TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Coach Carter

Pesquisas Acadêmicas: Filme Coach Carter. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2013  •  1.692 Palavras (7 Páginas)  •  3.652 Visualizações

Página 1 de 7

Filme: Coach Carter – Treino para a vida

Esse filme é baseado na história de Ken Carter, um treinador de basquete do colégio Richmond, uma escola da periferia da Califórnia, que desejava transformar a vida de seus alunos com o esporte e a educação.

Mas o desafio era grande, o time não jogava como antes e estava sempre perdendo. Os jogadores eram briguentos, sem nenhuma disciplina e regras, mas Carter acreditava que podia muda-los, transformá-los em pessoas melhores. O basquete não deveria ser uma desculpa para estar na escola e sim uma diversão, uma conquista em estar no time. Com isso Carter decide colocar regras, confrontando a escola, alunos e pais, mostrando a eles que se quisessem jogar, continuar no time, deveriam tirar boas notas e deveriam ter disciplina. O treinador fez com que esses garotos começassem a perceber um mundo diferente, com a possibilidade de irem para faculdade e se tornarem profissionais. Esses meninos acabam descobrindo seus potenciais e aprendem o que é ser equipe, aprendem a conviver um com os outros, ajudam o próximo, ganhando e perdendo como na realidade.

Análise do filme com foco na matéria estudada em Comportamento Organizacional

Carter era um líder nato, gostava de desafios e isso não impedia de querer trabalhar mais, confrontar as pessoas para o que se acha que é melhor. Por gostar de pessoas ele acreditava que todas podiam desenvolver seu potencial e por em pratica, mas eles precisavam se conhecer para que pudessem fazer diferença. Carter começou a mostrar para os meninos o potencial, fez com que os garotos chegassem ao limite do corpo, da mente e da alma, percebendo que o esforço não é em vão. (Transformando indivíduos em membros de equipe)

Faz uso de um recrutamento e seleção dos alunos que já eram parte do antigo grupo e a partir disso estabelece uma média escolar, que sentem na primeira fileira, compareçam a todas as aulas para que eles possam permanecer e treinarem na equipe. (Seleção x Treinamento)

O treinador ainda conseguiu empenhar todos os papéis básicos na equipe, fornecendo a formação do time, suas táticas de jogo, idéias inovadoras, táticas com nomes próprios, inovando jogadas que eram conhecidas no basquete (produtor, organizador, assessor, promotor, criador, articulador) e ao defender seu time contra a mídia, examinar outros times que iriam jogar, suas condições, táticas e resultado em jogo e estabelecendo metas e regras para o seu time (conselheiro, mantenedor e controlador). Papéis Básicos na Equipe.

Carter era transparente, não tinha medo de falar o que achava, nem de por regras, de causar um revolução ou de perder os garotos, ele trabalhava o processo de feedback com todas as pessoas. “O que você faz bem, o que você não faz e o que pode fazer”.

Podemos comparar o basquete com uma organização. Carter ao testar os jogadores soube suas posições no jogo. Na empresa os lugares a serem ocupados sevem ser preenchidos por pessoas que possuem competência ao cargo. Estrutura do grupo/Percepção de Papel.

Carter podia exigir resultados, pois sabia que era possível. Como foi aluno na mesma escola em que da aula, passou pelas mesmas situações daqueles garotos. Foi um brilhante jogador e conseguiu dar a volta por cima, conseguiu estudar e se tornar um empresário.

Quantos líderes que vemos nas empresas que elaboram estratégias maravilhosas, mas não sabem como executá-las. O líder precisa dar a direção, mostrar que é possível e que está com a equipe em todo o processo, caso contrário, a credibilidade do líder começa a cair e seus funcionários não o seguem. Por isso o Coach Carter foi um exemplo de líder, estava com sua equipe o tempo todo, dando direções, colocando regras, punindo e observando cada um e o jeito de viver. Líder precisa ser um exemplo, e nesse filme mostra o excelente líder que é Ken Carter.

Podemos citar que, dentro do aspecto organizacional, podemos destacar que, o treinador Cárter fez uma organização dentro do time separando os jogadores por suas afinidades esportivas, e determinando certa organização dentro dos horários de treinamento, nos quais eram divididos em treino físico e corporal no inicio e após isso era treino com bola, ensinando-os técnicas de basquetes, desta maneira, exigiu que os jogadores que não estivessem dispostos a cumprir tais regras e organizações pré-determinadas, poderiam se retirar do time gerando assim uma disciplina organizacional entre os jogadores. Normas de Grupo (de Desempenho)

O Senhor Carter exigia que sua equipe se vestisse com ternos e gravatas nos dias de jogos, que não humilhassem seus adversários na vitória nem respondessem ao nível na derrota, também proibiu que seus companheiros de equipe se chamassem de “negros”, pois alegava que isto não era um nome apropriado pra um colega de equipe e apenas se desrespeitavam usando uma palavra dessas. Normas de Grupo (de Aparência)

O técnico conseguiu usar seu planejamento pré-determinado usando de técnicas de organização, nas quais ele exigia dos jogadores as habilidades técnicas, que eram habilidades esportivas do basquete, a habilidade humana que trabalhassem em conjunto, um motivando o outro, respeitando-os, e também usando a habilidade conceitual que os jogadores, ao longo do tempo foram se conhecendo mais, se interagindo, tornando se parceiros de quadra e amigos de vida.

O treinador dirigiu de tal forma o time de modo que os jogadores que a principio não aceitavam como treinador porque ele chegou impondo regras e obrigações que eles não estavam acostumados a seguir, mas como o passar do tempo foram adquirindo confiança nele e seguindo suas regras não como uma obrigação, mas sim percebendo que para o bem da equipe era preciso trabalhar juntos, para alcançarem seus objetivos. (Estilo de Liderança)

Podemos destacar que perante o controle do time, o treinador Cárter, a primeiras instancias, não teria conseguido controlar seu time de maneira correta e incisa, tendo conseguido somente controlar o desempenho dos jogadores dentro de quadra, mas não fora de quadra, ou seja, dentro da sala de aula, pois os professores se mostravam de certa maneira, irredutíveis em relação à questão de ter que prestar contas das notas dos jogadores a um treinador de basquete, deixando de certa forma que o planejamento do técnico fora de controle, porém quando ele se deparou com os boletins escolares dos jogadores, resolveu adotar outro método de controle que podemos comparar com o controle burocrático, que e aquele controle que é direcionado os esforços individuais apenas na realização das atividades necessárias e importantes aos jogadores e ao planejamento do treinador, diante disto, o treinador resolveu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com