TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Requeridas para os Profissionais no Século XXI

Por:   •  15/9/2019  •  Resenha  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 5

Competências Requeridas para os Profissionais no Século XXI

Aluna: Danielle Porfírio Costa

Data: 20/08/2019

A partir da segunda metade do século XX, iniciou-se uma nova fase de transformações, que trouxe diversos avanços tecnológicos a nossa sociedade. Devido a nova facilidade de transmissão de informação a competitividade entre as organizações se intensificou, alcançando níveis internacionais, tornando necessário o desenvolvimento de competências diferenciadas para a sobrevivência no mercado de trabalho.

Uma das maiores mudanças ocorridas é que o trabalho manual está sendo gradativamente substituído pelo trabalho intelectual. Atualmente, as máquinas fazem com mais eficiências e em menos tempo o trabalho manual e necessita-se então, de pessoas qualificadas para a manutenção e operação destas máquinas. A Era Industrial é substituída pela Era do Conhecimento, onde a capacidade de gerar conhecimento e produzir inovação torna-se fonte fundamental de riqueza e sustentabilidade para indivíduos e empresas.

Na Era do Conhecimento, os mercados são globalizados as mudanças ocorrem em curtos espaços de tempo e em alta velocidade, tornando o ambiente imprevisível. As pessoas deixam de ser vistas como simples recursos a serem administrados e passam a ser compreendidas como seres dotados de inteligência, conhecimentos, habilidades e personalidade. Dentro deste contexto, as empresas precisam focar em melhoria contínua e inovação para se manterem competitivas e as pessoas constituem a principal vantagem competitiva de uma empresa.

Além disso, há acontecimentos ao redor do mundo que causam um tremendo impacto na vida dos profissionais de qualquer setor, nacionalidade ou região. Pode-se citar, por exemplo, a crise que acarreta o desemprego de diversos profissionais que não eram tão essenciais, por conta dos cortes orçamentários das empresas. Levando aos profissionais que não foram demitidos a assumirem as diversas funções daqueles que foram. Devido também a crise e a outros fatores tais como guerras, há um êxodo dos trabalhadores que cruzam fronteiras em busca de melhores oportunidades e possibilidades. Esses emigrantes muitas vezes aceitam trabalhar em péssimas condições de trabalho, levando a uma decadência do trabalhador e ainda mais desemprego.

Esse novo contexto empurra os profissionais para fora de sua zona de conforto, vivendo sempre com medo de perder o emprego e estressados. Portanto, com o intuito de assegurar o cargo, precisam estar em constante movimento e aprendizagem, desenvolvendo competências que garantem sua relevância profissional e pessoal.

Dentre essas novas características, pode-se citar como mais importantes:

  1. Organização: Engloba tanto a organização do espaço de trabalho e dos afazeres do trabalho quanto a mental. Com o fácil acesso a informação e a grande quantidade de obrigações que o trabalhador está sujeito, é extremamente necessário organizar e segregar adequadamente as informações e/ou obrigações prioritárias. A pressão no espaço de trabalho está cada vez mais forte, o que acaba desequilibrando alguns cooperadores, com a ajuda da organização mental, saber diferenciar e distinguir o trabalho do mundo pessoal acaba sendo de grande importância para a saúde mental dos trabalhadores, elevando a qualidade da vida pessoal e laboral.
  2. Senso crítico: Como em qualquer local social, no expediente de trabalho há também a presença de diversos tipos de política, portanto, saber diferenciar o certo do errado, se posicionar de acordo com suas crenças e aprender quando e onde dizer não são uma característica valiosa para ter discernimento e coerência na vida do trabalhador.
  3. Comunicabilidade: Um dos maiores problemas enfrentando em empresas atualmente é o erro ou a falta de comunicação entre os setores. Portanto, ser claro e objetivo é de fundamental importância para o meio laboral. Além de possibilitar um crescimento profissional através do networking.
  4. Integração: O ambiente corporativo é composto por pessoas com diferentes culturas. A capacidade de relacionar-se bem torna o clima organizacional agradável, possibilitando um ambiente saudável para uma melhor eficiência no trabalho. Seja por objetivo de saúde mental ou profissional, a integração com outras pessoas leva a diversos benefícios para o trabalhador e a empresa.
  5. Cidadania: A principal característica do trabalhador, por se tratar do espaço laboral ser um ambiente social é respeitar e ser respeitado. Ao possuir empatia, humildade e solidariedade, o trabalhador é bem visto e se torna uma pessoa capaz de expandir e passar adiante seus valores e pensamentos.
  6. Aplicabilidade: Saber onde, quanto e como aplicar determinadas ideias, conhecimentos e experiencias. Possuir discernimento em fazer o que deve ser feito no momento e condições corretas.
  7. Flexibilidade: Estar disposto a transformar situações ruins em novas oportunidades. Conseguir separar vida pessoal e vida profissional, saber quando e onde se divertir e/ou levar a sério.
  8. Inovação: Com o constante avanço da tecnologia, se torna necessário ser capaz de inovar, ou seja, estar aberto ao mundo tecnológico, sempre estando atualizado com as novas tecnologias e processos. O profissional que consegue criar novas alternativas no ambiente de trabalho apresenta comprometimento, conhecimento dos processos e habilidade de enxergar soluções. A inovação também é fruto de pessoas que questionam, duvidam, não se conformam e estão sempre em busca de novos caminhos e possibilidades. Estes profissionais garantem os diferenciais competitivos das empresas e, portanto, são muito valorizados.
  9. Equilíbrio emocional: o ambiente profissional está cada vez mais desafiador, com mudanças aceleradas, pressões externas e competitividade. Hoje em dia não basta somente ser uma excelência formação acadêmica se não tiver o emocional equilibrado, é imprescindível conseguir manter a calma e saber administrativas as emoções na vida pessoal e profissional.

Não existem somente essas ferramentas para ser um profissional melhor, há outras que são exclusivas de cada atividade trabalhista, tornando importante o colaborador estar sempre ciente e focado em seu ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com