TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Realizar Mudanças Organizacionais e Profissionais

Pesquisas Acadêmicas: Como Realizar Mudanças Organizacionais e Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 6

Como Realizar Mudanças Organizacionais e Profissionais

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças” Charles Darwin

Muitas das transformações que poderão levar uma empresa a se tornar um negócio próspero e lucrativo esbarra na dificuldade de mudar. Deixar a condição de amadora e se tornar uma empresa profissional e moderna, capaz de atender às novas demandas de clientes e do mercado é o grande desafio das organizações modernas do século XXI. Motivar-se para esta tarefa, saber como e o que fazer são perguntas presentes. A questão crucial que se coloca é: Como realizar estas mudanças?

Há milhões de anos os primatas tiveram de tomar uma decisão crucial em suas vidas, e que iria mudar a história das espécies. Segundo a teoria evolucionista, estes seres viviam em árvores, locais seguros de predadores, e de farta alimentação, necessária a sua sobrevivência. Com o passar do tempo, a população de primatas foi aumentando e a escassez resultante deste processo tornou impossível sua vida em árvores. Alguns destes seres tiveram que mudar de ambiente e se arriscar numa aventura em busca de novas oportunidades.

A mudança para as estepes e planícies resultou na necessidade de mudanças de hábitos e habilidades sem as quais seria impossível sobreviver. Eles tiveram de aprender a construir ferramentas e buscar estratégias de sobrevivência. Estas mudanças possibilitaram uma evolução fazendo com que os seres que desceram das árvores e se arriscaram evoluíssem, dando origem à espécie humana. Os primatas que se recusaram a mudar, por medo, comodismo ou falta de inteligência não conseguiram evoluir e são nossos parentes distante atualmente... Os macacos!

Hoje, com as exigências de um mercado cada vez mais competitivo, e as empresas de sucesso mostrando todo o vigor e profissionalismo só resta dois caminhos a serem seguidos: permanecer como está e se condenar ao ostracismo empresarial e profissional, ou mudar rumo a modernização e ao sucesso.

A exemplo dos primatas, muitas empresas encontram-se em situações inadequadas de sobrevivência, cujas principais limitações que se apresentam são:

• Métodos de gestão tradicionais e obsoletos.

• Inexistência de uma carteira de clientes.

• Falta de foco de mercado.

• Falta de uma marca consolidada.

• Baixo networking.

• Poucos acordos de parceria.

• Fraco conhecimento do mercado.

• Inexistência de estratégia competitiva

Tendo em vista esta realidade, torna-se essencial buscar novos comportamentos de mercado, desenvolver estratégias e implantar um sistema de marketing que possibilite a transformação da empresa amadora em uma organização profissional, moderna e lucrativa. Para isto é necessário operar uma mudança significativa.

Cabe aqui uma reflexão sobre todo processo de mudança: ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS?

Podemos buscar inspiração em uma metáfora, a história de Águia e seu processo de mudança.

A HISTÓRIA DA ÁGUIA

“A águia é um exemplo vivo para o homem, pois é uma ave que possui a maior longevidade de sua espécie, chegando a viver setenta anos.

Mas para alcançar esta idade, por volta dos trinta e cinco anos ela tem que realizar um processo de mudança, do contrário não poderá sobreviver.

Nesta fase, ela está com as unhas compridas e flexíveis, e não consegue mais agarrar as presas das quais se alimenta. Seu bico muito alongado e pontiagudo está curvo, dificultando sua alimentação. Suas asas, envelhecidas e pesadas dificultam seu vôo.

A águia tem duas alternativas, e tem de tomar uma séria e difícil decisão: morre, ou enfrentar um doloroso processo de renovação que irá durar cento e cinquenta dias.

Quando resolve lutar por sua sobrevivência, ela inicia um processo que consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma pedra até conseguir arrancá-lo.

Em seguida, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E assim, após este dolorido processo que dura cinco longos meses sai para um formoso vôo de renovação, para viver então mais trinta e cinco anos de sua vida.

Em nossa trajetória profissional é preciso parar de vez em quando e refletir sobre os caminhos que estamos trilhando. Às vezes temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação pessoal e profissional. Para que possamos continuar nossa carreira rumo ao sucesso, devemos nos desprender de costumes, paradigmas e velhos hábitos que limitam nossa vida e nosso trabalho.

Assim, livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que a renovação sempre nos traz”.

Operar um processo de mudança organizacional e profissional exige a superação de quatro desafios principais:

• Conhecer todo o processo.

• Obter os recursos necessários para operar este processo.

• Superar as resistências internas.

• Vencer a barreira motivacional.

Desafio 1 - Conhecendo o processo

n Definição de objetivos – nesta etapa é necessário determinar os objetivos principais e as metas intermediárias a serem alcançadas, juntamente com um cronograma de tarefas para a execução de cada etapa.

n Difusão de informações – difunda as informações relativas ao processo de mudança entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com