TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de Ensino Superior de Realeza - CESREAL

Por:   •  1/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.509 Palavras (11 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 11

Ética na Consultoria

Adrieli Zanettin

Cinthia Nayara Schmidt

Fernanda Maria Felipp

Francynara Oliveira

Orientador: Diogo Klaesener

Centro de Ensino Superior de Realeza- CESREAL

RESUMO

Este artigo foi elaborado com o intuito de analisar a aplicação da ética dentro do campo da consultoria. Utilizando diversas fontes de pesquisa sobre o assunto, dentre elas livros e artigos científicos. Com a análise desta pesquisa conclui-se que a ética quando aplicada no ramo da consultoria apresenta inúmeros benefícios. Quando o consultor age de maneira ética ele abrange seus contatos, fidelizar seus clientes, conquistando sua total confiança.  O artigo ainda apresenta algumas ações éticas que podem ser aplicadas pelos consultores para construir uma carreira forte e de sucesso.

Palavras-chave: Consultoria, ética, consultor, carreira, clientes.

ABSTRACT:

This article was prepared with the purpose of analyzing the application of ethics within the field of consultancy. Using several sources of research on the subject, among them books and scientific articles. With the analysis of this research it concludes that ethics when applied in the field of consultancy presents numerous benefits. When the consultant acts ethically it increases his contacts, the customer becomes loyal, and he gains their confidence. The article also presents some ethical actions that can be applied by the consultants to build a strong and successful career.

Keywords: Consultancy, ethics, consultant, career, customers.

  1. Introdução

O artigo a seguir apresenta os conceitos sobre ética e consultoria, também apresenta as habilidades necessárias para prestar uma consultoria com qualidade. O mesmo trás o conceito da ética aplicada dentro do campo da consultoria, bem como algumas atitudes que podem auxiliar o consultor no seu trabalho.

  1. Ética:

        Ética é definida como um conjunto de valores morais que circundam a humanidade. É através dela que o ser humano, baseia seus princípios sobre o que é certo e o que é errado. Ela existe para que haja um equilíbrio. Embora não possa ser confundida com a lei, a ética sempre busca a justiça social.

Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc. 

2.1  Consultoria e ética:

Consultoria em um modo abrangente, nada mais é do que uma prestação de serviço, normalmente realizada por um profissional que tem experiência no tema. O consultor é um agente de mudanças, cujo principal objetivo é ajudar o solicitante em seu problema atual, a fim de recomendar melhorias, proporcionando implementação dessas recomendações além de inovar e criar novas perspectivas.

Partindo deste mesmo objetivo, definimos a Consultoria Empresarial como um serviço prestado por um profissional na área desejada, que irá diagnosticar os problemas, e buscar possíveis soluções para tal.  Depois disso, o consultor irá implantar projetos e irá viabilizá-los de acordo com a necessidade do cliente em questão.

Todas as vezes que você aconselha alguém que esta em posição de fazer escolha, você esta dando consultoria, em casa um desses momentos de consultoria, a três tipos de habilidades que você precisa para fazer um bom trabalho – habilidades técnicas, interpessoais e de consultoria.

Habilidade técnicas: Acima de tudo precisamos saber o que o cliente quer, partindo desse pressuposto precisamos ser especialistas no assunto a ser tratado. Na faculdade ou em nosso primeiro cargo, somos treinadas em um campo ou uma função especifica. Pode ser em administração, economia, contabilidade, vendas, isto se torna o nosso treinamento básico, para posteriormente buscarmos uma formação especializada, e a partir daí, podemos começar a dar consultoria. A base da habilidade técnica é a especialização.

Habilidades Interpessoais: Para lidar com pessoas, precisamos ter algumas características pessoais e interpessoais: saber ouvir, transformar idéias em palavras, saber observar, saber investigar, saber levantar dados e informações. Algumas vezes, pode ser que o cliente não esteja compreendendo o que esta acontecendo na sua empresa e o consultor precise discordar de sua opinião, então o consultor precisa dominar a arte de dar apoio e saber discordar sem romper o relacionamento com o cliente – O consultor precisa saber dizer “não”, com determinação e firmeza. Até porque, às vezes, o cliente pode estar precisando disso. Mas, por outro lado, também deve saber dar o apoio na hora certa, seja essa a hora em que as coisas dão certo, seja a hora em que dão errado.

Habilidades de Consultoria: Todo projeto de consultoria, independente do tempo que demore, passa por cinco fases. Os passos devem ser seqüenciais, pois se caso pular algum passo ou acreditar que foi bem desenvolvido, prepare-se  pois irá ter problemas.

2.2 Os cinco passos da consultoria são:

Entrada e Contrato: é a fase do contrato inicial, onde se estabelece oque será feito e o prazo que irá ocorrer.  Nesta fase são feitas reuniões onde será necessário investigar a natureza do problema, ver se realmente o consultor é a pessoa certa para estar resolvendo determinado problema e por fim, ver as expectativas do cliente.

Coleta de Dados e o Diagnostico: Nesta fase o consultor deve colocar o seu ponto de vista sobre o problema, posteriormente são resolvidas algumas questões, que são: quem vai ser envolvido na definição do problema? Que métodos serão usados? Que tipo de dados deve ser coletado? Quanto tempo isso vai durar?

Feedback e Decisão de Agir: A coleta e analise dos dados devem ser relatadas de alguma forma, o consultor tem que tentar reduzir ao máximo o numero de dados a uma quantidade significativa de itens. Ao se passar o feedback a organização a sempre uma resistência quando se trata de assuntos importantes, então o consultor precisa lidar com esta resistência antes de passar uma solução ao problema. Esta fase é mais conhecida como planejamento, onde são estabelecidas as metas e qual será a melhor mudança ou ação a ser feita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (114.7 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com