TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

China In Box

Por:   •  26/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 3

CHINA IN BOX – ROBINSON SHIBA

China in Box é uma rede de fast-food de comida chinesa, inaugurada em 1992 no bairro paulistano de Moema por Robinson Shiba e presente em várias cidades do Brasil, com 136 lojas.

A China in Box é maior rede de delivery de comida chinesa da América Latina e possui mais de 130 unidades (13 das quais próprias) em 22 estados brasileiros, além de cinco unidades no México. Somente no estado de São Paulo, maior mercado da rede, são mais de 63 lojas, das quais 32 espalhadas pelos bairros da Capital, nove em outros municípios da Grande São Paulo, 19 no interior e três no litoral.

Análise do vídeo “Day 1: Robinson Shiba” e identificação dos tópicos:

  • Oportunidade: Em sua viagem aos Estados Unidos, teve contato com um produto que não existia no mercado brasileiro: comida chinesa em caixa. Então teve a ideia de trazer esta novidade para o Brasil e pretendia montar o negócio assim que retornasse.
  • Acreditar: Acreditar em si mesmo e ser otimista no que vai fazer é a fundamental para o empreendedorismo. Robinson conta que desde pequeno sempre acreditou nele mesmo, e que seria muito bom em tudo o que fizesse. Sempre se esforçou e deu o melhor de si, e sua crença em suas ideias o ajudavam a convencer os que estavam a sua volta. Acreditar é necessário, mas agir é fundamental.
  • Agir: Com a ideia formulada, decidiu pôr em prática, porém, problemas financeiros no cenário brasileiro o impediram de iniciar o negócio. Um tempo depois, resolveu investir e vendeu dois de seus consultórios e um apartamento, e com o dinheiro tirou a ideia do papel. Realizou pesquisas informais sobre comida chinesa, mas não estudou nem leu livros a respeito do negócio.
  • Medo: Com a crise de 1997, as vendas dos franquiados começaram a cair. Quando questionado, não tinha respostas quanto ao que fazer a respeito. Sempre corria dos problemas, devido ao trauma de não ter estado ao lado da mãe quando ela mais precisou.
  • Network: Seus amigos foram fundamentais para que o projeto fosse realizado. Todos colaboraram, tanto comprando seus consultórios quanto ajudando a inovar e criar o logo.
  • Continuidade: Um ano após a inauguração do China in Box, a segunda loja era inaugurada. No início de 1994 já tinha 6 lojas. No mesmo ano, com o início do Plano Real, surgiu a oportunidade de virar franquia, vendendo 35 lojas em uma feira de franquias. Em 1995 abriu mais 35 lojas, fechando o ano com mais de 70 lojas.
  • Conhecimento: Faltou mais pesquisas e conhecimento das questões administrativas como indicadores e organograma, seu pensamento era somente expandir, porém, sem uma direção. Quando as vendas começaram a cair, ele precisou buscar ajuda e contratou uma consultoria, adquirindo mais informações e conhecendo as ferramentas fundamentais para o crescimento da empresa.
  • Diferencial: Robinson inovou a ideia de comida chinesa, vendendo a comida e caixinha pronta para entrega, diferente dos restaurantes chineses em que se come no local e implantando um novo segmento de comida delivery, que até então só existia pizza. O logo também é um diferencial, parecendo uma tigela com macarrão e a fumaça indicando que está quente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com