TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria

Por:   •  12/10/2012  •  3.670 Palavras (15 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 15

TRABALHO DE AUDITORIA

RESUMO DOS CAÍTULOS

10, 11, 12 E 13

DO LIVRO

AUDITORIA CONTÁBIL

TEORIA E PRÁTICA

SILVIO APARECIDO CREPALDI

Capítulo 10

Planejamento da Auditoria

O auditor deve planejar seu trabalho de acordo com as Normas Profissionais de auditor independente.O planejamento deve considerar todos os fatores relevantes na execução dos trabalhos,especialmente os seguintes:o conhecimento detalhado das práticas contábeis adotadas pela entidade e as alterações procedidas em relação ao exercício anterior; o conhecimento detalhado do sistema contábil e de controles internos da entidade e seu grau de confiabilidade; os riscos de auditoria e identificação das áreas importantes da entidades,quer pelo volume de transações , quer pela complexidade de suas atividades; a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos de auditoria a serem aplicados; a existência de entidades associadas, filiais e partes relacionadas; o uso dos trabalhos de outros auditores independentes,especialistas e auditores internos; a natureza, o conteúdo e a oportunidades dos pareceres, relatórios e outros informes a serem entregues a entidade; a necessidade de atender a prazos estabelecidos por entidades reguladoras ou fiscalizadoras e para entidade prestar informações aos demais usuários externos.

O planejamento e os programas de trabalho devem ser revisados e atualizados sempre que novos fatos o recomendarem.As informações obtidas quando da avaliação dos serviços conforme previsto nas Normas Profissionais de Auditor independente,aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade,devem servir de base,também,para elaboração do planejamento da auditoria,sendo esta etapa subseqüente aquela.

O auditor independente deve ter em conta que o planejamento de auditoria é um processo que se inicia na fase de avaliação para contratação dos serviços.Nesta etapa, devem ser levantadas as informações necessárias para conhecer o tipo da atividade da entidade, a sua complexidade a legislação aplicável, os relatórios, o parecer e outros informes a serem omitidos, para, assim, determinar a natureza do trabalho a ser executado. A conclusão do planejamento de auditoria só se dar quando o auditor independente completar os trabalhos preliminares.

As informações obtidas,preliminarmente, para fins de elaboração da proposta de serviços, juntamente com as levantadas para fins do planejamento da auditoria, devem compor a documentação comprobatória de que o auditor executou estas etapas de acordo com as normas de auditoria independente das demonstrações contábeis.

Os principais objetivos do planejamento da auditoria são: obter conhecimentos das atividades da entidade;propiciar o cumprimento dos serviços contratado;assegurar que as áreas importantes da entidade e os valores relevantes contidos em suas demonstrações contábeis recebam a atenção requerida;buscar a coordenação do trabalho a ser efetuado por auditores internos.

Para elaborar o planejamento de auditoria são necessários algumas informações e condições: conhecimento das atividades da entidade;fatores econômicos,lesgislação aplicável,práticas operacionais,competência da administração,práticas contábeis,sistema contábil,sistema de controle interno e volume de transações.

O planejamento deve conter seguintes elementos: cronograma,procedimentos de auditoria,relevância e planejamento,riscos de auditoria,pessoal designado,épocas oportunas dos trabalhos,supervisão e revisão.

A realização de uma primeira auditoria em uma entidade requer alguns cuidados especiais da parte do auditor independente,podendo ocorrer três situações básicas: quando a entidade nunca foi auditada,quando a entidade for auditada no período imediatamente anterior,quando a entidade não foi auditada no período imediatamente anterior.

O auditor deve examinar e confrontar os saldos de abertura com os registro contábeis dos saldos das contas do ativo,passivo e patrimônio liquido.

Com objetivo de avaliar a observância dos princípios fundamentais, o auditor independente deve preceder à revisão dos procedimentos contábeis adotados pela entidade no exercício anterior e naquele a ser auditado.

A comparabilidade das demonstrações contábeis de dois exercícios depende

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »