TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação

Por:   •  22/3/2016  •  Resenha  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.                                    18/03/2016

CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE.

CURSO: ADMINISTRAÇÃO.

DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES.

PROFESSOR: ANDERSON DIEGO.

ALUNA: AMANDA FLORÊNCIO.

               

RESENHA CRÍTICA: MODELOS DE COMUNICAÇÃO e  COMUNICAÇÕES ORGANIZACIONAIS

No capítulo 1do livro Comunicação Empresarial, Maria Schuler afirma que a única maneira de haver organização é através da comunicação. De maneira nenhuma ela está errada.

Adiante no texto, estudiosos se ocuparam por estudar a comunicação e criaram modelos devidos seus estudos, são eles:

Modelo mecanicista: Um modelo totalmente físico, mecanicista e não humano, ou seja um ambiente organizacional em que uns falam e outros escutam e obedecem cegamente.

Modelo circular de comunicação: Esse se ocupa da realimentação do processo, ou seja, o receptor tem possibilidade de tornar-se emissor e de realimentar a comunicação.

Modelo psicológico de comunicação: Um modelo relacionado ao íntimo das pessoas, considerando a interpretação da mensagem de forma sentimental.

Modelo sociológico: Consideram as estruturas sociais fortes influências sobre os indivíduos que se comunicam, ou seja, constroem significados e sentidos.

Modelo antropológico de comunicação: Um sistema de mensagens que permite ser interpretado, instrumento de organização dos componentes culturais.

Modelo sistêmico de comunicação: Procura compreender a funcionalidade da comunicação em determinado contexto.

Enfim, a comunicação exige a presença de alguém que repasse a informação e alguém que receba a mensagem. Além disso, são necessários processos para que ela se estabeleça, e tais processos compreendem: composição, interpretação, resposta.

O receptor pode ter comportamento passivo, ativo ou proativo. A interpretação é o processo pelo qual o destinatário compreende a mensagem, atribuindo sentido aos significantes que percebe na mensagem. Todo receptor utiliza filtros próprios na interpretação de mensagens.

Dito isso, é preciso sempre ter presente que emissor e receptor têm características pessoais, culturais e motivação diferentes.  Uma conclusão que se tira daí é que uma mesma mensagem enviada a pessoas diferentes não leva ao compartilhamento de seu significado, pois toda pessoa tem uma forma própria de perceber a realidade.

Outras contribuições surgiram, denominadas subcódigos, que introduzem no esquema da comunicação a questão da variação linguística. Dito isso, é preciso acrescentar que as mensagens não utilizam apenas uma função, mas várias.

Função referencial: Valoriza fundamentalmente o que se informa.

Função emotiva ou expressiva: Está centrada no emissor da mensagem. Exprime essa função a atitude do destinador em relação ao conteúdo.

Função conativa: É a função que se orienta para o destinatário, constituindo o receptor o centro de interesse da mensagem.

Função fática: Está centrada no contato psicológico, ou seja o que servir para aproximar ou cortar o contato entre receptor e emissor.

Função metalinguística: Serve para dar explicações utilizadas pelo emissor, ou seja é a linguagem que explica outra linguagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com