TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Ativa

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  1.540 Visualizações

Página 1 de 4

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]

Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Nome

 Guilherme da Silva Menezes

RA

 1299295749

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Pessoal e Profissional apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 4]

Para cada resposta elabore um texto de, no máximo, 15 linhas. Caso utilize alguma citação, lembre-se de especificar as fontes e de formatá-las segundo a ABNT.

  1. O que é escuta ativa?

A escuta ativa ela se diversifica através de como se comportamos durante uma conversa em que envolve o emissor que é a pessoa com a qual transmite a mensagem e o receptor é aquela pessoa que recebe essa mensagem, toda a informação que recebemos ela é totalmente codificada e depois passa por um processo de processamento onde tudo é analisado pelo nosso cérebro, e dependendo de onde essa informação esta sendo emitida pode acontecer alguma das vezes o que podemos chamar de ruídos ou barreiras na comunicação, o que pode atrapalhar na codificação ou causar um mau processamento da mensagem que esta sendo transmitida.

A escuta ativa ela nada mais é do que focar e prestar atenção na pessoa que se comunica com a gente, antes de tudo devemos deixar todas as preocupações de lado e ouvir de uma forma ativa quem esta na nossa frente passando uma informação importante, escutar ativamente significa olhar as expressões corporais e o dialogo na qual sai pela boca nos mínimos detalhes o que esta sendo exprimido pelo individuo que se comunica.

  1. Liste e explique quatro atitudes que devem ser empregadas para realizar uma escuta ativa.

As quatro atitudes para uma boa escuta ativa

1) Prestar atenção no que é passado na comunicação.

2) Esquecer todos os problemas que passam na mente.

3) Se manter totalmente focado no interlocutor.

4) Mandar feedbacks para mostrar a compreensão da mensagem passada e se há coerencia no que esta sendo abordado.

Para uma escuta ativa eficaz é preciso empregar essas quatro simples atitudes descritas acima, essas ações demonstrara toda eficiencia no processo de comunicação e agregara mais enfase na mensagem que esta sendo abordada, assim fazendo com que haja o entendimento do receptor da conversa e mais enfase no transmissor da mensagem que é o interlocutor, dessa maneira deixaremos quem passa a informação mais seguro de que a comunicação esta fluindo muito bem.

Elabore uma reflexão sobre essa situação-problema retirando dela três aspectos que mostram se houve a aplicação da escuta ativa. Justifique, usando os três aspectos escolhidos, porque houve ou porque não houve a escuta ativa, por meio de um texto de, no máximo, 30 linhas.

Na situação problema apresentada neste trabalho podemos perceber que Joana passava por alguns desentendimentos com o seu colega Julio com a qual a estava incomodando muito nos ultimos dias, olhando bem essa situação Joana toma a atitude de ir conversar com a sua coordenadora Paula para tratar desse assunto com mais calma, antes da conversa acontecer podemos perceber que Joana estava muito anciosa esse é um dos varios fatores que atrapalham na comunicação ativa, podendo não deixar a mensagem que será passada de maneira eficaz. Logo abaixo apresentarei as três situações e apresentarei também a justificativa que demosntram que ouve comunicação ativa tanto pela compreesão de Paula e o esforço de Joana na comunicação através da mediação da coordenadora Joana se sentiu mais alivida e confiante na solução do problema:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (117.3 Kb)   docx (343 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com