TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como obter produtividade numa fabrica de software segundo taylor

Por:   •  22/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 4

- Produtividade segundo Taylor 
Para Taylor a produtividade máxima se dá com: a especialização de cada funcionário dentro de uma função específica, política de incentivos através de metas de produção e benefícios ao trabalhador como: salários mais altos, jornada de trabalho reduzida e concessão de dias de descanso remunerados.
Com essas mudanças é possível observar benefícios para a empresa, como: produto final com qualidade superior, eliminação de desperdícios, redução dos custos e melhor gerenciamento de tempo

- O que é uma fábrica de software? Como obter produtividade?

Fábrica de software é a estrutura formada pelo conjunto de profissionais, recursos materiais, processos e metodologias para o desenvolvimento de softwares, sistemas e aplicações, englobando desde a análise de requisitos até a fase de manutenção.

Segundo Jones (1991), “Produtividade de software” implica em reduzir o tempo necessário para se desenvolver novos sistemas e programas, e implica em diminuir a quantidade de dinheiro que as empresas gastam com software. Já Demarco (1990, p.19), define que: “A produtividade tem de ser definida como benefício dividido pelo custo. O benefício é representado pelas economias em dólares e a renda do trabalho executado e os custos são o custo total, que inclui a substituição de qualquer empregado que seja utilizado para o esforço”.

Mas para Rezende (2005), produtividade é a relação entre os resultados obtidos e os recursos disponíveis consumidos. Deste modo, pode-se dizer que um software ou sistema teve produtividade obtida quando seu resultado (produto) com qualidade foi disponibilizado no tempo predefinido ou antes.

Existem várias definições para o termo produtividade de software porém todas estão relacionadas em aumentar a produtividade diminuindo o custo e trazendo benefícios para os clientes.

Segundo Fenton e Pfleeger (1998), a ideia de se comparar as entradas e as saídas são uteis para o desenvolvimento de software. Intuitivamente, o conceito de produtividade envolve o contraste entre o que entra em um processo e aquilo que é obtido na sua saída. Entretanto, segundo Sommerville (2003), não se deve utilizar as medições de produtividade para fazer julgamentos sobre a capacidade produtiva do desenvolvedor, pois isso pode comprometer a qualidade do produto.

Muito deve-se prestar atenção ao fator humano, que é um ponto importante ao se falar em produtividade. Demarco (1990) definiu que os principais problemas das empresas não são de natureza tecnológica, mas sim sociológica.  São muitos os fatores que têm influência sobre a capacidade produtiva do trabalhador como, por exemplo, ambiente de trabalho, motivação da equipe, rotatividade de pessoal, entre outros.

Assim como existem fatores que interferem na produtividade, também existem fatores que evoluíram e contribuem para o aumento da produtividade. São: melhores linguagens de programação, ferramentas que automatizam o desenvolvimento de sistemas, controle de engenharia de software (coleções de ferramentas, técnicas e controles).

- Metodologia do desenvolvimento de software

As metodologias de desenvolvimento de software servem para facilitar a tarefa e tornar o projeto mais simples

Modelo Cascata: também chamado de Clássico ou Linear, caracteriza-se por possuir uma tendência na progressão sequencial entre uma fase e a seguinte. Eventualmente, pode haver uma retroalimentação de uma fase para a fase anterior, mas de um ponto de vista macro, as fases seguem fundamentalmente de forma sequencial.

Modelo Iterativo e Incremental: foi proposto em resposta aos problemas encontrados no Modelo em Cascata. Nesse modelo, um processo de desenvolvimento divide o desenvolvimento de um produto de software em ciclos. Em cada ciclo de desenvolvimento, podem ser identificadas as fases de análise, projeto, implementação e testes. Na abordagem clássica, essas fases são realizadas apenas uma única vez. No Modelo de ciclo de vida iterativo e incremental, um sistema de software é desenvolvido em vários passos similares (iterativo). Em cada passo, o sistema é estendido com mais funcionalidades (incremental).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com