TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA GESTÃO PUBLICA

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.313 Palavras (10 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE

DE ECONOMIA ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE – FEAC

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA GESTÃO PUBLICA

PROF. RODRIGO GAMEIRO

[pic 2]

Carine Gotacki

Jessica Bonfim

Marta Cavalcante

Victor

Ranilson Pinto

Maceio-AL

Junho/2011

[pic 3]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE

DE ECONOMIA ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE – FEAC

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA GESTÃO PUBLICA

PROF. RODRIGO GAMEIRO

[pic 4]

[pic 5]

Carine Gotacki

Jessica Bonfim

Marta Cavalcante

Victor

Ranilson Pinto

Maceio - AL

Junho/2011

INTRODUÇÃO

A saúde pública no país foi e ainda é um dos principais problemas enfrentados pelos governos tanto na esfera federal quanto estadual e municipal. Diante disso o Ministério da Educação criou o PET-Saúde, que visa a disseminação e o fortalecimento do atendimento da população junto ao SUS – Sistema Único de Saúde. Esse projeto é explicado no corpo desse trabalho, mostrando a descrição do projeto, objetivos gerais e específicos, facilidades e dificuldades encontradas. Vale observar que por ser um programa onde há muitos envolvidos, tivemos muita dificuldade em criar um fluxograma para demonstração.

                

METODOLOGIA

        Para a construção deste trabalho, usamos pesquisas em sites, uma vez que o acesso a dados relevantes encontram-se em arquivos disponíveis apenas em alguns portais eletrônicos. Também, foi realizado visita a uma reunião de avaliação do programa, realizada em maio de 2011, e entrevista à alguns atores envolvidos, como preceptores e alunos.

SOBRE O PET-SAÚDE

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde é regulamentado pela Portaria Interministerial nº 421, de 03 de março de 2010, inspirado no Programa de Educação Tutorial - PET, do Ministério da Educação.

Como uma das ações intersetoriais direcionadas para o fortalecimento da atenção básica e da vigilância em saúde, de acordo com os princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde - SUS, o Programa tem como pressuposto a educação pelo trabalho e disponibiliza bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da saúde, sendo uma das estratégias do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o PRÓ-SAÚDE, em implementação no país desde 2005.

O PET-Saúde tem como fio condutor a integração ensino-serviço-comunidade, e é uma parceria entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES, Secretaria de Atenção à Saúde – SAS e Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS, do Ministério da Saúde e a Secretaria de Educação Superior – SESU, do Ministério da Educação.

Cada grupo PET-Saúde/Saúde da família é formado por 1 (um) tutor acadêmico, 30 estudantes - sendo 12 estudantes monitores, que efetivamente recebem bolsas - e 6 (seis) preceptores. No PET-Saúde/Vigilância em Saúde cada grupo é formado por 1 (um) tutor acadêmico, 8 (oito) estudantes monitores e 2 (dois) preceptores.

PET-SAÚDE NA UFAL

Os Projetos PRÓ-SAÚDE e PET-SAÚDE da UFAL buscam desenvolver os Projetos Pedagógicos dos Cursos da área de saúde da UFAL na perspectiva da formação do perfil do profissional, fortalecendo a Atenção Básica através de Estratégia Saúde da Família.

A proposta do PET-Saúde é contribuir para a implementação dos Programas Pedagógicos dos Cursos de medicina, enfermagem, farmácia, psicologia e odontologia e na formação desses profissionais, aprimorando a relação ensino-serviço e a integração teórico-prática, tendo como referências principais, a realidade de saúde do país e a política de saúde com a qual o Brasil responde a esta realidade.

DESCRIÇÃO DO PROJETO

Apesar dos avanços ocorridos nos sistemas municipais, com as mudanças nas políticas de saúde e maior autonomia dos gestores locais, a oferta de serviços não passou por grandes investimentos para ampliar o acesso a todos os níveis de Atenção. O processo de implantação do SUS e a massificação do movimento pela descentralização no Estado atingem hoje 100% dos municípios alagoanos.

Vários problemas no processo de construção do SUS no Estado de Alagoas são referidos pelos gestores, que fragilizam a Organização dos Serviços dos Sistemas Municipais e a Secretaria Estadual de Saúde (SESAU), para prestar cooperação técnica, promover uma cobertura de ações assistenciais para diagnose e terapias especializadas, assim como desenvolver mecanismos de controle e compensação de referências intermunicipais. Como resultados positivos, registram‐se o fortalecimento político das gestões das SMS´s, mudança progressiva do Modelo Assistencial – implantação do Programa Saúde da Família e Programa de Agentes Comunitários de Saúde. O Programa Saúde da Família disponibilizava em 2005, 884 equipes nos 102 municípios cobrindo 80% da população. Existem também 213 equipes de saúde bucal integradas as Estratégias Saúde da Família (ESF) e 5063 agentes comunitários.

Sendo assim, é prioridade da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) a busca da melhoria da qualidade do ensino, a expansão e a inserção social, por meio do fortalecimento institucional, enquanto instituição Pública, gratuita e inovadora. Diante do quadro de mudanças, das novas dinâmicas globais e dos avanços científicos, considerando o seu compromisso com a sociedade que lhe dá suporte. Tornou‐se particularmente prioritário o seu processo de expansão para o interior, enquanto importante instrumento de desenvolvimento estadual e regional - a ampliação do acesso dos estudantes alagoanos a universidade pública, inclusive com cursos na modalidade a distância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (211.9 Kb)   docx (802.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com