TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreensão dos serviços prestados pelo restaurante Akuaba

Pesquisas Acadêmicas: Compreensão dos serviços prestados pelo restaurante Akuaba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.229 Palavras (9 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Este trabalho de campo tem como principal objetivo buscar entender os serviços prestados pelo Restaurante Akuaba, que se localiza na Rua Ferroviário Manoel Gonçalves Filho, nº. 06 – Jatiúca, Maceió/AL. A escolha dessa organização foi como sugestão como de trabalho para que possamos compreender e entender melhor todos os fatores do restaurante como (qualidade, serviço, limpeza e valor), que é sem soma de dúvidas o principal motivo desta pesquisa.

Fundado há mais de 20 anos o Restaurante Akuaba traz o melhor da gastronomia afro-baiana que ganha traços requintados e uma leitura toda especial no Akuaba. Aqui, os frutos do mar de qualidade Premium, como os camarões, lagostas, peixes e polvos ajudam a contar a história da família Moreira, que há duas décadas transforma os aromas dos temperos africanos num convite irresistível para os amantes da boa mesa.

Tradição e inovação andam juntas no Akuaba. Seja na forma de administrar, onde modernos métodos de gestão são empregados, seja na introdução de um espaço Gourmet sob a batuta do chef Jonatas Moreira, formado pela instituição Paul Bocuse, em Lyon, na França.

Toda a forma padronizada que o restaurante atingiu dentro dos processos envolvidos nos mostra claramente que desde a matéria prima até o alimento a ser oferecido gira em torno das normas previamente estabelecidas para facilitar e satisfazer no atendimento aos seus clientes, valorizando cada vez mais seu marketing de negócio que foi adquirido com o passar dos anos.

Também foi identificado no restaurante o modelo de gestão das operações produtivas, e a alta capacidade que seus colaboradores obtêm devido a sequencia de atividades pré-determinada e padronizadas para a criação de cada tipo de alimento oferecido através de informações feitas pela empresa e observações realizadas na sua localidade, para conhecermos mais sobre a sua história, produtos principais, em que perfil a organização se enquadra, como é gerenciado o desenvolvimento de seus líderes e qual a meta almejada pela equipe gerencial.

O Restaurante Akuaba é uma empresa séria que busca qualidade nos alimentos de forma que a higiene e a organização são de muita importância para gerar eficiência e agilidade no atendimento dos clientes.

Todos os funcionários são treinados para ter competência nas atividades envolvidas dentro da empresa para que possam ajudar durante toda a sua vida profissional, como trabalho em equipe, comprometimento, eficiência e eficácia e padronização dos processos e acima de tudo com os olhos voltados para o cliente como fator principal da existência da organização.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Quando os clientes procuram um determinado serviço como o que estamos realizando a pesquisa, se tratando de um restaurante, eles esperam encontrar os melhores serviços e atendimentos. Desta forma podemos contabilizar que cada restaurante tem um diferencial que os coloca à frente de seus principais concorrentes. Desde a forma de atendimento, forma de relacionamento que o estabelecimento tem para com seus clientes a produtos com altíssima qualidade e preços competitivos.

No Restaurante Akuaba, podemos perceber que um alto índice de satisfação dos seus clientes, devido ao bom atendimento, a forma como os clientes são tratados e conduzido até o local onde será servido, na agilidade da entrega dos pedidos, sem falar na alta qualidade dos produtos. Por isso chegamos à conclusão que eles adaptaram como base do processo das operações o sistema Just-In-Time (JIT).

Slack, Chambers e Johnston (2009) afirmam que o princípio base das operações enxutas significa mover-se na direção de eliminar todos os desperdícios de modo a desenvolver uma operação que é mais rápida, mais confiável, com alta qualidade e custo baixo.

Just-In-Time (JIT) significa produzir bens e serviços no momento em que são necessários, não formando estoques. Muitas frases são utilizadas pelos estudiosos para demonstrar o JIT. Elas incluem: fluxo sincronizado, fluxo contínuo, produção sem estoque, tempo de atravessamento rápido e operações de tempo de ciclo reduzido.

A ideia principal dessa pesquisa é revelar que o Just-In-Time (JIT), é a melhor forma que Restaurante Akuaba tem ampliado ainda mais sua produtividade crescendo tanto no conceito de seus clientes, como no mercado. Através de um estudo mais elaborado sobre Just-In-Time vamos apresentar as de forma minuciosa às aplicações do (JIT), dentro do ambiente de trabalho do restaurante (priorizando suprimentos, transporte e estoque) mostrando a importância de aplicar esse sistema de produção.

Muitas das situações e exemplos da filosofia enxuta e das técnicas JIT são relativos a organizações de manufatura, porém, as técnicas JIT em organizações prestadoras de serviço são diretamente análogas às organizações manufatureiras. A seguir, alguns exemplos que utilizam o princípio de controle puxado, retirados de Slack, Chambers e Johnston (2009):

Os supermercados normalmente reabastecem suas prateleiras somente após os consumidores terem retirado suficientes produtos das mesmas. A movimentação de bens da parte de trás loja até a prateleira é disparada com um aviso do tipo KANBAN. Principio Controle puxado.

Uma empresa de construção segue a regra de requisitar entregas de material para sua obra um dia antes de o material ser necessário. Isso reduz o acúmulo na obra e diminui a chance de roubos. Princípio – controle puxado reduz confusão.

Muitos restaurantes fast-food só cozinham, montam seus pratos e os deixam esperando em uma área aquecida quando um atendente recebe o pedido. Princípio – controle puxado reduz tempo de preparação.

Grandes são os benefícios da aplicação desse método de administração de produção, porque prioriza seu principal foco, que é a satisfação de seus clientes e deixam seus funcionários mais motivados para execução dos processos, sendo assim todos saem ganhando.

Partindo desse principio precisamos conhecer tudo o que envolve o Restaurante Akuaba, para entendermos como a organização veio crescendo com o passar dos anos se tornando referencia da gastronomia afro-baianas dentro do estado de alagoas.

DESENVOLVIMENTO

I. Análise da Infraestrutura dos Serviços da Empresa;

Sabemos o quanto é importante à infraestrutura de uma empresa, e o Restaurante Akuaba esta atento a esse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com