TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Por:   •  21/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro[pic 1]

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação a Distância – AD1 2019/1º

Disciplina: História do Pensamento Administrativo I – HPA I

Coordenadores: José Antônio de Souza Veiga e Marcelo Sobreiro

Aluno (a): Lucas Sardinha Lopes

Polo: São Fidelis

[pic 2]

Atividade I

A partir da leitura da Aula 1 e tendo por base os argumentos apresentados por Boettinger no artigo indicado para leitura como pré-requisito, faça uma reflexão, nos limites estabelecidos, em resposta a questão: AFINAL, A ADMINISTRAÇÃO É REALMENTE UMA ARTE?  

Para refletir, precisa-se entender primeiramente o real significado de “arte” no dicionário, sua definição é : “ habilidade ou disposição dirigida para a execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada de forma consciente, controlada e racional”. No entanto para sermos artistas completos, primeiramente nos equivocamos, para depois atingir total sucesso. Apenas com a técnica adequada podemos alcançar competência.

Segundo o texto de Boettinger, é feita uma comparação entre administração e a arte. Não a arte da disciplina, mas a forma de que se trabalha, fala,toma decisões dentre outras deliberações.

Assim funciona a administração, primeiramente temos que identificar medos e dificuldades para depois falar, tomar decisões e colocar em prática tudo que nos é ensinado, porém devemos nos basear em cada subordinado e avaliar suas motivações,  pois não podemos administrar sem compreender o ser humano, pois o teórico se diferencia do prático.

Para se obter sucesso no trabalho, conta muito a experiência do profissional, para que ele saiba usar o seu lado humano junto com seu lado prático, que ele saiba encontrar respostas necessárias para os obstáculos que aparecerão com a profissão, pois o administrador é o responsável para que o trabalho de certo, independente da funcionalidade da sua equipe.

Na administração existem duas formas de administrar: a gestão democrática, que é a forma de liderança num processo de conduzir um grupo de pessoas com habilidade de motivar e influenciar os seus liderados e a gestão autoritária que conduza a produção de forma mecânica sem dar oportunidades.

A eficiência da administração se dá através de novas visões e capacidade demonstrada pelo administrador. Ao unir os dois conseguimos transmitir o nosso objetivo com mais clareza perante a equipe.

Por fim, concluo que, administração é sim uma arte, mas que apenas pessoas que saibam ser artistas e sabem gerir uma equipe, obtém sucesso, pois através da coordenação podemos ser lideres de excelência e cumprir nosso objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (158 Kb)   docx (457.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com