TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comente a ISO. Significado. Propósito. Composição.

Por:   •  16/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.130 Palavras (13 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 13

                                                                                 [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

ISO Série 9000

  1. Comente a ISO. Significado. Propósito. Composição.

Em sua abrangência máxima o ISO 9000 engloba pontos referentes à garantia da qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados; objetivando a satisfação do cliente pela prevenção de não conformidades em todos os estágios envolvidos no ciclo da qualidade da empresa.

As normas ISO 9000 podem ser utilizadas por qualquer tipo de empresa, seja ela grande ou pequena, de caráter industrial, prestadora de serviços ou mesmo uma empresa governamental.

Organização Internacional para Normalização (International Organization for Standardization) localizada em Genebra, Suíça. ISO é uma palavra grega que significa igualdade.

Propósito: Desenvolver e promover normas e padrões mundiais que traduzam o consenso dos diferentes países do mundo de forma a facilitar o comércio internacional.

A ISO 9000 - versão 2000 estabeleceu, como pilares fundamentais, os oito princípios da gestão da qualidade, em torno do qual a norma está desenvolvida.  São eles: Organização focada no cliente; Liderança; Envolvimento das pessoas; Enfoque no processo; Enfoque de sistema de gestão; Melhoria contínua; Enfoque factual para a tomada de decisões; Relacionamento com fornecedores visando o mútuo benefício.

  1. Cite os documentos típicos do Sistema de Gestão da Qualidade da norma ISSO série 900º e explique suas finalidades.

Os documentos são divididos nos níveis tático, estratégico, operacional, operacional normativo e operacional de comprovação. No nível tático os documentos são os procedimentos documentados que indica o que, quem, quando, onde e como a organização faz seu processo de trabalho no nível gerencial e o plano de qualidade que indica a aplicação específica do SGQ para cada grupo. No nível estratégico o documento é o manual da qualidade, que indica o que a organização faz. Já no nível operacional normativo, os documentos são as instruções de trabalho, que indicam o que, quem, quando, onde e como a organização realiza seu processo há nível de execução. No nível operacional de comprovação os documentos são os registros que consistem na tarefa de registrar a qualidade obtida e possibilitar a recuperação dessas informações.

  1. O que são documentos normativos e documentos comprobatórios.

Documento normativo é um Documento que estabelece as regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, envolvendo normas, especificações técnicas, códigos de práticas e regulamentos, já documentos comprobatórios são aqueles que registram eficazmente o resultado da aplicação dos documentos normativos.

  1. A norma ISSO 9001 é estruturada em blocos, cite os principais requisitos e a finalidade de cada um:

Os quatro blocos são:

Bloco 1: Responsabilidade da direção: onde é delimitado a responsabilidade da alta direção.

Bloco 2: Gestão de recursos: identificar e fixar condições para a direção provir de todos os recursos necessários.

Bloco 3: Realização do produto: Estabelecer os requisitos para a atividade fim da organização, desde o planejamento, execução até o monitoramento.

Bloco 4: Medição, análise e melhoria: estabelecer requisitos para medição, análise e melhoria de todo os processos na organização.

  1. Quais são as limitações da Norma ISO série 9000?

A Norma ISO série 9000, possui algumas limitações que são:

  • A simples implementação não garante o sucesso no mercado internacional;
  • Não são soluções  para todas as deficiências da empresa;
  • Não garante a sobrevivência de uma empresa;
  • Não elimina a necessidade de inspeção por parte dos clientes.
  • Uma de suas limitações também é o excesso de documentação, o que pode atrapalhar no processo de qualidade da empresa, e outro fator importante é que sua implantação pode se tornar um processo caro para a empresa.

  1. Normalização Técnica no Brasil. Comente.

No Brasil, há dois órgãos que tratam do assunto “Normalização Técnica” em âmbito nacional: INMETRO – Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. O INMETRO é vinculado ao Governo Federal; ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Entidade de natureza privada, responsável pela operacionalização da normalização técnica no Brasil, através dos seus vários Comitês Brasileiros de Normalização Técnica – CBs. O CB 25 é o Comitê que se ocupa do assunto Gestão da Qualidade.

As normas da família ISO 9000, a partir da revisão 1994, passaram a receber o mesmo registro em ambas as entidades, mantendo-se a numeração original acrescentando-se o prefixo NBR.

  1. Por que a qualidade é por natureza uma função sistêmica?

A qualidade é uma função sistêmica, pois influencia todas as outras funções da empresa e é influenciada por todas elas, precisando assim de um sistema para que funcione bem. Este é chamado de Sistema de Gestão da Qualidade, que é o conjunto de regras escritas que organizará funcionamento eficiente e eficaz da Função Qualidade na empresa.

  1. Fale sobre o manual da qualidade.

O Manual da Qualidade é o documento normalmente utilizado para fazer a “costura” do sistema. É o documento de mais alto nível, ou seja, deve consolidar as diretrizes estratégicas, é um livro onde cada empresa demonstra aos seus clientes e às partes interessadas a forma com que ela gerencia o sistema como um todo. Imagine que se um cliente deseja saber mais sobre a sua empresa, para poder decidir se confia nela ou não, a princípio, ele irá conhecer a Política da Qualidade. Se a Política lhe interessar, então, ele deve recorrer ao Manual da Qualidade, que irá fornecer todos os detalhes do sistema de gestão da qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (194.1 Kb)   docx (40.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com