TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL: A Contabilidade, Administração E Economia E Suas Respectivas Contribuições Para Evolução Empresarial E Humana

Dissertações: CONTEXTO EMPRESARIAL: A Contabilidade, Administração E Economia E Suas Respectivas Contribuições Para Evolução Empresarial E Humana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  2.850 Palavras (12 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................3

2 A ORGANIZAÇÃO..........................................................................................5

3 A ADMINISTRAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO..............................................5

3.1 Conceito de funções administrativas.............................................................5

4 CONTABILIDADE EMPRESARIAL.................................................................6

4.1 Conceito de Patrimônio................................................................................7

5. FONTES DE RECURSOS DAS ORGANIZAÇÕES.........................................8

5.1 Capital Social..............................................................................................9

5.2 Capital de Terceiros....................................................................................9

6 ECONOMIA APLICADA AS ENTIDADES EMPRESARIAIS............................9

6.1 Análise de Mercado...................................................................................10

6.2 Demanda, Oferta e Equilíbrio de mercado..................................................10

6.3 Estruturas de Mercado..............................................................................11

7.CONTABILIDADE SOCIAL..........................................................................11

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................12

REFERÊNCIAS..............................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

As ciências, de um modo geral, surgem da necessidade de se responder a algumas perguntas, ou de solucionar determinados problemas. Com as Ciências Contábeis e Administração e Econômicas o processo foi o mesmo.

Desde os primórdios da humanidade há a necessidade de controlar os bens e patrimônios. Da mesma forma que hoje, há três mil anos, havia a necessidade de controlar quantas ovelhas existiam num rebanho, de contabilizar quantas sacas de arroz daria a colheita. Sendo assim, com intuito de fomentar o controle do patrimônio com técnicas específicas e seguras, surgiu a contabilidade. Não obstante, a administração também surgiu de uma necessidade empírica, bem como a economia.

Em meados do século XVIII, iniciou-se no Reino Unido a Revolução Industrial. Nesta ocasião, a agricultura foi superada e as máquinas, tão pouco utilizadas anteriormente, passaram a ficar aquém do trabalhador. Conseqüentemente o trabalho feito manualmente, cujo processo era acompanhado desde o colhimento da matéria prima até a obtenção do produto final pelos artesãos que, desta forma, participavam ativamente dos lucros, foi substituído. Desde então, estes passaram a trabalhar para um patrão, abdicando quase que totalmente da Manufatura e aderindo a Maquinofatura. Com a Revolução Industrial a produção passou a ser feita de forma desordenada. Com efeito, foi observada a necessidade de um processo elaborado para disciplinar os fatores de produção. A partir desta análise surgiu a Administração. Fundamentada em um conjunto de normas e funções a administração visa suprir a carência de organização no processo de desenvolvimento industrial.

Da mesma forma que estas outras duas ciências, a Ciência Econômica surgiu da necessidade de administrar os recursos dentro de organizações. O termo economia vem do grego oikosnomos, onde oikos quer dizer casa e nomos costume ou lei, ou também gerir, administrar: daí, regras da casa ou administração doméstica. E consiste na análise da produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Na administração a economia tem sua aplicação através do desenvolvimento da teoria econômica.

Nesta perspectiva este trabalho foi desenvolvido, visando principalmente expor o contexto empresarial. Para isto, serão apresentados os Conceitos básicos de Administração, Contabilidade e Economia. Conseguinte, relacionaremos estas três ciências, apresentando a necessidade existente na parceria e prática destas, para a obtenção do sucesso empresarial. É importante ressaltar que, durante este estudo direcionaremos o foco à administração dentro das organizações para estabelecermos o nexo que esta tem com a contabilidade. Propondo assim que, a união destas duas é fundamental para que uma empresa permaneça bem administrada e assim, competitiva no mercado.

2. A ORGANIZAÇÃO

Caravantes (2006, p. 384-385) define que a organização independe do tamanho. Para ele, a organização é uma articulação ou arrumação deliberada de pessoas, que visa realizar um ou mais propósitos específicos, usando determinada tecnologia. Para Silva (2010, p.1-2) “uma organização pode ser entendida como um conjunto de recursos integrados em um sistema para atingir determinado conjunto de objetivos.” Complementa ainda que “os recursos que uma organização utiliza podem ser dimensionados em dois grandes grupos interdependentes que formam o capital e o trabalho. Será assim por meio do aproveitamento da sinergia dos esforços desses recursos que a organização alcançará os seus resultados”

Sendo assim, podemos concordar que qualquer instituição de pessoas que seja composta de forma ordenada e que detenha algum objetivo é uma organização. Entendemos ainda que uma organização empresarial visa, principalmente, obtenção de lucros empregando seu capital humano e financeiro para isto.

3. A ADMINISTRAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO

Como já apresentamos antes, a necessidade da administração foi vista quando em meados do século XIX a revolução industrial havia chegado a um ponto onde a produção superava a organização. A partir daí profissionais de outras áreas, como Engenharia, começaram a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim, a aplicação de métodos de ciências diversas, para administrar estes empreendimentos, deu origem aos rudimentos da Ciência da Administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com