TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comercio Exterior: ANÁLISE E LEVANTAMENTO DO PERFIL DA EMPRESA DUCOCO

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.046 Palavras (29 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 29

[2]

1.INTRODUÇÃO

O que veremos a seguir s‹o dados obtidos de um grupo brasileiro, que atua no mercado desde 1982 no setor aliment’cio, e Ž composto por mais de 1700 funcion‡rios distribu’dos pelas fazendas, pelas suas f‡bricas e escrit—rio, produz, alŽm de derivados de coco, linhas de sobremesas, achocolatados e refrescos em p—, sob as marcas Ducoco, Menina, Frutop e Chomax. Ao todo s‹o 127 produtos em seu portf—lio. Veremos tambŽm como funciona toda a parte de Exporta ‹o e Importa ‹o, as principais atividades da empresa, sua estrutura de comercializa ‹o no mercado interno, dados do mercado e a identifica ‹o de parceiros tanto no mercado interno como no mercado externo.

O nosso produto foco Ž a ‡gua de coco Ducoco 1lt, sendo assim foi efetuado uma minuciosa pesquisa de mercado diante dos dados relacionadas no sum‡rio, com o intuito de analisarmos todas as quest›es no que se diz respeito ao nosso produto foco e assim tra armos novas estratŽgias para o crescimento geral do produto, tanto em vendas, visual mas principalmente na qualidade. Vamos verificar tambŽm como funciona o fornecimento de insumos/matŽria-prima/componentes, exig ncias internas para a exporta ‹o e exig ncias para a importa ‹o do produto no mercado-alvo que neste caso Ž a AmŽrica do Norte.


[3]

2. ANÁLISE E LEVANTAMENTO DO PERFIL DA EMPRESA DUCOCO.

2.1. DADOS:

A empresa cuja raz‹o social Ž Ducoco Produtos Aliment’cios S/A, tendo o seu nome fantasia DUCOCO, inscrita no CNPJ: 09.426.032/0001-28 e IE: 06.822452-4, situada na Av. Anast‡cio Braga n¼2776, Bairro Cacimbas/ CEP: 62.500-000-Itapipoca-CE, telefone: (88) 3631-5803, disp›e de home page nos idiomas: Ingl s e Portugu s trabalham com a natureza jur’dica 205-4 (Sociedade An™nima Fechada) cujo presidente Ž o senhor Marcos Rosa.

A empresa possui 1.700 funcion‡rios distribu’dos pelas 07 fazendas, 02 fabricas e escrit—rio. Localizadas no estado do Cear‡, as sete fazendas com seus 10 mil hectares de terras, sendo 4 mil de ‡rea produtiva-produzem anualmente 28 milh›es de frutos que s‹o retirados de cerca de 330 mil coqueiros h’bridos. Veja nos anexos algumas imagens das f‡bricas e fazendas Ducoco, figura 01.

• Hist—rico de Evolu ‹o:

A empresa Ducoco Alimentos e Bebidas nasceu em 1982 de uma planta ‹o de coco no interior do Cear‡. Nessa Žpoca, os frutos eram colhidos e transformados em coco ralado e leite de coco e depois vendidos como matŽria-prima para grandes indœstrias do Brasil como: NestlŽ, Copenhagen, Hershey, Bimbo Batavo para a fabrica ‹o de sorvetes, chocolates e biscoito industrializados.

Tr s anos mais tarde, em fun ‹o do reconhecimento da qualidade por parte dos parceiros industriais, a marca Ducoco foi criada com o objetivo de oferecer produtos diretamente ao consumidor final. Desde ent‹o, a marca investe em inova ‹o e qualidade para estreitar esse relacionamento.

Em 1997, a empresa adquiriu a marca Menina, fabricante de produtos a base de coco, e toda sua ‡rea agr’cola. Com a aquisi ‹o, a Ducoco ampliou consideravelmente a produ ‹o de coco e aumentou o volume de vendas e participa ‹o no mercado.

E foi dessa forma que a empresa mudou a raz‹o social para Ducoco Alimentos e Bebidas e tornou-se uma das maiores empresas do segmento de produtos a base do coco.

LINHA DO TEMPO

1982-In’cio das atividades da empresa com a inaugura ‹o da f‡brica de Itapipoca-CE.

1985-Entrada da marca Ducoco no varejo com as categorias de leite de coco e coco ralado.


[4]

1992-Primeira embalagem com janela transparente na categoria coco ralado. Aquisi ‹o

da empresa Cocos do Brasil e sua duas fazendas: Bonfim e Boa Esperan a-CE. 1995-Inaugura ‹o da f‡brica de S‹o Paulo (transferida para Linhares-ES em 2007). 1997-Aquisi ‹o da empresa Menina. 2000-Vencedor dos Pr mios Sial D’or e Abras. Primeira exporta ‹o da marca: leite de coco para Portugal. 2009-Lan amento da çgua de coco1 litro. 2011-Lan amento das novas embalagens da linha de leite de coco com tampa de rosca

e embalagens Tetra Park (caixinha) de 500 ml e 1 litro. Lan amento da nova embalagem metalizada da linha de Coco Ralado Ducoco,

que garante melhor conserva ‹o e qualidade do produto. 2012-Lan amento do îleo de Coco Ducoco. 2013-Lan amento do Isot™nico Ducoco Sport.

• Vis‹o-Miss‹o e Valores da Ducoco-Miss‹o: Um mundo de talentos comprovados, produzindo produtos de qualidade, gerando vantagens competitivas œnicas aos nossos clientes, capacitando a sociedade a superar seus desafios e criando valor de forma sustent‡vel; vis‹o: oferecer produtos de alta qualidade, por meio de constante inova ‹o, que levem praticidade ˆ vida dos consumidores e valores: excel ncia: Sempre fazemos o melhor poss’vel, buscando alcan ar e superar os mais altos padr›es conhecidos. Inova ‹o: Perseguimos constantemente o novo, com coragem para mudar sempre que necess‡rio; Respeito: Criamos relacionamentos duradouros com colaboradores, clientes, fornecedores, comunidades e consumidores e Žtica: Somos corretos nas nossas atitudes e respeitamos princ’pios morais para alcan armos nossos objetivos.

OBJETIVOS ESTRATƒGICOS Se tornar refer ncia na fabrica ‹o e comercializa ‹o de produtos derivados de coco, e superar as expectativas dos nossos clientes.

Os pontos fortes da Ducoco, com certeza Ž sua busca incans‡vel em fazer a diferen a em todos os sentidos, buscando a satisfa ‹o de colaboradores, fornecedores, clientes e consumidores finais, j‡ os pontos fracos da Ducoco, Ž o fato de ter havido um aumento nos valores de devolu ‹o em tr‰nsito para a empresa, mostrando inefici ncia log’stica, ou algum problema relacionado aos clientes, pois devolu ‹o trata-se de, em grande parte, problemas log’sticos ou comerciais com clientes.

A expans‹o da linha de ‡gua de coco na f‡brica de Itapipoca, no Cear‡, e a constru ‹o da mais nova f‡brica “compacta” em Juazeiro na Bahia, que foi desenvolvida especificamente


[5]

para capta ‹o da ‡gua de coco, com o objetivo de minimizar o custo com o frete e estar mais perto do produtor. A Ducoco Alimentos planeja estar operando com mais tr s novas f‡bricas desse tipo-na Para’ba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, com investimentos em torno de R$ 9 milh›es. “O nosso objetivo Ž estar presente nos principais p—los de produ ‹o de coco verde no Brasil”, assume o presidente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.2 Kb)   pdf (819.7 Kb)   docx (577.4 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com