TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como a Logística Interfere nos Custos

Por:   •  16/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.736 Palavras (7 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - FEAC

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Elias Pereira Gonzaga

Girláine Cunha dos Santos

Leandro Moreira Rêgo

Lívia Emanuelle Farias da Silva

Lucas Jonathan Ferreira de Oliveira

Sidney Henrique dos Santos Agostinho

 Como a Logística Interfere nos Custos

Maceió- AL
2021

Elias Pereira Gonzaga

Girláine Cunha dos Santos

Leandro Moreira Rêgo

Lívia Emanuelle Farias da Silva

 Lucas Jonathan Ferreira de Oliveira

Sidney Henrique dos Santos Agostinho

 Como a Logística Interfere nos Custos

Trabalho produzido para a disciplina

de Gestão de Custos como requisito

para obtenção de nota, solicitado pelo

professor José Carlos Carvalho Silveira.

Maceió- AL
2021

Introdução

Como primordial fator preponderante em uma organização que depende de prazos para suas diligências, principalmente com os avanços tecnológicos a gestão de custo logístico, ferramenta que auxilia o gestor na tomada de decisão tem sido exigido em um ambiente cada vez globalizado e competitivo, tudo isso visando exclusivamente atender seus consumidores com excelência e qualidade .

A eficiência na produção e entrega de bens e serviços tem sido um desafio no Brasil não só pelo aspecto de sua extensão territorial, mas também pela escassez de tecnologia acessível e estratégias logísticas. Ter qualidade logística requer investimento pesado em todos os processos e reduzir custos otimizando seu estoque os torna competitivos mesmo com o comércio internacional as portas.

Demorou para que as empresas nacionais entendessem a importância na eficiência logística e que distribuir centrais nos principais estados regionais não só traria resultados positivos nas entregas como também aumentaria suas vendas.

No Brasil infelizmente nossa infraestrutura é muito precária, dependemos da ação público privada que em muitas vezes atende a interesses de grupos seletos, o que trava o desenvolvimento econômico no todo. Outros fatores que contribuem para a ineficiência logística Brasileira são a burocracia e os imbróglios tributários e isso aumenta respectivamente seu custo. Em um cenário em que o Brasil se apresenta no comércio internacional, conseguimos enxergar que, com esses gargalos, dificilmente seremos competitivos com países em que investe em infraestrutura como China, Índia ou até mesmo Peru, países que estão em desenvolvimento.

Comércio internacional e o custo Brasil

Podemos definir a Logística como um processo de planejamento e execução do eficiente transporte e armazenamento de matéria prima ou mercadorias desde o ponto de origem até o ponto de consumo, tendo como objetivo atender aos requisitos do cliente de maneira oportuna e econômica.

Diante disto, podemos destacar que a logística pode ser representada em formato de custos, quando se refere ao transporte, prestação de serviço ao cliente, armazenagem de estoques, gerenciamento de pedidos, empacotamento e a geração e divulgação de informações que permitem todo esse processo. Ou seja, todo funcionamento em si é um custo a ser tomado, pela geração de gastos a mais para empresa que trabalha com essa interação e transporte de vossas mercadorias até chegar ao destino, sendo este transporte local ou até internacional.

Com isso, como foi citado por Arviset al.(2016) Sobre o  comércio internacional, “os países em desenvolvimento ainda apresentam custos mais elevados que os países desenvolvidos”, isto podemos citar o Brasil e perceber que o custo Brasil é um grande problema  pela  corrupção, a burocracia excessiva, os desperdícios e os problemas com infraestrutura impactam diretamente sobre os preços do que é comercializado, tendo impacto também na forma que é transportada para o exterior pela falta de infraestrutura, pois é representado por um conjunto de dificuldades econômicas e estruturais, o Custo Brasil impacta diretamente no desenvolvimento e na manutenção da economia do país trazendo perdas significativas através da falta de investimentos, públicos ou privados, e pondo em xeque muitos segmentos que não conseguem exportar nem competir com produtos importados, mesmo sendo um produto barato, ainda sai mais caro em relação ao custo China por exemplo.

Quando o assunto é competitividade, o Custo Brasil traz dois fatores críticos: a carga de impostos e a Logística. Ambos compõem o maior desafio econômico para a estabilidade das relações comerciais, internas e externas, tão vitais para o desenvolvimento do país. Já sabemos, e sentimos no bolso, o quanto os impostos nos tiram a qualidade de vida. A carga tributária é muito alta e injusta, pois quem paga a maior parte é quem tem menos poder aquisitivo. Segundo a pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) “Quase 80% dos brasileiros que recebem até três salários mínimos por mês contribuem com 53% da arrecadação total no Brasil.”, isso se dá porque o sistema tributário brasileiro é focado no consumo e não na renda, no lucro e no patrimônio. Já a logística é tratada com irresponsabilidade.

O que parece é que da mesma forma que muitos consumidores não atentam para a relação do Custo Brasil com o preço que pagam diariamente, os governantes municipais, estaduais e federais não associam as deficiências logísticas, sejam no transporte de cargas ou de pessoas, com a baixa oferta de melhores serviços que representam ganho de competitividade e possibilidades de melhoria contínua através do retorno de impostos. Ou não enxergam isso ou os impostos não retornam como deveriam.

São muitos os pontos que podemos relacionar a situação da Logística com o aumento do Custo Brasil, mas nada explica de forma melhor do que o mapa de investimentos em estradas nos últimos anos que vemos pela qualidade do pavimento, já que os investimentos nas estradas brasileiras são precárias, e os responsáveis disto se decorre sobre o estado do pavimento, por todo aumento médio no custo do transporte no país. Ou seja, onde se tem pior infraestrutura logística, maior será o custo. Algo que podemos identificar como simples, mas também doloroso para todos que necessitam deste serviço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (437.2 Kb)   docx (338.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com