TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD

Por:   •  21/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/CAPES

Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD

Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras Português

Coordenador do Curso: Prof. Dr. Milton Batista da Silva

[pic 2]

PÓLO

São João do Piauí

CURSO

Letras Português

MATRÍCULA

NOME COMPLETO

Maria Aline Barros Rodrigues

DISCIPLINA

Estágio III

PROFESSOR

Socorro Macedo

ATIVIDADE I

ATIVIDADE: PROJETO DE ESTÁGIO

1- TÍTULO DO PROJETO:

MINHA ESCOLA LÊ

2- Órgão proponente:

Universidade Federal do Piauí

3- Área de conhecimento:

Língua Portuguesa

4- Autor (a) do projeto:

Maria Aline Barros Rodrigues

5- Órgãos envolvidos:

UAB

Unidade Escolar Celestino Filho

6- Local de atuação e clientela envolvida:

Alunos (as) do 3º Ano do Ensino Médio, turma “A” do Colégio Estadual Celestino Filho, situado na Rua L – 1 Nº 136, Bairro – Centro, município de Conceição do Canindé – PI

7- Período de Realização:

De 05 à 23 de Outubro de 2015

8- Justificativa:

1) Qual é o problema identificado?

A inexistência do hábito leitor. Em outras oportunidades pude observar que a maioria dos alunos do ensino médio não possui o habito da leitura. As causas para a situação pode vir de fatores variados como falta de interesse (que é predominante), falta de motivação ou até mesmo por não ter adquirido tal hábito ainda na infância.

2) Que evidências podem ser apresentadas de que o problema realmente ocorre na comunidade observada?

As principais evidencias estão na grande quantidade de alunos que ficam de recuperação no final do bimestre, nas notas assustadoramente baixas, nas negativas em ler algum trecho do próprio livro didático, o índice de repetência, e a não realização de atividades indicadas pelo professor. Tudo isso faz parte da realidade escolar da já citada escola. Não é segredo para ninguém que a falta de leitura no cotidiano traz serias consequências para o desenvolvimento escolar do educando. Se o aluno não absorve os subsídios necessários para desenvolver a oralidade, a escrita e a interpretação, como ele será um bom aluno leitor no futuro?

 Não há como evoluir a turma como um conjunto se falta a muitos educandos, recursos tão primordiais e necessários para o crescimento intelectual de cada um que é o habito de ler.

3) Por que é importante resolver este problema?

Sendo a escola um centro cultural, faz-se necessário o incentivo à leitura, o que influenciará positivamente e favorecerá o jovem a participar mais na sociedade, através do desenvolvimento das aptidões adquiridas relacionadas a este estímulo, abrindo assim um espaço para a aprendizagem em todos os setores e claro melhorar os índices de repetência, recuperações. Passaria então a termos dados reais da situação escolar e não apenas planilhas elaboradas para resultar em falsos indicadores.

Mas para se alcançar este nível, deve-se contar com a participação de professores de todas as disciplinas, para que os mesmos possam incentivar os seus alunos a ampliarem seus conhecimentos através da leitura de diversos tipos de textos.

9- Objetivos gerais e específicos:

1) O que pode ser feito para contribuir para a redução do problema durante a intervenção 12 aulas?

A priori, o ponto de partida seria desenvolver o gosto e hábito da leitura, bem como embasamento para interpretação e produção de textos.

2) De que forma isso que será feito poderá contribuir para que o aluno resolva o problema de maneira mais geral? Ou seja, quais são as consequências, em longo prazo, dessa intervenção?

Aprimorar a compreensão de todas as disciplinas, bem como a produção textual e oralidade dos educandos trará aos mesmos a oportunidade de ampliar seu horizonte de conhecimentos adquiridos através da pratica leitora e que serão necessários à vida do aluno, no decorrer da sua trajetória escolar, para o prosseguimento dos estudos com êxito, favorecendo seu crescimento intelectual dentro da sociedade.

10- Metodologia:

1) Quem vai participar da intervenção proposta?

 Participaram deste projeto os professores, alunos e o diretor da escola.

A sala conta com cerca de 40 alunos com idades entre 13e 25 anos, o Diretor da escola é Licenciado em Matemática pela UESPI e professor efetivo da rede de ensino estadual. A turma na qual trabalharei possui um histórico complicado de alunos rebeldes e que detestam ler até para responder uma prova.

2) Que material será utilizado durante a intervenção? Por quê?

Livros, didáticos e não didáticos, textos, atividades de interpretação de textos atividades extracurriculares que explicitam a pratica leitora, caderno, canetas, cartolinas, vídeos, slides, enfim tudo que chame a atenção deles de forma positiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (121.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com