TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Co-Liderança Definição das palavras: Co “ Co “

Por:   •  26/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 3

Co-Liderança

Definição das palavras:

Co :  O “ Co “ é um prefixo que serve como um segundo elemento , podendo ser usado como: cooperar,coordenar ou co-autor

Liderança: Liderança é dirigir pessoas. Ou seja, uma, sabe atraí-las, inspirá-las e influenciar comportamentos que atraiam bons resultados. Deixando claro que não se existe apenas uma forma de se praticar liderança, existem 3 divisões: Autocrática, democrática e liberal, falando brevemente sobre elas, na liderança autocrática impõe suas idéias e decisões, basicamente sem consultar ninguém , já na democrática visa a participação de todos na tomada de decisões, entretanto na liberal o líder fornece total liberdade para seus membros.

 Destrinchando a Co- Liderança

 Neste modelo apenas os líderes dividem a liderança, ou seja, pode ser que mais de um gestor ocupe o mesmo cargo de autoridade dentro de uma equipe, sendo assim a  liderança compartilhada se baseia na idéia central de que o papel principal do líder é guiar seu time para que este alcance o objetivo comum, em vez de ser um chefe e dar ordens em um nível superior. No modelo de liderança compartilhada, a hierarquia é mais informal e o gerente precisa ser aceito como parte do time, não como um ser superior da qual a aprovação é exigida para até mesmo as menores tarefas. Líderes que são guiados pelo princípio da liderança compartilhada irradiam conhecimento e buscam fornecer transparência para seus times. Eles fornecem uma visão geral ao seu time para uma melhor colaboração. O compartilhamento de idéias é encorajado e o líder assegura que há um ambiente seguro para que isso floresça.

A ponto central da cultura de liderança compartilhada é a delegação de responsabilidade na empresa e o fornecimento de um grande número de pessoas com a habilidade de tomar decisões, até um certo ponto, sem a aprovação do supervisor. O maior benefício da liderança compartilhada é que um time motivado e capaz pode entregar uma maior quantia de valor em um menor período de tempo, quando possuem maior flexibilidade de ação e não são limitados por muita burocracia.

Lidando com o sistema dentro da empresa

O diálogo sempre será a melhor forma de começar mudanças, seja em uma empresa, seja na vida pessoal, para que a liderança compartilhada funcione, a equipe deve saber se comunicar, se relacionar e deixar que os acontecimentos fluam, mas para isso, é importante que o chefe seja uma pessoa mais branda, permitir que a liderança compartilhada faça parte do método de funcionamento de uma empresa requer algumas características como: flexibilidade, discernimento e transparência. É certo que os benefícios são incontáveis, porém se você não tem profissionais maduros e suficientemente experientes, que conseguem lidar bem com pressão, responsabilidades, que não têm dificuldades de tomar decisões de forma rápida e assertiva, provavelmente será necessário fazer um trabalho de conscientização, de educação, por meio de treinamentos, por exemplo, falando do que se trata a liderança compartilhada e o que será preciso que cada um desenvolva, para que o modelo tenha possibilidades de ser implementado de maneira a não trazer prejuízos ao invés de melhorias aos resultados da organização. Outro fator fundamental para fazer com que a liderança compartilhada dê certo em sua empresa, é mostrar, principalmente aos seus gestores, que o modelo é eficiente e tem grandes chances de trazer bons resultados a todos os envolvidos no processo. Digo isso, pois existe a possibilidade de que você encontre resistência no início, por parte, tanto daqueles que ocupam cargos de gestão, como até mesmo dos demais colaboradores, que já estão acostumados com uma gestão menos participativa. José Roberto de Marques, colunista do portal IBC -Instituto Brasileiro de Coaching, deu as seguintes razões para implementação da liderança compartilhada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (214 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com