TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro Automotivo Amaral LTDA.

Projeto de pesquisa: Centro Automotivo Amaral LTDA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.696 Palavras (19 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 19

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso Superior de Tecnólogo Marketing

Empreendedorismo

Profa. Ma. Renata M. G. Dalpiaz

Tutor a distancia – Amado Leite

Lincoln Amaral – RA 8976200475

São José do Rio Preto – SP

09/06/2014

Introdução

Dependendo das circunstâncias enfrentadas, portanto, o meio em que uma pessoa vive pode favorecer ou inibir seus talentos empreendedores.

Albert Einstein é considerado um dos homens mais inteligentes que pisaram a face da Terra, um cientista brilhante, um orgulho para a raça humana. Porém, nem sempre foi considerado assim.

Na escola, quando criança, Einstein foi um verdadeiro fracasso. Sentia grande dificuldade em matérias como história e geografia e um dos seus professores, inclusive, chegaram mesmo a prever um futuro sombrio para ele: "- É um debilóide! Não vai chegar a lugar algum!.”

A mesma coisa aconteceu com outro gênio da humanidade: Thomas Edison, o homem que inventou a lâmpada elétrica. Aos oito anos, Edison foi matriculado na escola do reverendo Engle, em Detroit, que não precisou de muito tempo para conceituá-lo como um "retardado", um "estúpido". Por causa da sua dificuldade em aprender, Edison foi praticamente expulso e nunca mais frequentou escola alguma.

Os casos de Einstein e Edison, contudo, não foram únicos na história. Gandhi também foi um aluno medíocre. Sofreu muito com a tabuada e costumava voltar para casa correndo para que seus colegas não pudessem zombar da sua “burrice”. Tinha um raciocínio muito lento e uma memória péssima.

Acontece que esses três "burrinhos" foram longe. Eles superaram todas as expectativas, contrariaram todas as previsões e acabaram se tornando celebridades universais.

Da mesma forma, muitas pessoas têm atitude empreendedora sem necessariamente possuir um negócio. Com frequência tenho conhecido pessoas que são determinadas, criativas, cheias de iniciativa, auto motivadas, com sede de aprender e dispostas a qualquer coisa para realizar suas ideias, mas que são funcionários, donas de casa, militantes de causas sociais, executivos, estudantes e que não têm a menor intenção de abrir um negócio próprio.

Todas as inovações eficazes são surpreendentemente simples. ( Microsoft, Bill Gates: “precisamos deixar nossos produtos obsoletos antes que os nossos concorrentes o façam”).

O empreendedorismo envolve qualquer forma de inovação que tenha uma relação com a prosperidade da empresa.

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

EMPRESA: Centro Automotivo Amaral LTDA.

Seguimento: Alinhamento de veículos, balanceamento e serviços de suspensão em geral.

O empreendedorismo é o fator que permite que os negócios sobrevivam e prosperem em empresas novas ou já estabelecidas, neste cenário cada vez mais competitivo e globalizado em que nos encontramos.

EMPREENDEDOR

Empreendedor é, no contexto deste curso, todo indivíduo que promove mudanças na forma de conceber um produto ou serviço, por meio da utilização de novos recursos organizacionais ou materiais. O perfil do empreendedor é composto por características, comportamentos e atitudes próprias de quem busca realizar coisas novas.

PERFIL DO EMPREENDEDOR

Capacidade de assumir riscos calculados.

Capacidade de enfrentar desafios é uma combinação de ousadia, coragem, controle e determinação. Ao arriscar seu patrimônio num novo negócio, o empreendedor está colocando a realização de seus ideais acima da suposta segurança do trabalho assalariado. Os riscos fazem parte de qualquer atividade, e é preciso saber conviver com eles e sobreviver a eles. É preciso aprender a administrá-los.

IDENTIFICAR OPORTUNIDADES

É a capacidade natural de estar permanentemente atento a tudo que acontece à sua volta. Um empreendedor tem sensibilidade para fazer coisas novas, na hora e no lugar certo. Ou seja, ele sabe identificar as necessidades do seu cliente e produz bens e serviços quesatisfaçam essas aspirações. O empreendedor é curioso e vive em constante pesquisa de novos caminhos, seja no trabalho, em casa, no passeio, em leituras, televisão, etc.

LIDERANÇA

É a capacidade de influenciar pessoas a executar tarefas levando em consideração que cada um tem sua vida pessoal e suas aspirações. O líder dá o exemplo, estimula os colaboradores e os mantêm motivados. Seu papel é desenvolver uma cultura organizacional voltada para o cliente, que permita o estimulo para as pessoas trabalharem satisfeitas.

METAS E OBJETIVOS

O empreendedor estabelece objetivos a longo prazo e define metas de curto prazo. As pessoas geralmente têm sonhos e objetivos de curto prazo, muitas vezes, vagamente definidos. A tendência do empreendedor é definir claramente objetivos e metas que lhe deem condições de realizar projetos mais amplos e duradouros. O empreendedor tem nítida direção de conduta e determinação. Ele sabe o que quer e onde pretende chegar.

PERSISTÊNCIA

É a capacidade de definir e manter o direcionamento de sua empresa rumo ao sucesso, apesar das dificuldades encontradas. É a persistência pelo ideal, pelos objetivos a que se propõe, superando os obstáculos do caminho.

VISÃO GLOBAL

Hoje em dia, a satisfação do cliente é fundamental para o sucesso do negócio. E quando se diz "cliente" entende-se aquele que compra, o fornecedor, a comunidade vizinha e principalmente o funcionário. A satisfação dos clientes externos é consequência de pessoas que trabalham satisfeitas. O empreendedor vê a organização como processo de satisfação das necessidades do cliente, em permanente harmonia com o ambiente interno.

ATUALIZAÇÃO

O empreendedor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com