TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo da auditoria

Por:   •  15/6/2015  •  Resenha  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 3

Escolha uma das seguintes unidades: Auditoria e sua execução; A importância do relatório; o ciclo organizacional. Após leitura atenta faça uma análise crítica e aponte os aspectos principais.

Cap. 07 Ciclo Organizacional

O ciclo completo da organização de auditoria.

O capítulo busca englobar todo o aspecto antes e pós auditoria. Mostrar quais os processos que levam a seleção de determinado objeto de auditoria e o que ocorre após a entrega do relatório final de trabalho. Ligado a essência do conceito de auditoria, esse tópico se torna fundamental, já que aponta não ser somente importante aprender a metodologia de execução da auditoria, mas também o que fazer depois com o que foi auditado.

Após a leitura da apostila, pode se crer que todo o processo de auditoria se cumpre dentro da tríade “planejamento, execução e relatório”. Mas dentro do capítulo “O ciclo completo da organização de auditoria, vê-se que após a entrega do relatório, o vínculo entre auditada e auditor não pode se romper subitamente. Há as consequências de todo o trabalho feito por ambas as partes. Outro aspecto importante levantado é o processo de escolha das auditadas. Ou seja, o antes da auditoria, os critérios que são levados em conta para seleção do trabalho de auditoria.

O processo de escolha das auditorias em que se vai trabalhar é tão ou mais importante que a realização da própria auditoria, pois aí se mensura a capacidade de realização do trabalho e seu possível acompanhamento (monitoramento) ao final. A escolha dos objetos de auditoria determinará em última análise o impacto final de sua atuação.

Os critérios considerados para a seleção de objeto a ser auditado vão da “percepção  da existência de problemas por parte de interlocutores relevantes; prioridade conferida a determinada área  pela administração ou liderança da entidade a ser auditada; o volume de recursos envolvidos e os reflexos do objeto a auditar em outras áreas, dentro e fora da organização, ou ainda, a existência de prioridades fixadas na lei ou em regulamentos aplicáveis.

Após o levantamento de dados das possíveis auditadas inicia-se a seleção com base nos seguintes atos: Agrupamento (dos objetos de auditoria), caracterização detalhada das agrupações (objetivos,base legal, público-alvo, recursos envolvidos, mecanismos de controle); aplicação de critérios (atributos) de seleção – relevância, risco e materialidade. Assim o auditor pondera os dados de cada objeto de estudo, chegando a uma lista preliminar ordenada de candidatos à auditoria.

O passo seguinte é o estudo de viabilidade, no qual há um levantamento para identificar: a disponibilidade de informações sobre o objeto e a possibilidade de produzi-las (incluindo a existência de eventuais limitações físicas, legais ou de outra natureza à realização do trabalho); o volume estimado de recursos humanos, materiais e financeiros necessários à realização da auditoria; uma estimativa mais fina dos benefícios e impactos da auditoria sobre os resultados do ponto específico a ser examinado e da organização cliente. Obviamente, o último aspecto se acentua sobre os dois primeiros, melhorando a classificação do candidato à auditoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com