TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caçadores de Obras Primas

Por:   •  11/4/2016  •  Resenha  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  7.111 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade sobre o filme: Caçadores de Obras-primas.

         O filme acontece durante a segunda guerra mundial, onde um grupo de soldados americanos especialista em arte é enviado à Europa com a missão de resgatar e proteger dos nazistas obras que foram roubadas, tendo como objetivo devolve-las aos locais em que foram retiradas. Tais roubos eram ordenados por Hitler, que tinha como objetivo armazenar o maior acervo de obras primas em um museu que seria construído em sua homenagem.

         Durante o filme, os soldados que ficaram responsáveis pela busca das obras primas, foram extremamente dedicados na tentativa de resgatá-las. Tal empenho se devia por considerarem o acervo que estava sendo acumulado como algo de grande importância para o patrimônio cultural, pois um país é lembrado pelo o que era cultuado, e cultura fornece conhecimento sobre cada povo. É como se as obras de arte fossem feitas para durar uma eternidade, transmitindo a cultura e a história presente entre as várias gerações.

        Na época em que o filme se passa, 1945, o apreço às obras de arte tinha caráter de cultura de elite, visto que as classes baixas não tinham contato direto à essas obras. Esse acervo que estava sendo conquistado por Hitler, que já chegava a 5 milhões de obras, tem um valor de mercado muito elevado devido à sua raridade, valor histórico ou pelo fato de ter sido criada por um artista renomado, como é o caso do quadro Mona Lisa, de Leonardo da vinci e Madonna de Michelangelo (obra mais citada durante o filme). Hitler tinha por objetivo de além de ter em seu museu obras com grande valor de mercado, agregar também um alto valor de culto, para que a beleza e o bom gosto o tornassem visitado pelas pessoas mais bem sucedidas e influentes de todo o mundo.  Exatamente o que propunha a indústria cultural, na qual separa os bens culturais pelo seu suposto valor de mercado, onde há obras caras e raras, que são destinadas aos privilegiados que podem pagar por elas, formando uma elite cultural; e há obras baratas e comuns, destinadas à massa.

O filme termina com os objetivos alcançados: as peças são recuperadas e devolvidas aos legítimos donos, incluindo o Retábulo de Ghent, que foi entregue na Bélgica e exposto em Bruxelas e, por fim, devolvido à capela de Saint Bavo e a Madona e o Menino de Bruges. Ambos foram encontrados na mina de Altaussee com mais três mil peças.

Tal obra cinematográfica nos mostra a importância da cultura e das obras de arte para a história da humanidade, mesmo em meio à uma grande guerra.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com