TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coaching

Por:   •  30/3/2015  •  Artigo  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  975 Visualizações

Página 1 de 2

Mas o que seria, então, o coaching?

De acordo com o Instituto Brasileiro de Coaching - IBC (2012), o coaching pode ser definido como um processo de autoconhecimento e descoberta voltado para a vida pessoal e profissional do indivíduo. O processo decoaching envolve o profissional que conduz o processo, conhecido como o coach, e a pessoa que está participando do processo, ou seja, o cliente, conhecido como coachee ou cliente. Ambos firmam uma parceria para a realização e o alcance de metas em curto, médio e longo prazo.

É acompanhar a pessoa durante todo o processo de mudança até que ela atinja suas metas, adquira novos conhecimentos, mude áreas importantes de sua vida, o processo de coaching envolve o comprometimento e apoio de uma pessoa com o objetivo de melhorar o seu desempenho e promover o desenvolvimento do indivíduo, visando determinados resultados, que podem estar relacionados à sua vida pessoal e profissional.

Coach quando este termo passou a ser utilizado? O uso do termo coach no contexto organizacional e empresarial aconteceu a partir dos anos 1950, para designar principalmente o desenvolvimento de habilidades de gerenciamento pelas pessoas. No entanto, o termo ganhou maiores proporções e passou a se referir a mudanças de habilidades no contexto pessoal, mas que poderiam influenciar as habilidades profissionais . Entretanto, a partir da década de 1980, o termo ganhou maior proporção nos contextos pessoais e no contexto empresarial e organizacional. Foi apenas neste momento que o mundo dos negócios passou a dar maior importância ao tema. Mas quais foram as mudanças que aconteceram no mundo organizacional e dos negócios neste momento?

Entre as décadas de 1980 e 1990 surgiu o modelo moderno de organizações. Este modelo surgiu com o advento da revolução da informática e da rapidez da informação. Quais as principais características deste modelo? Este modelo se caracteriza por ser extremamente flexível e dinâmico. A habilidade de adaptar-se rápido às mudanças foi extremamente importante para que as organizações sobrevivessem a este novo ambiente. Vamos refletir um pouco sobre quão intensas foram as mudanças no mundo:

Este fenômeno pode ser chamado de globalização. A tecnologia da informação tornou o mundo muito instável e dinâmico a tecnologia da informação tornou o mundo muito instável e dinâmico.

Todas estas mudanças influenciaram enormemente a forma de compreender a importância e a necessidade de se investir nas pessoas e no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Diante disso, o coaching emerge como uma ferramenta extremamente poderosa da gestão organizacional. Ela passa a envolver e a integrar o planejamento estratégico entre áreas da organização, com destaque para o setor de pessoas na organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (162.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com