TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRONOLOGIA DA BÍBLIA PANORAMA BÍBLICO CRIAÇÃO ADÃO

Por:   •  12/2/2017  •  Monografia  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 7

CRONOLOGIA DA BÍBLIA

PANORAMA BÍBLICO

CRIAÇÃO ADÃO

4000AC

Conforme esta descrito no primeiro livro da bíblia, Genesis. Por volta de 4000 AC Deus criou em seis dias e seis noites o céu e a terra e tudo em que neles há, no sétimo dia ele descansou, no sexto dia Deus criou Adão e depois Eva, depois os deu somente uma ordem, que eles podiam comer de toda arvore do jardim mas da arvore do conhecimento do bem e do mal não comesse, pois certamente morreriam no mesmo dia. A serpente também conhecida como satanás tentou Eva e essa comeu o fruto e o ofereceu a Adão. Por causa da desobediência do homem e da mulher o pecado e a morte entraram no universo, nesse momento o relacionamento perfeito que existia entre Deus e o homem foi cortado. O homem no lugar de buscar a Deus como antes, passou a se esconder dele, Deus antes de se declarar punições para essa desobediência fez essa promessa para a serpente.  (Gênesis 3:15) o homem cresceu em poder e maldade ao ponto em que Deus resolveu o destruir, para garantir a sobrevivência do homem e para ele cumprir a promessa de Punição que avia feito para a serpente ele levantou um homem chamado Noé.

NOÉ

É o fez construir uma arca no meio da terra firme, Deus então mandou Noé coletar os animais e o colocar na arca, depois de Deus, fechar a porta da arca ele mandou um dilúvio global que inundou e cobriu todo planeta, apenas Noé e sua família sobreviveram. Deus então fez uma aliança, um contrato com Noé, onde prometeu nunca mais destruir a terra por dilúvio global. (Genesis 9:11-15) A família de Noé começou a crescer e a povoar a terra novamente e os homens começaram a se tornar poderosos e a construir a torre de babel par alcançar o céus. Para diminuir esse poder Deus confundiu fazendo os falar línguas diferentes.

ABRAÃO, ISAQUE E JACO

2100AC

Por volta de 2100 AC podemos ver o inicio da era dos patriarcas. Deus tirou Abraão da sua terra e lhe prometeu fazer uma grande nação dele, e que através dessa nação iria abençoar a toda a terra, não essa promessa seria difícil de cumprir para um homem novo imagine para um homem velho com uma mulher de aproximadamente 90 anos e esterio, que não podia ter filhos. (Genesis 17:4-7) Deus então deu Isaque para Abraão e para Isaque deu Jacó também chamado Israel. Jacó teve os 12 filhos em que a nação que Deus prometeu para Abraão seria construída. José um dos filhos de Jacó foi vendido pelos seus irmãos como escravo e foi levado ao Egito, onde pela providencia de Deus não somente ele se tornou o segundo homem mais poderoso do Egito a nação mais poderosa da época, mas também salvou Jacó e seus filhos de uma grande seca que assolou a região. O povo de Jacó cresceu e se multiplicou no Egito, e depois de algumas gerações foi escravizado assim terminados o livro de Genesis  e começamos o livro de Êxodo.

Moisés

1500AC

Deus então ergueu Moisés para resgatar  o seu povo e o levar para a Terra prometida. No caminho Deus lhe Deus os 10 mandamentos, e os procedimentos em que o povo deveria seguir para se relacionar com Deus. (Êxodo 19: 3-6) Vale salientar que essa aliança tinha promessas da parte de Deus, mas tinha também obrigações para Israel. Esses procedimentos e cerimônias era uma previa que nos ajudaria a entender o pagamento e o sacrifício que Jesus viria a fazer. Este era apenas uma sombra do que estaria por vir. Nosso Deus estava clarificando a separação que o pecado de Adão nos deixou dele. Quando Moisés saiu para receber a Lei de Deus, o povo começou a ficar impaciente ao ponte de fazer um bezerro de Ouro par que eles pudessem adorar. Por causa da sua desobediência e falta de fé Deus os deixou vagando no deserto por 40 anos ate que essa primeira geração desobediente morresse. Em Deuteronômio Moisés reconta para segunda geração como Deus os tirou da escravidão no Egito e eles acreditaram em tudo que Deus fez, então eles finalmente foram permitidos entrar na terra prometida, mas Moisés por causa da seu desobediência Deus não o deixou entrar mas o deixou contemplá-la do topo do monte do outro lado do rio Jordão antes de calmamente morrer. Aqui terminamos o livro de Deuteronômio e a parte que chamamos de Pentateuco os primeiros cinco livros da Bíblia.

Josué

O seu assistente Josué foi quem iniciou a conquista da terra prometida começando com a famosa batalha de Jerico, aqui começamos o livro de Josué e a sessão da Bíblia conhecida como "Livros Históricos".

Juízes

Depois deste vem o período dos Juízes, escrito no Livro chamado Juízes, onde o povo entrou em um ciclo em que eles desobedeciam a Deus e adorava a outros ídolos, um povo vizinho os conquistavam eles se arrependiam e Deus enviava um Juiz para os resgatar. Esse ciclo aconteceu várias vezes e se tornavam cada vez pior. Alguns Juízes foram: Débora, Gideão, Sansão entre outros, sendo o último Samuel. Vale salientar que o termo Juiz usado nesse livro da Bíblia tem um significado diferente dos nossos juízes de hoje. Para Israel esses Juízes davam guia direção e governo, julgavam e condenavam as nações vizinhas que tinha conquistado Israel , então para Israel eles eram Juízes mandados por Deus para resgatar e governar Israel e punir seus opressores. Nessa época Israel era um povo governado por Deus e por sua Lei, a nação era uma teocracia ou seja governado por Deus, eles então pediram a Deus para serem como as outras nações e receberem um Rei, Deus assim o fez.

REINADO

1000AC

Começou assim o período do reinado de Israel onde temos o Rei Saul, Davi e Salomão. Para Davi o Senhor prometeu. (2 Samuel 7:12-13) Por causa da desobediência de Salomão Deus permitiu que o povo se rebelasse contra seu filho e então o reino foi dividido entre o Norte e o Sul.

REINO DIVIDIDO

O norte se chamou Israel e o sul Judá, nessa época se inicia o período dos livros dos profetas. Judá teve reis bons e reis maus, mas Israel somente reis maus.

ISRAEL CONQUISTADA

E em 722 AC foi conquistado pela Síria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com