TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cargos e Salários

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.046 Palavras (13 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Toda a pessoa deve viver em equilíbrio entre estímulo e necessidade, o que define o processo da motivação. Motivação é uma força interna que impulsiona a pessoa a agir dessa ou daquela forma. Ela direciona e justifica as metas pessoais de cada indivíduo.

Quando o equilíbrio é quebrado por uma necessidade muito intensa, uma descarga de emoções atinge a pessoa, levando-a a adotar esta ou aquela atitude, que poderá trazer-lhe satisfação ou insatisfação.

Se necessidade é saciada, o comportamento torna-se dócil, ameno, voltando a ter equilíbrio novamente, ficando de acordo com o ambiente ou grupo. Se a necessidade não for satisfeita, a pessoa apresenta alto grau de agressividade, baixo estima, decepção e insônia.

Analisando-se a questão a luz das Teorias das Relações Humanas, pode-se dizer que o salário é um incentivo para as pessoas, porque através dele as necessidades básicas serão saciadas. É um incentivo porque garante a sobrevivência, a auto - realização, a satisfação das necessidades sociais, fisiológicas e de segurança, além de propiciar uma elevação da autoestima.

O salário representa, além da função de sobrevivência, o pano de fundo para satisfazer uma necessidade social, pois no mundo moderno e materialista precisa-se possuir dinheiro para poder transformar o seu status quo.

Sob esta ótica, percebe-se que o dinheiro deixa de ser uma finalidade em si mesmo e passa a desempenhar o papel de um recurso, um meio, porque é através dele, do que ele pode oportunizar que a pessoa alcança a sua satisfação pessoal. Justifica-se então, a necessidade da empresa em ter um Plano de Cargos e Salários.

É natural as pessoas vincularem a remuneração com o desempenho. Isso acaba fazendo com que o salário seja relacionado com o cargo que a pessoa ocupa dentro da empresa, com a função que ela exerce, portanto sinônimo de seu desempenho. Quanto maior for o desempenho, maior será a remuneração.

Quando isso ocorre, o salário é o motivo principal para que a pessoa desenvolva sua atividade de forma prazerosa e satisfatória, pois entende que o retorno financeiro irá

corresponder a saciedade de todas as suas necessidades físicas, sociais, de segurança, etc.

Sabe-se, porém que o salário não é o único motivo para que a pessoa desempenhe bem a sua função. Se analisar-se friamente a relação produção-remuneração, pode-se afirmar que o salário sozinho não representa a satisfação do indivíduo com o emprego. O que o satisfaz são os benefícios agregados ao salário e que lhe garantem a própria sobrevivência e da sua família.

É importante que as empresas possuam um plano de salários, onde o salário represente a equiparação dos desejos da empresa e dos funcionários, sendo a representação dos desejos organizacionais e pessoais dos envolvidos.

Para que isso realmente aconteça é necessário que tanto os empregados quanto os empregadores conheçam o plano de carreira que a empresa oferece, os benefícios agregados ao salário, as vantagens e as necessidades e se estão de acordo com as suas perspectivas pessoais, pois só assim se terá uma empresa produtiva com funcionários produtivos e felizes.

A empresa MASEN S.A., será o foco desse PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS. A empresa Masen, está localizada na cidade de Ponta Porã, no estado do Mato Grosso do Sul. É uma empresa de pequeno porte e está atuando no mercado mato-grossense há 03 (três) anos, na área de cosméticos e higiene pessoal. Conta atualmente com 10 (dez) funcionários, colaboradores.

A empresa destaca como Missão: “Fabricar e distribuir produtos com excelência e qualidade, visando o bem estar e satisfação do cliente, além de priorizar o total equilíbrio com a natureza, ser a empresa que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto-realização do público da região mato-grossense”.

Os Valores destacados pela empresa são:

• Oferecer produtos inovadores e de qualidade;

• Utilizar da tecnologia para desenvolvimento do produto mantendo a harmonia com a natureza;

• Valorizar o potencial do funcionário buscando o enriquecimento do conhecimento a fim de melhorar a qualidade das relações;

• Transparência nos processos em busca da qualidade, reconhecimento dos erros, compartilhando experiências em busca de soluções.

Destaca-se como produtos comercializados pela empresa: maquiagens, produtos de

banho, perfumes, cremes,hidratantes e limpeza facial.

A Masen desenvolve suas atividades direcionadas ao público em geral, destacando como público alvo todos os que se preocupam com a beleza física e buscam os recursos dos cosméticos para atingirem o seu bem estar.

1. ORGANOGRAMA ATUAL

Segundo análise, o organograma atual, não deverá sofrer muitas alterações que não seja na nomenclatura, pois o organograma da empresa não é detalhado, apenas demonstra a organização dos setores, de forma vertical.

2. DESCRIÇÃO DE CARGO

Titulo do Cargo: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS - Limpeza

Unidade: Loja Central

Descrição sumária:

Executar a limpeza e conservação em geral conforme rotina de trabalho definidas previamente.

Descrição detalhada:

• Executar trabalhos de limpeza e conservação em geral nas dependências internas e externas do local, de acordo com a rotina previamente definida.

• Conservar os utensílios, móveis e equipamentos em geral, efetuando a limpeza dos mesmos.

• Executar atividades como copeira.

• Separar os materiais recicláveis para descarte (vidraria, papéis, etc.)

• Reabastecer os banheiros com papel higiênico, toalhas e sabonetes.

• Sugerir compras de materiais pertinentes de sua área de atuação.

• Executar atividades como apoio operacional, quando solicitado.

• Desempenhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (120.4 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com