TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de Educação Aberta e a Distância

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

                                 

[pic 1]

Universidade Federal de Ouro Preto

Centro de Educação Aberta e a Distância

EAD283 - Metacurso

[pic 2]

[pic 3]

TAREFA 2 – MÓDULO 2

Disciplina: EAD EAD283 –Metacurso

 André Pinto Duarte

Aluno (a):

Dalilla Jordanna Vieira Pereira 14.2.9706

Rodrigo Xavier 14.2.0948

Sueli Aparecida Brum 14.20470

Polo:   Caratinga

Período: 6º

Tutora a distância: Adenizia Souza Bastos Oliveira

Data: 29/04/2017

SOB AS NUVENS DO MAU TEMPO

Os áudios nos mostras diferentes momentos políticos da história brasileira  o primeiro fala sobre o golpe militar que ter todos os áudios relatam regimes totalitarista e nada democráticos , o professor Antônio Marcelo Jackson relata por exemplo o golpe de estado de 1964 derruba do poder o  presidente  Joao Goulart. Sabemos que este fato foi uma armação política tramado por um grupo que não estava satisfeito com o presidente .

Podemos comparar o fato citado pelo professor  a política atual do Brasil  quando a Presidente da República Federativa do Brasil de janeiro de 2011 a agosto de 2016, tendo sido reeleita nas eleições de 2014, Dilma Vana Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT), sofreu um processo de impeachment cujos trâmites duraram de 17 de abril a 31 de agosto do ano de 2016. Como resultado do processo, a presidente Dilma foi destituída do cargo de presidente, permanecendo, contudo, com seus direitos políticos preservados, ao contrário do que prevê o artigo 52 da Constituição.

Os aliados de Dilma afirmam que ela sofreu um golpe “golpe parlamentar” os senadores alinhados à defesa de Dilma continuaram a defender a falta de provas na denúncia do pedido e o caráter frágil da acusação. Essa convicção evoluiu para uma narrativa que perdurou até o dia da votação final do impeachment e foi apropriada, inclusive, pela própria presidente Dilma: a narrativa do “golpe parlamentar”. Esse “golpe” teria sido articulado entre o vice-presidente Michel Temer, o deputado federal Eduardo Cunha, que recebeu o pedido, e outras personagens alinhadas à acusação. No lugar de Dilma assumiu o cargo o seu vice Michel Temer, advogado, professor universitário e escritor brasileiro, atual presidente da República Federativa do Brasil após a destituição da titular, Dilma Rousseff.

Interessante é que o professor faz relação do movimento cultural daquele período com o momento político que o Brasil passava com Nara Leão, entre outros, a música opinião  de ZÉ Keti que retratava a repressão política  daquele período como por exemplo:”Podem me render

Podem me bater podem, até deixar-me sem comer que eu não mudo de opinião daqui do morro eu não saio, não”.

O segundoáudio fala das mudanças ocorridas no século XIX assim os governantes teria que modificar as leis para justificar suas ações. O ato institucional de 13 de dezembro de 1968 modificou de maneira radical conhecido como censura prévia que era a ditadura militar. Neste contexto também surge músicas fazendo críticas ao período da ditadura militar como ele cita Milton Nascimento e Ronaldo Basto, porém estas músicas não tinham direitode vincular na mídia e os autores muitas vezes eras presos ou exilados .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (371 Kb)   docx (379.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com