TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

COMUNICAÇÃO

A palavra comunicação diz respeito ao processo de transferência e recebimento de informações. Contudo, quando se fala em comunicação com feedback é isso significa tanto o receptor fornece feedback como também o emissor é receptivo a tal feedback, respondendo a ele. Isso leva a entender que não são apenas passadas informações de uma pessoa para a outra, mas também ocorre o compartilhamento de informações, resultando na construção dos conhecimentos.

O feedback é considerado de essencial importância nas relações interpessoais. Isso porque não pode ser visto enquanto crítica e sim enquanto uma forma de orientar o comportamento do indivíduo, favorecendo no sentido de propiciar mudanças quando necessário.

Ao se falar em feedback é necessário citar a questão da comunicação verbal e a não verbal, sendo que a primeira se refere à quando o indivíduo se expressa verbalmente, por meio de sua fala e a segunda por sua vez se refere à quando utiliza gestos, sem utilizar a fala.

A comunicação é imprescindível em qualquer administração, pois se as pessoas não se comunicarem de forma favorável, a tendência para o fracasso é bem maior, pois é necessária a troca de ideias e opiniões, bem como a colaboração de todos para que a empresa alcance o sucesso desejado.

Lembrando que cabe ao gestor da empresa organizar momentos em que todos os colaboradores possam se comunicar de maneira eficaz, o que consequentemente acaba gerando melhores resultados para a empresa.

Existem três tipos principais de comunicação em uma em uma estrutura organizacional, são elas:

- De cima para baixo: é aquela em que o fluxo de informações parte dos níveis mais altos para os níveis mais baixos da hierarquia. É um tipo de comunicação importante para as empresas, pois os funcionários precisam ser comunicados a respeito de tudo o que acontece na empresa, principalmente quando houverem mudanças.

- De baixo para cima: é aquela em que o fluxo de informações parte dos níveis mais baixos para os níveis mais altos da hierarquia. É também um tipo de informação muito importante para as empresas, pois o gestor precisa estar sempre informado a respeito dos desejos e frustrações de seus funcionários, o que acaba fortalecendo a participação dos funcionários nas atividades da empresa. Neste tipo de comunicação pode ainda ser realizada uma pesquisa de clima organizacional (a fim de coletar informações em torno do que os funcionários pensam e sentem o que de certa forma pode afetar o desempenho no trabalho) e programas de sugestões (onde os funcionários possuem a oportunidade de opinar a respeito do trabalho desenvolvido na empresa).

- Comunicação lateral ou horizontal: é aquela em que o fluxo de informações ocorre com pessoas que fazem parte do mesmo nível hierárquico, onde juntos buscam soluções para os problemas enfrentados na empresa. Pode acontecer tanto com pessoas da mesma área ou departamento, como também de diferentes áreas e departamentos.

Contudo, é notório priorizar que existem barreiras interpessoais que podem impedir uma organização de realizar uma boa comunicação entre os funcionários, as quais podem vir tanto do emissor, quando escolhe o momento errado para falar alguma coisa, ou ainda possui dificuldades para se expressas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com