TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais

Por:   •  24/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 6

Tarefa 1

Responda as questões abaixo: 

  1. Identifique, no seu ambiente profissional, um exemplo: de cooperação, competição e outro de conflito. Escreva uma pequena justificativa para ter selecionado cada uma das situações identificadas.

Cooperação: Existe uma ONG que resgata animais na CAMG- Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais. O Grupo de Proteção Animal da CAMG foi criado em 2016 com o objetivo de ajudar os diversos animais perdidos e abandonados que se encontravam na instituição. Os próprios servidores públicos são voluntários e desenvolvem um importante trabalho onde resgata, encaminha para uma clínica se necessário, e logo após para um lar temporário ou adotivo. Ressalto que infelizmente o número de animais abandonados nos estacionamentos e arredores, tem aumentado significativamente.

Competição: Uma das formas de ingresso na SES-MG, é justamente via concurso público. Porém ainda existem cargos comissionados de indicação política partidária. Eu sou exemplo de 2 situações de competição na SES MG. Primeiramente sou empregada pública via prestadora de serviço (MGS-Minas Gerais Administração e Serviço). Estou lotada na SES há 7 anos, e em 2014 prestei um concurso SES MG, onde fui aprovada dentro das vagas. No dia14 de fevereiro de 2019 o concurso vencerá, mas até nesta presente data, não fomos nomeados. O que gera conflitos, visto que eu mesma ocupo a minha futura vaga como terceirizada, diante das recomendações do Ministério Público de Contas, foram recomendadas inúmeras vezes nossa nomeação, bem como o encerramento do contrato dos MGS, para que os aprovados SES por direito, sejam nomeados.

Conflito: Uma forma de conflito são as variadas manifestações dos servidores em busca da regularização das datas de pagamento, plano de carreira, recebimento do 13º salário que se encontra em atraso. Da maioria das vezes, quando a manifestação é feita com apitos e palavras de ordem, os servidores são impedidos de ocuparem seus postos de trabalhos na portaria, por colegas servidores da PM-MG que também deveriam lutar por melhorias. Acrescento também uma outra forma de conflito onde mencionei como competição, relacionada aos aprovados SES 2014 que ocupam postos de trabalho como terceirizados MGS, mas por direito devem ser nomeados até o dia 14 deste presente mês. Eu particularmente estou neste conflito como MGS e aprovada SES 2014.

  1. Os bancos Itaú e o Bradesco desenvolvem várias atividades de responsabilidade socioambiental, atendendo um grande número de pessoas e beneficiando coletividades. Essas ações podem ser consideradas “políticas públicas”? Por quê?

 Não, porque as atividades privadas são criadas e orientadas de acordo com critério subjetivo de cada empresa, pois elas criam estas “políticas” para melhorem a imagem a sua imagem e isto acabavam favorecendo a coletividade. As políticas públicas visam toda a coletividade e as suas decisões decorrem objetivamente de leis as quais vinculam todos os que estejam sendo abrangidos por estas medidas.

  1. Elabore uma definição de análise de políticas.

 Análise de Política tem como objeto os problemas da sociedade com os quais deparam os elaboradores de política (policy makers) e tem como objetivo auxiliar a sua solução por meio de políticas públicas necessárias. Esta definição deixa claro que as políticas públicas surgem da demanda de problemas encontrados na sociedade e que após um estudo minucioso e das diversas influências no meio social é que serão aplicadas as mais eficientes ações para solucionar os problemas sociais

  1. Identifique, na área da política de saúde, um withinput de demanda e um de apoio. Descreva-os em termos das suas características. Diga por que você os considera withinputs e não inputs.

 Withinput de demanda são as demandas do próprio sistema político. Já o withinput de apoio é os atos geralmente direcionados para o sistema políticos ou direcionados para a classe governante. O withinput de demanda se distingue dos inputs porque aqueles se originam do sistema político vigente, pois expressam aspirações quanto à solução de problemas e, posteriormente, estas aspirações se transformam em expectativas quando as alternativas que são formuladas.

O exemplo de withinput de demanda são as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Vem das demandas sociais para contemplar oferta de serviços e produtos de homeopatia, medicina tradicional chinesa/acupuntura, plantas medicinais e fitoterapia, medicina antroposófica e termalismo social/crenoterapia. Importante dizer que no Brasil a PICS vem também do censo comum atrelado à ciência. Em tempos de crise de difícil acesso aos tratamentos de saúde, era comum as pessoas, principalmente as mais idosas, cuidarem dos demais membros da comunidade usando o que aprendiam dos ainda mais velhos. De acordo com Blog Saúde da SES-MG, “As práticas populares são meios utilizados pelas famílias para cuidar dos seus entes queridos e incluem chás caseiros, benzeduras, banhos, alimentos e emplastos. Atualmente, o uso de muitas plantas é reconhecido cientificamente. Essas plantas chegaram até nós graças às raizeiras, indígenas, quilombolas e outros que aprenderam com seus antepassados. ”  Já o exemplo withinput de apoio é a criação da PNPIC-Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), através da Portaria GM/MS nº 9712. A PNPIC em 2017 foi ampliada em 14 novas PICS a partir da publicação das Portaria nº 849.No mesmo ano, foram publicadas as Portarias Nº 633 e 145, que atualizam o serviço especializado das PICS na tabela de serviços do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES). Em 2018, com a Portaria nº 702, mais 10 recursos terapêuticos integraram o rol de PICS do Ministério da Saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com