TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coaching e Mentori

Por:   •  2/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.445 Palavras (6 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 6

TIPOS DE COACHING

A princípio, o coaching encontra-se dividido em três áreas: Coaching Emocional; Coaching Pessoal e Coaching Profissinal. No entando, o coaching é considerado uma ferramenta flexível podendo ser adaptado em variados nichos e subnichos:

  • COACHING EMOCIONAL

Enfatiza que a educação e a saúde emocional é tão importante quanto qualquer outra área da educação, na qual as emoções do ser humano reflete em seus relacionamentos e atividades no trabalho, no âmbito familiar e afins. Sendo assim, o Coaching Emocional trata de conduzir um caminho proporcionando uma maior e melhor naturalidade na vida e libertade interior resultando em benefícios como: Transformar frustrações em aprendizados e compreensões; Eliminar os bloqueios ocultos que dificultam determinadas ações; Eliminar bloqueios ao alcance de objetivos pessoais e profissionais, e assim por diante. Como nichos do Coaching Emocioal podemos citar: Coaching para Traumas;Coaching para Dependentes Químicos;Coaching para Depressão; entre outros.

  • COACHING PESSOAL

Pretendem prover o indivíduo fazendo com que os mesmos sintam-se realizados, equilibrados, conseguindo assim atingir suas metas e objetivos traçados. Possue técnicas e metodologias que visam potencializar habilidades natas e desenvolver outras, com o objetivo de melhorar o desempenho pessoal e profissional, ou seja, um processo que pode ajudar em questões profissionais mas que possue bases e princípios voltadas nas realizações pessoais do individuo. O procedimente do Coaching Pessoal desperta no cliente a consciência das mudanças de hábitos e comportamento necessárias, apoiando o cliente a buscar soluções para suas angústias, diferente dos psicólogos ou psiquiatras que trabalham com a cura dos problemas emocionais. Assim, como exemplos de nichos da área do Coaching Pessoal temos: Coahing de Vida; Coaching de Relacionamento, Coaching para Emagrecimento, Coaching Financeiro, Coaching Familiar, entre outros.

  • COACHING PROFISSIONAL

É aplicado tanto no âmbito corporativo como em nível profissional e pessoal, ou seja, atente as organizações na busca de talentos, no intúito de alcançar a excelência profissional, como também atende na busca pela satisfação e realização do profissional, cujos resultados refletem na vida pessoal. Tem como finalidade proporcionar ao coachee (cliente) uma qualidade de vida, otimizando seu tempo, equilibrando proporcionalmente com suas atividades pessoais e profissionais. Ademais, faz com que os coachees atinjam o melhor de suas competências, otimizando o desempenho profissional, além de mostrar um caminho de autodescoberta e autoconhecimento, fazendo com que eles reconheçam suas potencialidades e capacidades. Como exemplos de nichos de Coaching Profissional mais utilizado no âmbito empresarial, temos:

  • Coaching Executivo: É voltado para as pessoas que ocupam cargos de líderes e gestores com alto poder de decisão, situados nos níveis superiores das organizações. Pode ser contratado pela corporação, geralmente um diretor, ou diretamente por um executivo que queira aperfeiçoar habilidades ou alavancar em sua carreira. Tem como objetivo desenvolver liderança, competências de gestão, melhorar as relações interpessoais,  facilitar a aprendizagem e desenvolvimento de “talentos” em negócios, levando ao aumento da produtividade da organização como um todo, atingindo resultados através de uma parceria triangular entre organização, executivo e coach. Assim, no intúito de maximixar talentos, o coaching executivo libera o potencial do cliente, através de uma ação proposital e consciente, fazendo com que o mesmo tenha um alto desempenho de dentro para fora, através dessa deliberação. De acordo com o artigo de José Roberto Marques; (2012), foi realizado uma pesquisa feita pela PUC – Campinas, com 10 executivos que passaram por processo de Coaching, na qual apontou que 100% aperfeiçoaram a capacidade de ouvir, 80% melhoraram a flexibilidade, 90% melhoraram a produtividade, 80% se mostraram mais abertos as mudanças organizacionais e 70% deles conseguiram melhorar o ambiente e os relacionamentos no trabalho.

  • Coaching de Negócios: É destinado para corporações que independente do seu tamanho, seja de pequeno, médio ou grande porte, visam o desenvolvimento de seus colaboradores e buscam impactos positivos, em especial no curto e médio prazo, sendo um dos papeis fundamentais do Coach nessa área, auxiliarem na definição de objetivos, metas e ações estratégicas para o negócio. Assim, o Coaching de Negócios é aplicado para empreendedores, individuais ou em sociedade, que: desejam abrir algum negócio, na qual o Coach utiliza técnicas e ferramentes os direcionando nas tomadas de decisões e ordenando e esclarecendo ideias quanto a viabilidade e o sucesso do negócio que desejam empreender; os que já possuem um negócios mas encontram-se insatisfeitos com os resultados obtidos, sendo o Coach responsável por aplicar um treinamento atingindo o desenvolvimento dos colaboradores da organização como um todo, melhorando assim os aspectos profissionais; e para empreendedores que estão no processo de tomada de decisão mas que possuem dúvidas quanto a que rumo seguir em seu negócio, na qual o Coach atua no clareamento de ideias e de melhores estratégias para a continuação do negócio através da entrada de novas áreas de mercado, ou até mercados não explorados, formação ou descontinuidade de parcerias com outras empresas e fornecedores, entre outras situações.
  • Coaching de Carreira: Este processo pode ser contratado tanto por uma corporação como por uma pessoa que esteja com algum tipo de dúvida ou insatisfação em relação a sua carreira, seja ela iniciada ou não. Sendo assim, pode ser aplicado em momentos como: sucessão ou promoção, onde ocorre um processo de planejando na qual o Coach porporcionará ao cliente uma maior segurança, imparcialidade e um adequado ponto de vista; treinamento de novas habilidades e competências para a busca ou candidatura de uma posição mais elavada na hierarquia organizacional, na qual o Coach proporcionará ao coachee à identificação e o desenvolvimento dessas habilidades requeridas; mudança de emprego, cargo ou atividade, cujo o Coach auxilia na análise dos riscos e resultados de tal decisão a ser tomada; e na situação de perda de rendimento, falta de foco e motivação, sendo essa a situação mais comuns a serem demandadas ao Coaching de Carreira, no qual os mesmos auxiliam na mudança dessas situações, obtendo resultados visíveis em curto prazo, sendo o maior desafio a manutenção desses novos resultados alcançados pelo coachee. Portanto, o Coachhing de Carreira está ligado ao Coaching de Vida uma vez que as técnicas e ferramentas de ambos visam a satisfação pessoal e profissional como um todo.
  • Coaching de Equipe: É uma abordagem que tem como foco o contexto no negócio de uma empresa e de um dado time (departamento) formado por 3 à 20 integrantes, embora existam as excessões. Assim, o Coaching possui a missão de equilibrar personalidades diferentes, no o intúido de que colaborem umas com as outras para que se atinjam o objetivo final. Ademais, os métodos e ferramentas do Coaching em Equipe pode proporcionar benefícios para a organização como: alta performance e produtividade, no qual o processo ajuda a extrair o máximo desempenho, resolver conflitos, otimização do tempo, e estimular o desenvolvimento da criatividade; aumento da motivação e do comprometimento; na qual permite total influência entre os integrantes da equipe, cujo a motivação de um integrante contagia o outro e assim por diante; e uma comunicação efetiva, na qual o Coach faz com que exista uma harmonia na relação entre os integrantes da equipe, não misturando questões pessoais e respeitando o lado pessoal de cada colega. Além desses benefícios citados os membros da equipe podem desenvolver maior clareza e convergência sobre como chegar aos resultados que devem alcançar; ampliam a capacidade de ver e interpretar os acontecimentos do ambiente; desenvolvem maior consciência de como cada um contribui para a situação que estão vivenciando; fortalecem a autoconfiança e confiança no grupo; adquirem novos comportamentos e padrões de resposta para a equipe; desenvolvem capacidade de diálogo aberto e transparente, mesmo em questões difíceis.
  • Coaching de Liderança: É um processo estruturado focado em desenvolvimento e formação de líderes, visando adquirir novas habilidades técnicas de gestão, e potencializar o desenvolvimento das já existentes. Sendo assim, o Coaching proporciona ao líder técnicas e ferramentas de desenvolvimento humano, ou seja, ele estará munido de conhecimento para aprimorar as habilidades e capacidades de seus liderados, e eliminar barreiras e crenças limitantes que podem estar impedindo o alcance efetivo dos resultados. Além disso, proporciona também um melhor planejamento estratégico, definição de metas e objetivos, gestão de tempo, definição de planos de ação, maior foco, trazendo assim resultados satisfatórios em um menor intervalo de tempo.
  • Coaching de Performance: É um processo que tem como objetivo auxiliar no autodesempenho, autodesenvolvimento, autoconhecimento e conscientização sobre a auto responsabilidade no crecimento profissional. Possui o objetivo de “soltar” as habilidades naturais dos profissionais, ou seja, o profissional identifica e remove os bloqueios e barreiras, chegando em uma elevada melhoria de suas capacidades, habilidades e competências, aumentando, consequentemente, a produtividade, chegando então ao trabalho de alta performance. Assim, algumas habilidades que dificultam a performance do profissional e que são analisadas e trabalhadas pelo processo de Coaching da Performance são: distração, rigidez frente às mudanças, indisciplina, centralização, não conseguir dizer “não”, lidar com prioridades, perfeccionismo, entre outros.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (189.7 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com