TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas Organizacionais

Tese: Estruturas Organizacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  Tese  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  934 Visualizações

Página 1 de 7

Estruturas Organizacionais Estrutura organizacional é um meio utilizado pelas organizações para atingir eficientemente seus objetivos. Pode ser identificada pelo agrupamento de pessoas em departamentos e de departamentos na composição da organização. Ela é o instrumento administrativo resultante de identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas. Ao definir a estrutura de uma organização, o administrador deve estar atendo a alguns pontos principais a saber:  Hierarquia – resulta da distribuição de autoridade e responsabilidade. Pode ser resumida como a especialização vertical da organização;  Distribuição da autoridade e responsabilidade – consiste na distribuição de poder entre da organização dando origem aos níveis hierárquicos.  Cadeia de comando – são as linhas retas e diretas que levam a autoridade dos níveis hierárquicos mais altos até os mais baixos.  Departamentalização – é a especialização horizontal da organização baseada em critérios objetivos de homogeneidade, por meio dos quais são agrupadas pessoas em departamentos e departamentos na estrutura da organização.  Amplitude administrativa – também conhecida como amplitude de controle. Relaciona-se como o número de subordinados por chefia.

Tradicionalmente,existem três tipos básicos de estruturas organizacionais:

 Estrutura Linear

 Estrutura Funcional

 Estrutura Linha-Staff

Estrutura Linear

Trata-se da forma de organização mais antiga e mais simples. Ela encontra suas origens nos antigos exércitos e nas organizações religiosas.

Essas formas de estrutura possuem por principais princípios os seguintes:

 Autoridade linear – hierarquia da autoridade;

 Cadeia escalar – Linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinado;

 Comunicação Formal – Linhas de comunicação rigidamente estabelecidas.

Professor Rafael Barbosa

Administração Pública

Material 01

2 É PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br

Segundo Idalberto Chiavenato (2011), a estrutura linear possui as seguintes características:

 Autoridade linear ou única: autoridade única e absoluta do superior sobre o subordinado decorrente do princípio da unidade de comando. Essa autoridade é baseada na hierarquia, portanto, se restringe aos subordinados.

 Linhas formais de comunicação: A comunicação somente é feita por meio das linhas previstas no organograma. Isso faz com que cada gerente centralize a comunicação com os subordinados.

 Centralização das decisões: Existência de uma autoridade máxima que centraliza todas as decisões e o controle da organização.

 Aspecto Piramidal: Decorre da centralização, pois a medida que aumenta o nível hierárquico, diminui o número de cargos ou órgãos, formando um organograma verticalizado.

Como vantagens dessa estrutura podem ser mencionadas as seguintes:

 Estrutura simples de fácil compreensão – a simplicidade dessa estrutura reside no fato de haverem poucos órgãos;

 Clara delimitação das responsabilidades dos órgãos – Nenhum órgão ou cargo intervém na área alheia;

 Facilidade de implantação – facilidade no funcionamento, controle e manutenção da disciplina;

 Estabilidade – devido ao controle rígido e à centralização, a estrutura linear gera grande estabilidade no funcionamento da organização.

Como desvantagens merecem destaque as seguintes:

 Estabilidade e constância nas relações – Por ser uma estrutura estável, tende a levar a organização à rigidez e inflexibilidade, dificultando a inovação e adaptação da organização ao ambiente externo.

 Autoridade linear baseada no comando único e direto – Pode resultar em uma autoridade autocrática, o que dificulta a cooperação e iniciativa das pessoas.

 Excesso na função de chefia e comando – as chefias monopolizam todos os canais de comunicação e funcionam como gargalos na estrutura organizacional.

 Chefias generalistas – Devido à centralização do processo decisório, os chefes se tornam pessoas generalistas, pois todas as decisões devem por estes ser tomadas.

 Congestionamento das linhas de comunicação formais – Isso decorre da centralização das comunicações, pois todas devem passar pelo chefe, o que congestiona os canais de comunicação da organização.

Professor Rafael Barbosa

Administração Pública

Material 01

3 É PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br

 Comunicações lentas – Devido ao grande número de níveis hierárquicos, a comunicação se torna lenta e sujeita a distorções.

Em resumo, a estrutura linear é aquela organizada de forma simples e centralizada em torno de uma autoridade máxima, tendo por base o princípio da unidade de comando, o qual estabelece a autoridade (direito organizacional de exigir o cumprimento de ordens e execução de tarefas) e responsabilidade (dever ou incumbência de seguir ordens e executar tarefas).

Estrutura Funcional

Consiste na estrutura organizacional baseada no princípio da especialização por funções. Tal princípio separa, distingue e especializa cada uma das funções da organização.

A estrutura funcional é indicada para o desenvolvimento de atividades contínuas e rotineiras em que sejam utilizados recursos especializados. Como características dessa estrutura destacam-se as seguintes:

 Autoridade funcional ou dividida – Trata-se da autoridade do conhecimento. Cada subordinado pode se reportar a vários superiores, desde que esteja dentro da especialização dele. Com isso, nenhum superior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com