TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURVA ABC (O QUE É E COMO SE APLICA NA EMPRESA CARREFOUR COMO NÍVEL DE SUPRIMENTOS)

Por:   •  16/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 2

CURVA ABC ( O QUE É E COMO SE APLICA NA EMPRESA CARREFOUR COMO NIVEL DE SUPRIMENTOS)

        Analise de Pareto muito conhecida também como Curva ABC, foi desenvolvido por um consultor da area de qualidade chamada Joseph Moses, ele identificou que grande parte dos problemas são causados por cerca de 20% dos fatores.

        A origem do nome “Pareto” vem em uma homenagem para o economista italiano Vilfredo Pareto, onde em seu estudo concluiu que a riqueza da Italia estava na mão da população, e grande parte do entendimento da curva do ABC deve se aanalise de Pareto.

        A Curva ABC utiliza uma metodologia onde são classificadas em 3 diferentes classes (A,B,C), onde a Classe A é a de maiorimportancia, incluindo valor/quantidade, comrrespondendo a 20% do total, a Classe B considerada de importancia mediana onde valor/quatidade são intermediarios correspondendo assim 30%¨do total, já a classe C é a de menor importancia onde valor/quantidade correspondem a 50% do total. Vale ressaltar que estas descrições não devem ser consideradas como uma regra matemática exata e fixa; os mesmos podem variar de organização para organização nos percentuais, por isso antes de realizar a analise é preciso muita atenção.

        De uma menira mais simplificada este metodo é utilizado para separar os itens de maior impacto ou importancia.

Veja no anexo 1.0 um gráfico demonstrando a curva abc

Onde ése utiliza a curva Abc dentro da organização Carrefuor

A curva ABC dentro da empresa que estamos estudando (Carrefuor), é utilizada para o gerenciamento de estoque afim de obter melhorias na organização dos suprimentos, onde conseguimos obter um controle mais apurados, onde a curva auxilia na classificação dos itens de acordo com sua importancia relativa, buscando não comprometer o nivel de qualidade com relação  ao atendimento para o cliente.

Esta feramenta tambem pode ser utilizada para a analise de clientes,  ou ainda que tipo de cliente a organização deve focar, isto ordena clientes em ordem decrescente da sua contribuição para a empresa, onde pode se determinar grandes dependencias ou riscos.

Anexo 1.0

[pic 1]

 Fonte: https://qualidadeonline.wordpress.com/2010/12/17/curva-abc-para-o-controle-de-estoque-ou-de-materiais/

REFERENCIAS

https://qualidadeonline.wordpress.com/2010/12/17/curva-abc-para-o-controle-de-estoque-ou-de-materiais/ , Acesso em 06 de setembro de 2016, ás 16:32

http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-e-como-funciona-a-curva-abc-analise-de-pareto-regra-80-20/ , Acesso em 06 de setembro de 2016, ás 15:00 hrs

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com