TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinco Competências de Gestão

Por:   •  13/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

Cinco competências de gestão

 Quais competências o trouxeram até aqui e como você definiria cada uma delas?” Essa foi a pergunta feita pelo professor Marcelo Veras a mais de 170 pessoas com posições importantes de liderança, com o objetivo de reunir as principais habilidades que leva uma pessoa ao sucesso profissional. Dentro de sua pesquisa o professor chega em três categorias de habilidades: Comportamentais, técnicas e de gestão. Essas habilidades trabalham em harmonia, e seria ótimo usa-las em conjunto, mas sabemos que dificilmente alguém terá todas elas superdesenvolvidas.

        É muito importante que o profissional saiba trabalhar com diferentes tipos de pessoas, e para isso o mesmo precisa adquirir e desenvolver algumas habilidades. O professor Marcelo Veras em sua pesquisa, cita cinco competências de gestão que impulsionaram os profissionais de sucesso entrevistado, são elas: Empreendedorismo, tomada de decisão, pensamento estratégico, negociação e gestão de pessoas.

Mas qual a definição destas competências? Rapidamente, Empreendedorismo: É a capacidade das pessoas para transformarem ideias em coisas reais, criando algo novo ou acrescentando um novo valor a algo que já exista; Tomada de decisão: É uma escolha entre duas ou mais alternativas ou possibilidades de ação para resolver problemas ou aproveitar oportunidades; Pensamento estratégico: É a capacidade de um profissional de pensar de forma unificadora, isto é, uma visão estratégica do negócio; Negociação: É saber usar em conjunto diversas habilidades(Pessoais e acadêmicas); Gestão de pessoas: É todo o processo responsável por treinar, capacitar, motivar e encorajar os colaboradores. Usar essas habilidade em conjunto aumentará a sua probabilidade de sucesso profissional.

Todas estas competências são importantíssimas, e cada uma tem seus pré-requisitos, mas todas tem o autoconhecimento como pré-requisito comum. É muito importante que o gestor “se conheça”, saiba os seus pontos fortes e fracos, suas virtudes e seus defeitos, para assim poder ter uma visão mais ampla de todo o negócio e também trabalhar melhor em grupo. Como posso liderar um determinado grupo ou empresa ou mesmo trabalhar com pessoas, se não consigo está “bem com migo mesmo”? Para o Empreendedorismo necessitamos do autoconhecimento para começar o negócio e saber se este empreendimento é o que queremos para o futuro, se é realmente neste mercado que queremos atuar. E como vamos gerir pessoas (treinar, capacitar, motivar e encorajar) e ajuda-las em seus pontos fracos, se não conhecermos os nossos? Jean Vaysse diz: “Aprender a olhar e ouvir o outro só pode acontecer quando o indivíduo cultiva o hábito de aprender a olhar e ouvir a si mesmo”, Então o gestor precisa que o autoconhecimento ande de “mãos dadas” com as habilidades que foram citadas, para que o profissional tenha uma maior probabilidade de sucesso.

 

Bibliografia: Cinco competências de gestão para ajudar você a liderar.

Deyvson Leopoldino da Silva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com