TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chile

Artigo: Chile. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Artigo  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

No dia 25 de setembro chegou a primeira cápsula de resgate ao acampamento Esperança. A estrutura metálica, chamada Fenix, tinha 4 m de altura, 53 cm de largura e pesa 460 kg, explicou Sergio Navarro, da equipe da Marinha que construiu a cápsula conjuntamente com engenheiros da NASA que apoiavam a operação.

No primeiro dia do mês de outubro as autoridades chilenas anteciparam o resgate para o mesmo mês, já no dia seguinte os mineiros começaram a receber o treinamento para enfrentar a pressão da mídia. O treinamento foi oferecido pelo psicólogo a cargo da operação.

A equipe de resgate foi formada por dez especialistas em resgates da CODELCO, empresa estatal responsável pela mina. Outros dois eram da região de Atacama, onde a mina está localizada, e três eram paramédicos da Marinha chilena. O líder dessa equipe anunciou no dia 7 de outubro que todos os detalhes da operação de resgate já foram finalizados. No dia seguinte os mineiros já receberam um treinamento sobre o processo de resgate e os testes foram realizados com sucesso. No dia 9 de outubro, a perfuradora Scrhramm T130 alcançou o objetivo, o abrigo dos mineiros a 622 m de profundidade. As outras escavações continuaram caso ocorresse algum problema, mas o plano B foi o primeiro a alcançar o objetivo.

Ao dia 11 foi anunciado o término dos revestimentos do túnel pelo qual os mineiros seriam retirados. No dia 12 de outubro às 23h55m, hora local (02h55m UTC), teve início o processo de retirada dos trabalhadores através da cápsula Fenix II. O primeiro, Florencio Ávalos, atingiu a superfície 16 minutos depois, ou seja, 13 de outubro às 00h11 hora local (03h11 UTC). E às 00h33 do dia 14 de outubro, Patricio Sepúlveda, o último, voltou à superfície, encerrando assim o maior resgate nesse tipo de salvamento no mundo. Para tanto, foram gastos US$ 20 milhões, sendo um terço de doações privadas e o restante arcado pela companhia CODELCO e o governo chileno. O acampamento Esperanza recebeu mais de 2.500 pessoas entre familiares e jornalistas para que pudessem acompanhar a operação de resgate que mobilizou o mundo inteiro.

Questões

1. Identifique as funções administrativas nesse caso: planejamento, organização, execução, liderança e controle.

2. Qual delas era a mais importante ?

3. O que justifica a formulação e execução de três planos simultâneos nesse caso ? A que outras situações essa prática pode se aplicar ?

4. Nesse caso, o planejamento financeiro é relevante ?

5. Que lições sobre administração se pode aprender com esse caso ?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com