarem preocupados com os vínculos familiares, assim esta poderá produzir mais e remunerar seus colaboradores sem se preocupar com o “paternalismo” que ostenta.

3 - ABORDAGEM DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO RECOMENDADA:

Revendo a situação que hoje a empresa se encontra, é recomendável que esta utilize a Abordagem Neoclássica da Administração, que está inserida a Teoria Neoclássica da administração e a Administração por objetivos (APO). Dessa forma estas utilizam a Organização Formal, Princípios gerais da Administração e Funções do Administrador.

Uma empresa deve estar sempre atualizada no mercado, pois a concorrência a cada dia além de crescer quer o domínio na sua área, por isso sua área de criação sempre deve estar apresentando algo novo para que cresça e multiplique e em pouco tempo espalhando filiais por todo estado ou todo país até chegar ao exterior.

Nos dias atuais, não podemos pressupor que o amanha será sempre uma extensão do presente. Pelo contrário, devemos administrar visando mudanças, como oportunidades e como ameaças.

A impossibilidade de alcançar os melhores resultados sem o vínculo contínuo do planejamento, da ação e do controle é evidenciada na própria definição de eficiência e eficácia. As diferenças entre eficiência e eficácia podem até parecer sutis, mas, na realidade, são extremamente importantes.

Principalmente nos dias de hoje, não compreendê-las provoca, sem dúvida, grandes danos ao desempenho e aos resultados de um administrador.

2.2 CONTEXTO ECONÔMICO

4 – IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

Setor Econômico: Indústria

Ramo de Negócio: Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria.

5 – PERFIL DOS CLIENTES

O perfil dos clientes é muito diferenciado. O público é generalizado e sua faixa etária é de clientes de 10 anos a 68 anos.

Como é uma empresa de perfil distinto, não se faz associação e/ou diferenciação entre classe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com