TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Danone

Por:   •  15/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  1.966 Visualizações

Página 1 de 6

2.1 – Clima Organizacional

Clima organizacional é a qualidade do ambiente que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia o seu comportamento. É aquela “atmosfera psicológica” que todos nós percebemos quando entramos num determinado ambiente e que nos faz sentir mais ou menos à vontade para ali permanecer, interagir e realizar. A forma como os colaboradores da empresa percebem o seu ambiente de trabalho.

2.2 – Cultura Organizacional

A cultura organizacional tem grande influência no andamento das empresas no mercado, pois tanto afeta no seu interior e na sua formação, como no relacionamento com os demais, afetando as vendas e compras. Porque todos os costumes e tradições que as empresas possuem alteram o seu andamento podendo ser pontos positivos ou negativos, ou se modificando com o tempo. A cultura organizacional envolve artefatos (padrões de comportamento), valores compartilhados (crenças) e pressupostos (valores, verdades). Também pode conter componentes visíveis, que são sempre orientados pelos aspectos organizacionais, ou componentes ocultos, que são sempre orientados pela emoção e situações afetivas.

03 – Caso Danone

JEITO DANONE DE SER

“Impulsionador do crescimento da Companhia, com benefícios a todos: funcionários, fornecedores e clientes.”

Quando a Danone se propôs a dobrar de tamanho – meta fixada em 2005 -, sabia que era um desafio agressivo. A Empresa apresentava resultados negativos no Brasil havia alguns anos. Presa a uma guerra de preços, via-se atacada por concorrentes nacionais, como a Nestlé e a Parmalat, e por concorrentes regionais como a Vigor, em São Paulo, e a Itambé em Minas Gerais. Diante da concorrência acirrada, a Danone não conseguia manter sua margem de lucros ou partir para novos investimentos. A empresa disputava ponto a ponto sua participação no mercado de iogurtes com a Nestlé e representava 1,4% do faturamento do Grupo Danone no mundo.

04 – Questões

4.1 - Identifique pelo menos 4 características da cultura organizacional da Danone.

A Danone adquiriu em seu programa o DNA DANONE como um desafio de melhora visto que seus resultados em comparação com os seus concorrentes diretos, estariam declinando suas pontuações de lucro no mercado nacional.

As características identificadas na cultura organizacional são:

LIDERANÇA – fazer acontecer, nunca se contentando a atingir menos que a meta.

INOVAÇÃO – pensar em trazer algo novo que acarrete ainda mais resultados

AMBIÇÃO – ir além do determinado. Vontade de ir além do limite descobrindo que não há limites.

EXCELENCIA NA EXECUÇÃO – desenvolver a tarefa bem feira do início ao fim e repetidamente.

4.2 - Quais ações são tomadas pela Danone em prol do clima organizacional?

Uma vez estipulado o DNA Danone, o desafio da Empresa passou a ser levar seus genes para a rotina das áreas. Cada meta de cada área está ligada a algum gene do DNA. Assim, a aplicação dessas características se firmou de uma maneira muito sólida no cotidiano de todos os colaboradores. A área comercial personificou os conceitos do DNA em forma da figura do Puma – animal que caça e não é caçado, sendo então o espírito da empreitada. A área de vendas que compõe um quadro de colaboradores da empresa utilizou para criar uma identidade para a equipe, equiparando com os valores da empresa. A área de Supply Chain criou o Programa Convergência, que incentiva a ação da mais alta qualidade sempre entregado o que foi prometido aos clientes. Finalizando com a operação Mandala que expressa o objetivo da área: “Operação eficiente e sucesso no cliente”.

4.3 - Qual influência da cultura praticada pela Danone no clima organizacional da mesma?

A influência da cultura praticada pela Danone no clima organizacional pode visualizar de forma concreta: uma pessoa que alcança 100% da produtividade prima em liderança que significa cumprir 100% da meta. Baseado no DNA Danone e uma estratégia de mudança da política de preços, no investimento maciço em publicidade para os produtos de maior valor agregado com foco em nutrição e saúde e num amplo processo de reestruturação da empresa, em 2005 a Danone retomou o lucro crescendo 2,0% sobre o faturamento do ano anterior. De lá pra cá, os números só apresentaram crescimento. A Danone fechou o ano de 2006 com um crescimento de 26 %, e, segundo dados Nielsen, em 2007 a empresa tinha uma participação no mercado de 32,6%, contra 21,3% da Nestlé e 8,5% da Batavo, seus principais concorrentes. A empresa possui um plano agressivo de crescimento para o Brasil nos próximos anos, a fim de consolidar sua liderança de mercado no País e sua posição no Grupo Danone.

4.4 - Como a Danone transmite sua cultura aos colaboradores?

Mensalmente acontece a reunião de CONVERGÊNCIA, em que se define o foco a ser trabalhado, com base na Mandala. É ministrada também uma oficina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com