TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas Organizacionais

Artigos Científicos: Estruturas Organizacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2013  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  1.259 Visualizações

Página 1 de 6

O Processo de Organização

Organizações gigantescas não foram criadas em um único dia. A maioria das organizações nasce com uma forma e depois evolui para outra forma a medida-se que cresce, reduz-se ou modifica-se.

Considere o caso de uma programadora que se desenvolve um novo pacote de aplicativos para computadores pessoais. Ela começa a escrever o código e a preparar copias do material em seu computador domestico pela manha; tenta vendê-las à tarde. No sábado, ela atualiza seus registros e, no domingo, trabalha em novos desenvolvimentos.

Suponhamos, entretanto, que seu novo circuito seja um breakthrough real e que ela tenha dificuldade para realizar todas essas atividades, finalmente, ela procura ajuda. Contrata um vendedor e um contador em regime de meio período, o que lhe permite mais tempo para produção e criação. As vendas continuam a expandir-se; logo ela sai de sua casa e se transfere para um pequeno escritório. O vendedor e o contador tornam-se empregados em período integral, e ela também contrata um assistente de produção.

Em alguns anos, a programadora pode estar encarregada de dois gerentes de vendas, que supervisionam cada um, oito representantes de vendas. Ela também pode ter instalações mais amplas e varias dezenas de funcionários de produção, além de um gerente de produção, um contador em tempo integral e um gerente de pessoal. A essa altura, o escopo de operações da programadora expandiu-se, do esforço de uma única pessoa para uma organização plenamente desenvolvida.

Cada um dos passos que a programadora da ao longo do caminho, por exemplo, criar novas tarefas, agrupa-las sob novas funções administrativas e delegar autoridade a esses gerentes, faz parte do processo de organização. Além do mais, ela jamais poderá verdadeiramente encerrar o trabalho de organização. Novas circunstancias, oportunidades e ameaças sempre farão que ela modifique e ajuste sua organização para enfrentar a competição de maneira mais eficiente.

Componentes e Conceitos Fundamentais de Organização

Desenhar tarefas e um componente básico. Conforme veremos, esse processo envolve determinar o melhor nível de especialização de tarefas a ser utilizado e agrupa-las em categoria significativas. Esse agrupamento, chamado de departamentalização, e necessário para facilitar a supervisão e a coordenação.

Autoridade e responsabilidade também devem ser definidas apropriadamente. Entre um gerente e aqueles que se reportam a ele, essas definições são realizadas por meio de delegação. Na organização inteira, o processo de definição dessas duas funções denomina-se descentralização.

Organizar para obter eficácia grupal e o quarto componente critico. Gerentes devem coordenar os esforços de algumas ou de muitas pessoas da organização. Características do gerente, daqueles que se reportam a ele, e a situação determinam aquilo que leva a eficácia grupal.

Finalmente, devemos dedicar atenção à gestão das funções de linha staff. Funções de linha usualmente são concebidas como aquelas que fazem parte da cadeia de comando direto que detém a responsabilidade de realizar as metas organizacionais. As funções de staff, em contraposição, são consideradas aquelas que ocupam funções consultivas, utilizadas principalmente para facilitar o trabalho dos gerentes de linha.

Estrutura Linear Staff

Vantagens:

• Agregar conhecimento novo e especializado a organização.

• Facilita a utilização de especialistas.

• Possibilita a concentração de problemas específicos nos órgãos de staff.

Desvantagens:

• Não são facilmente aceitas as funções exercidas pela unidade staff, criando dificuldades de coordenação interna.

• Unidades de staff incrementam a formação de “técnicos de gabinete”.

• Os membros dos órgãos staff não aceitam com facilidade as limitações dos cargos que lhe são pertinentes e tendem a exercer atividades próprias dos órgãos de linha

Estrutura Linear Staff

• Ligações com linhas verticais: órgão de execução, que está em linha com os demais.

• Ligações horizontais: órgão de aconselhamento, não tem poder de mando, assiste e apenas indica.

• Agregar as funções de assistência às funções de linha.

Sistemas Organização e Métodos

Departamentalização

Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais.

Nada mais é que as divisões da empresa, seus órgãos que compõem a estrutura base como departamento de compras, vendas e demais repartições, porém há critérios e considerações para criar esses departamentos, há uma linha a ser seguida para evitar confusões na estrutura e assim ser visualizada e respeitada de maneira simples e exposta na sua estrutura formal. É preciso decidir centralização e a descentralização das áreas de base e constituir a amplitude de supervisão

Não há departamentalização ideal, todos os tipos apresentam vantagens e desvantagens. É necessário no processo de departamentalização que é na verdade o processo de agrupar as atividades em divisões organizacionais buscar maneiras onde a eficiência e a eficácia sejam otimizadas.

Outro fator a considerar é o Humano não podendo esquecê-lo, pois será fundamental para o sucesso da organização, portando é importante à contratação de pessoas adequadas a homogeneidade da estrutura para uma maior sintonia em escala. Sempre falo nesse fator humano ele é importante em quase todos os aspectos que constituem a organização.

Segundo Fayol, “as estruturas organizacional caracteriza-se por uma cadeia de comando, ou seja, por uma linha de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com