TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO BÁSICO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS

Por:   •  1/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Disciplina: Análise de Custos

TURMA 6º Semestre

TEXTO 1 – CONTEXTO BÁSICO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS

1. Conceito

Antes de estudar os mecanismos que são utilizados para se realizar a contabilização dos custos, se faz necessário conhecer alguns conceitos básicos que facilitarão o entendimento da matéria.

Vai-se neste capítulo tentar entender o significado dos principais termos, palavras e expressões técnicas utilizadas na Contabilidade de Custos. É, entretanto, impossível esgotá-los, pois sempre surgirão novos termos no decorrer do estudo, mas eles serão também explicados.

A palavra custo possui um significado muito abrangente; tanto pode ser utilizada para representar o Custo das Mercadorias Vendidas por uma empresa comercial; o Custo dos Serviços Prestados por uma empresa prestadora de serviços ou o Custo de Fabricação de um produto. Pode, ainda, representar o Custo Direto de Fabricação; O Custo Indireto de Fabricação ou o Custo Total de um produto fabricado nas indústrias de fabricação de manufaturas.

Neste sentido é preciso se ter consciência que certamente serão encontrados conceitos distintos de custo. Assim, é preciso se analisar cada um deles, dependendo do enfoque que estiver sendo dado ao processo, ou seja, em cada fase de fabricação de um produto.

Fica claro nestes esclarecimentos que se estudar e melhor compreender custos, é que se estude dentro das organizações onde o mesmo é mais utilizado, ou seja, nas indústrias. Assim, o objeto de estudos será sempre a função produção desse tipo de empresa, ao qual se denominará Custo Industrial.

2. Utilização

A Contabilidade de Custos é uma parte da Ciência Contábil, conhecida como Contabilidade Gerencial. Ela, por si só não é reconhecida pelo Fisco como Contabilidade, uma vez que é utilizada como mecanismo de acumulação de valores destinados, ao final de um processo, a se conhecer o quanto se gastou na fabricação de um determinado produto ou de um serviço.

Para se entender melhor o conceito apresentado, será preciso conhecer o significado das seguintes palavras: gasto, investimentos, custo, despesas e desembolsos.

-Gasto é uma palavra utilizada toda vez que uma empresa pretende obter bens, seja para uso, troca, transformação ou consumo, ou mesmo se for utilizar algum tipo de serviço, neste caso, ela efetua um gasto. Esse gasto pode ser efetuado a vista (quando saí recursos imediatos do caixa) ou a prazo (quando a empresa tem prazo para pagar o gasto).

-Investimentos são gastos que se destinam à obtenção de bens para uso da empresa tais como imóveis, veículos, máquinas, equipamentos, móveis, ferramentas, entre outros tantos que certamente aparecerão ao longo deste estudo. Consideram-se também investimentos os gastos com a obtenção de insumos destinados à fabricação de produtos, a utilização em serviços ou a revenda, dependendo do ramo da organização.

-Custo é o gasto efetuado para obtenção dos insumos (materiais ou serviços) aplicados na fabricação de um produto (bem).

-Despesas compreendem os gastos decorrentes do consumo de bens ou da utilização de serviços das áreas administrativa, comercial ou financeira, que direta ou indiretamente concorrem para a obtenção das Receitas.

-Desembolsos correspondem à entrega de numerários antes, no momento ou depois da ocorrência dos gastos (pagamento).

3. Elementos

São três os elementos básicos de Custo que pode ser industrial (o mais utilizado)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com