TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chile - Ditadura (Introdução E Conclusão)

Artigo: Chile - Ditadura (Introdução E Conclusão). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  3.089 Visualizações

Página 1 de 4

Chile e a Ditadura

INTRODUÇÃO

Passados os conflitos da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), o Chile viveu um período de expressivo desenvolvimento econômico baseado na exportação de minérios e o desenvolvimento do parque industrial.

Diversas empresas estrangeiras aproveitaram do bom momento do país para lucrar com a exploração de suas riquezas. ( Estados Unidos).

Entretanto, no dia 11 de setembro de 1973, as Forças Armadas chilenas comandadas pelo general Augusto Pinochet, deu um dos mais violentos golpes militares da história latino-americana. O Presidente Salvador Allende, eleito dois anos e dez meses antes, viu-se sitiado no Palácio de La Moneda pelas tropas e pela aviação golpista. Com este gesto dramático encerrou-se tragicamente a experiência da implantação do socialismo pela via democrática-parlamentar numa sociedade de tradição ocidental. Para o Chile iniciava-se uma longa ditadura militar que só encerrou-se 17 anos depois quando, em 1990, na onda mundial das democratizações, o general Pinochet, derrotado num plebiscito, retirou-se do poder; cedant arma, togae, determinado que as armas cedessem o poder à toga, devolvendo a presidência a um político eleito pelo povo.

GOVERNO DE EDUARDO FREIRE

Entre 1964 e 1970, o Chile conheceu alguns avanços sociais com o governo democrata-cristão de Eduardo Frei.

→ vitoria da UP (Unidade Popular; que uniu os partidos de esquerda em torno do projeto socialista: “sociedade socialista construída de acordo com o modelo democrático pluralista e libertário) com Salvador Allende.

SALVADOR ALLENDE, O MARXISTA

• Em 1970 através de eleições, Salvador Allende, candidato da União Popular (frente progressista liderada por comunistas e socialistas), o primeiro marxista a ser eleito democraticamente como chefe de Estado e de governo de um país ocidental, assumiu a presidência do país.

Medidas de Allende: nacionalização de empresas de mineração e telecomunicações (especialmente dos EUA) e os bancos, acelerou o processo de reforma agrária.

→ reação dos EUA: financiamento da instabilidade política do govrno e depois do Golpe Militar (some a tudo isso como causa o traumas dos EUA com a Revolução Cubana). → 1973 bombardeio ao Palácio de La Moneda (do Governo) pelas tropas de Pinochet.

Percebendo a inutilidade da resistência e para evitar mais derramamento de sangue, Allende matou-se.

A justificativa para o Golpe foi a de impedir a nacionalização dos bancos e das minas de cobre.

O Chile deixaria de ser a sociedade liberal que era desde 1930. Tornou-se palco de uma repressão criminosa, torturas e assassinatos.

PINOCHET LIDEROU UMA DITADURA VIOLENTA POR 17 ANOS NO CHILE

• Governo de Pinochet ficou marcado como um dos mais violentos regimes ditatoriais latino-americanos.

→ Dados indicam que cerda de 60 mil pessoas foram mortas ou desapareceram, e 200 mil abandonaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com