TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Por:   •  18/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TATUÍ

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Alex Aparecido Bregantin

Abel Gabriel Filho

Fernando H. Cortez Pereira

José Henrique da Silva Almeida

Marcos Aurélio Rodrigues

Rafael Duarte Torres

MRP II

Manufacturing Resource Planning

(Planejamento de Recursos de Produção)

Tatuí/SP

2º Semestre/2016

MRP II

Alex Aparecido Bregantin, Abel Gabriel Filho, Fernando H. Cortez Pereira, José Henrique da Silva Almeida, Marcos Aurélio Rodrigues, Rafael Duarte Torres

Curso de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação – Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) – Campus de Tatuí

18270-600 – Tatuí – SP – Brasil

Abstract. The methods discussed here MRP II (Production Resource Planning) is a needs calculation system where it is used to control the quantities and times that are required to use the production resources. With this, it favors the costs, quality and time of execution of each activity within the productive system.

Resumo. Os métodos aqui abordados MRP II (Planejamento de Recursos de Produção) é um sistema de cálculo de necessidades onde é utilizado para controlar as quantidades e os momentos que são necessários utilizar os recursos de produção. Com isso ele favorece os custos, qualidade e o tempo de execução de cada atividade dentro do sistema produtivo.

1. Introdução

A Modelagem de processo vem permitindo que as empresas calculem e façam previsões da quantidade, e quais materiais utilizarão para a fabricação de determinados produtos, agilizando assim cada componente no momento certo que será utilizado. O MRP é um sistema que evita a estocagem de materiais desnecessários dentro da empresa.

Para que o MRP seja utilizado pelas empresas, basta que o sistema seja alimentado com dados a serem utilizados como: pedidos de clientes, materiais a serem utilizados, previsão estimada de vendas, entre outros. Dados estes que podem ser atualizados a qualquer momento. A partir dai o MRP passa a atuar nos cálculos complexos que levariam horas ou dias para serem concluídos, definindo a estimativa de recursos e tempo que a empresa necessitará para atender a demanda de pedidos aos seus clientes.

Assim a empresa passara a atuar de um modo mais efetivo, melhorando totalmente seu processo produtivo, pois atualmente é de extrema necessidade que as empresas se adaptem à flexibilidade do mercado consumidor que está muito mais exigente quanto a qualidade dos produtos, agilidade no processo produtivo e entrega, atendendo prontamente aos seus clientes.

2. O que é MRP

MRP (Material Requirements Planing), ou MRP I, planejamento das necessidades de materiais, permite que as empresas calculem o quanto de material são necessários e em que momento serão utilizados, trabalhando em cima de uma expectativa de pedidos que a empresa acha que irá receber. É um sistema que ajuda as empresas a calcular volume e tempo necessários, para garantir que tenham os materiais necessários disponíveis para a produção, em função de uma demanda traçada pela empresa.

O MRP trabalha a partir de um programa mestre, Master Production Schedule (MPS), que o objetivo e calcular os volumes de produção e estoque em cima de uma demanda pré-estipulada pela empresa, fazendo assim o cálculo de necessidades liquidas em cima do planejamento de produção.

Existem dois tipos de demanda dentro do conceito MRP, a demanda independente e a demanda dependente.

2.1 Demanda Independente

É entendida por demanda independente aquilo que é gerado de fora das decisões da empresa, tais como a demanda por produtos acabados utilizados para ser externo à empresa, no sentido de que as decisões dos clientes não são controláveis pela empresa tais como condições mercadológicas, econômicas, locais e globais (embora possam ser influenciados).

2.2 Demanda Dependente

É aquela gerada a partir de decisões tomadas pela própria empresa, por exemplo, mesmo se uma demanda de 100 carros para o próximo mês (demanda independente) é o gerenciamento de previsão pode determinar a fabricar 120 neste mês, para o que foram especificados 120 carburadores, 120 folhetos, 600 rodas, etc... A demanda de carburadores, volantes, rodas é uma demanda dependente da decisão tomada pela própria empresa para fabricar 120 carros.

Esta distinção é importante, porque o método utilizado na gestão de existências de um produto irá variar completamente como ele deve ser sujeita a demanda dependente ou independente. Quando a demanda é métodos estatísticos independentes de previsão desta demanda, geralmente com base em modelos que assumem uma demanda contínua aplicar, mas quando a demanda é dependente de um sistema MRP gerado por uma demanda discreta é usada. Aplicando as técnicas clássicas de controle de estoque de produtos com demanda dependente (como para antes do MRP) gera alguns inconvenientes.

O MRP conta com alguns Módulos de procedimento para a construção das informações de entrada.

O plano mestre de produção, que contém os valores e as datas devem ser produtos de plantas disponíveis, que são sujeitos a procura externa (partes principalmente atrasados e possivelmente peças produtos).

status do inventário, que inclui as quantidades de cada uma das referências da planta que estão disponíveis ou a ser fabricado. Neste último caso, você tem que saber a data da sua recepção.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com