TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.465 Palavras (26 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 26

Trabalho Final de Estratégia

Rede Subway

Rodrigo Santos

William Moo

Juliana Carvalho

Sabrina Sato

Marcos Vinicius Salhab

André Sato

1. Identificação da empresa ou unidade de negócio

A marca norte-americana Subway está presente em 100 países e atende diariamente, em média, mais de seis milhões de clientes. O restaurante SUBWAY foi fundado nos Estados Unidos, há mais de 47 anos, com o objetivo de oferecer diferentes opções de refeição rápida e saudável. Reconhecida por seus sanduíches e saladas, inspirados na culinária de diferentes localidades, a rede está representada por mais de 900 lojas no Brasil. Dentro do mundo alimentício, a Subway pode ser caracterizada como uma rede do ramo de fast-food.

2. Caracterização do ramo

Fornecedores: De acordo com o gerente de compras, Alexandre Costa, a Subway utiliza os serviços da Luft Food Service para efetuar o abastecimento de seus restaurantes em todo o Brasil, com frequência de entrega que varia entre uma e duas vezes por semana, dependendo da região. "A logística representa 100% para nós", exclama, destacando a participação desta área na expansão da rede. "A Luft tem um CD (Centro de Distribuição) em Osasco, SP, que é responsável pelo abastecimento nacional. Uma carga ou outra passa pelo CD que eles têm no Rio de Janeiro, mas a quase totalidade das operações parte de Osasco", acrescenta. Ele ressalta que o Operador Logístico tem um papel essencial na garantia de abastecimento e qualidade dos produtos entregues nos restaurantes e garante que sem ele não seria possível atuar em todo o território nacional, porque muitos dos fornecedores não possuem logística de entrega ponto a ponto." Temos um padrão de qualidade que abrange todas as etapas da cadeia, através dos procedimentos de recebimento, armazenagem e distribuição dos produtos", revela, contando, em seguida, que a Luft realiza as entregas com caminhões próprios, que , assim como o CD, possuem um rígido controle de temperatura, já que transportam produtos congelados, resfriados e secos. Quando resolveu entrar de vez no mercado brasileiro, a Subway optou por centralizar o abastecimento das franquias em um só lugar e, após um criterioso processo de seleção, escolheu a Luft, que ficou encarregada não apenas da distribuição dos produtos às lanchonetes, em três diferentes temperaturas simultaneamente, mas também passou a ser responsável por gerenciar todo o processo de compra de alimentos e outros itens. A Luft atende a toda gama de serviços dentro da cadeia de suprimentos, desde compras, desenvolvimento de fornecedores nacionais e internacionais, entregas programadas, controle de contas a pagar, controle de qualidade dentro das normas das indústrias, recebimento, armazenagem em três temperaturas, controle de estoque, preparação de mercadorias, embalagem e entregas rastreadas. O fato da Luft ser a responsável pelas operações logísticas de distribuição não significa que ela escolha os produtos que fornecerá, já que é a Subway que escolhe seus fornecedores. Apesar disso, as Lojas Subway procuram sempre manter relações com fornecedores locais ou próximos aos centros de distribuição da Luft em Osasco e no Rio de Janeiro, visando facilitar seu trabalho de logística. Um desses fornecedores é a empresa de carnes Marfrig, que possui várias unidades pelo Brasil e também é parceira do McDonald’s.

Concorrentes: Uma rede que tem grande potencial para se tornar a principal concorrente da Subway no Brasil é a Quiznos. Essa rede se estabeleceu recentemente no país e também prima por oferecer sanduíches que podem ser consumidos de forma rápida e saudável. Atualmente, os concorrentes da Subway que podem ser apontados são as redes de sanduíches fast-food que, como seus próprios nomes já mostram, apelam para a rapidez do serviço e, apesar de menos saudáveis, destacam o sabor dos alimentos que servem. McDonalds e Burger King são exemplos.

Compradores: Os principais clientes da Subway são pessoas que buscam refeições rápidas em razão, na maioria das vezes, do trabalho, mas que tenha também valores nutricionais. Em termos de faixa etária, sexo e renda não há segmentação definida.

Os produtos da Subway são os sanduíches que o próprio cliente monta e se caracterizam por serem saborosos e saudáveis. Seus substitutos são aqueles sanduíches encontrados no potencial principal concorrente (Quiznos), e também os hambúrgueres, salgados, esfihas, sanduíches naturais, entre outras refeições rápidas.

A Subway possui em torno de 900 lojas no território nacional, sendo que a grande maioria delas se localiza no estado de São Paulo, mais precisamente em sua capital. A franquia se estabeleceu em mais de 99 países, sendo que o Brasil é a sétima nação com maior número de lojas no mundo, o que demonstra o sucesso da rede em nosso país. A Subway é a maior rede de franquias nos Estados Unidos e no Canadá, possuindo, respectivamente, mais de 1000 unidades e de 500 unidades a mais que o segundo colocado (McDonalds). A rede cresce a uma taxa média de 5 franquias por dia. A Subway veio para ficar, com o objetivo de se tornar a maior rede de fast food do Brasil até 2015, já que, antes mesmo disso, se tornou a maior rede de fast food em número de lojas do mundo no início de 2011.

A corrida pelo domínio global é uma disputa importante em uma indústria que é quase saturada nos EUA. O desemprego elevado e a incerteza econômica golpearam o setor de restaurantes no país e as redes estão procurando crescer no exterior, particularmente na Ásia e na América Latina. A Subway acabou de inaugurar seu milésimo endereço na Ásia e espera que a China se transforme em um dos seus maiores mercados. A lanchonete possui 199 lojas no país asiático e projeta ter mais de 500 em 2015. A rede, que abriu seu primeiro restaurante internacional em 1984, projeta que o número de unidades no exterior supere o de lojas domésticas em 2020.

Todas as lojas Subway no Brasil são abastecidas pela Luft Food Service, uma grande distribuidora que possui centros de distribuição em Osasco, de onde sai a enorme maioria dos produtos para as lojas brasileiras, e no Rio de Janeiro. Quando resolveu entrar de vez no mercado brasileiro, a Subway optou por centralizar o abastecimento das franquias em um só lugar e, após um criterioso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.6 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com