TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLE DE ESTOQUES

Por:   •  17/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.557 Palavras (7 Páginas)  •  1.145 Visualizações

Página 1 de 7

Controle de Estoques

O controle de estoque é parte vital do composto logístico, pois estes podem absorver de 25 a 40% dos custos totais, representando uma porção considerável do capital da empresa.

Razões Para Manter Estoques

A armazenagem de mercadorias prevendo seu uso futuro exige investimentos por parte da organização.

O ideal seria a perfeita sincronização entre oferta e demanda, de maneira a tornar a manutenção de estoques desnecessária.

Porém, como é impossível conhecer exatamente a demanda futura e como nem sempre os suprimentos estão disponíveis a qualquer momento, deve-se acumular estoque para assegurar a disponibilidade de mercadorias e minimizar os custos totais de produção e distribuição.

Os principais objetivos da manutenção de estoque são: Melhoria do nível de serviço; Incentivo da economia de produção; Permitir economias de escala nas compras e no transporte; Agir como protetores contra aumento de preços; Proteger a empresa de incertezas na demanda e no tempo de ressuprimento; e  Servir como segurança contra contingências.

Melhorar o nível de serviço oferecido: Estoques auxiliam a função de marketing a vender os produtos da empresa. Vantagem para os clientes que precisam de disponibilidade imediata ou tempos de ressuprimento pequenos.  Vantagem competitiva e menores custos de vendas perdidas para firma.

Incentivar economias na produção: Estoques agem como amortecedores entre oferta e demanda, possibilitando uma produção mais constante, que não oscila com as flutuações de vendas. Grandes lotes produzidos geram menores custos unitários de itens semelhantes.

Para manter um estoque oferece inúmeros benefícios, mas a variável custo tem impacto significativo nesse processo.  Para um especialista em logística, existe o desafio de minimizar o investimento em estoques ao mesmo tempo em que balanceia a eficiência da produção e da logística com as necessidades de marketing.

Tipos de Demanda

Uma das maneiras de classificar estoques é segundo a natureza de sua demanda.  A demanda pode ser: Permanente, Sazonal, Irregular, Em declínio, e Derivada.

Permanente - Estoques para demanda permanente são aqueles que requerem ressuprimento contínuo ou periódico.

Sazonal - A principal característica desse tipo de demanda é ela poder ser considerada composta por um único pico pelo controle de estoque.

Irregular - O controle de estoques para produtos com demanda irregular está amarrado com a previsão precisa de vendas, principalmente quando o comportamento errático está combinado com tempos de ressuprimento muito longos ou pouco flexíveis.

Declínio - O declínio da demanda é geralmente gradual e os estoques excedentes podem ser diminuídos pouco a pouco. Para alguns produtos, entretanto, o final ocorre subitamente, mas de modo planejado.

Derivada - Ela serve como base para efetuar a programação final da produção.

Objetivos do Estoque

Objetivos de custo: O objetivo do controle de estoque é uma questão de balancear os custos de manutenção de estoques, de aquisição e de faltas quanto maior a quantidade estocada, maior será os custos de manutenção.

Será necessária menor quantidade de pedidos, com lotes maiores, para manter níveis de inventário.  Lotes maiores implicam menores custos de aquisição e de faltas.  O objetivo é encontrar um plano de suprimento que minimize o custo total.

Objetivos de nível de serviço: Às vezes, a dificuldade em estimar os custos de faltas leva ao estabelecimento de um objetivo ligeiramente diferente para o controle de estoque.  Nesse caso, existe uma política de fixação da necessidade de estoque de determinado produto para ressuprimento.  Aumentar a disponibilidade por causa de pressões da área de marketing ou por julgamento apressado tem efeito dramático no capital investido em inventário.

Previsões das incertezas

Controle de estoque é uma atividade com vários riscos envolvidos, pois o nível de estoque a ser mantido depende de outros fatores, como a previsão de vendas a previsão de demandas.

Uma decisão é tomada com base nas informações disponíveis. Muitas das decisões da gestão de materiais de uma empresa são tomadas com o auxílio de sistemas de informação. Este último executa o planejamento detalhado da produção, que faz a liberação de ordens de produção e compra dos componentes dos produtos de acordo com a demanda prevista e os estoques disponíveis. O atendimento dos prazos de entrega e os custos de produção das empresas dependem em parte do bom resultado deste planejamento. As principais informações utilizadas nas decisões desta etapa do planejamento são relacionadas às seguintes variáveis: demanda, níveis de estoques e tempos de reposição. Caso estas variáveis sejam incertas, o resultado do planejamento pode apresentar erros.

Previsão de demandas

Prever a quantidade de produtos não é uma tarefa fácil, nunca sabemos a quantidade que um consumidor irá comprar, por isso o melhor método a ser utilizado é conversar com quem esta ligado diretamente com as vendas.

Por esse motivo, também é bom usar métodos de computadores para acompanhar as vendas diárias, serie de técnicas para previsão de curto prazo estão sempre disponível são elas:

Media móvel

Media com suavização exponencial

Regressão múltipla

Series temporais e analise espectral

Contratar o nível de estoque tem seus riscos associados. Nunca se tem certeza da quantidade a ser solicitada pelos clientes e da quantidade a ser enviada para armazenagem. Para complicar ainda mais a situação, não é possível prever com exatidão quando chegarão os suprimentos para iniciar a produção e abastecer os estoques. Uma das primeiras questões consideradas no controle de estoques é a previsão de vendas futuras, da demanda. Bem como a estimativa do tempo de ressuprimento (lead time), desde a colocação do pedido no fornecedor, sua produção até a chegada do material em nossas instalações.

Previsão de demanda – Prever o produto e qual a quantidade que os clientes deverão comprar é assunto crítico para todo planejamento empresarial. Dessa forma, grande esforço deve ser dedicado ao desenvolvimento deste tópico.

Pesquisas de intenção realizadas por telefone, correio ou contatos pessoais podem ser utilizadas e traduzidas em informações de previsão de vendas. Embora essa metodologia pareça ideal, quando se obtém informação diretamente dos clientes, ela apresenta algumas limitações. O produto analisado pode ter muito compradores pulverizados e assim necessitaria de uma amostragem maior, o que encareceria ao custo da pesquisa. Além disso, nem sempre os clientes estão dispostos a cooperar e a exatidão da informação fornecida pode ser questionável, porque não estão comprometidos a adquiri o que falam em uma pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com