TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Autoridade x Autoritarismo dentro do esporte

Por:   •  22/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  7.183 Visualizações

Página 1 de 3

Colégio: Colégio Estadual Jornalista Tim Lopes

Nome: Fernanda de Paula Pereira

Turma: 2005

Conceito de Autoridade X Autoritarismo dentro do esporte

Mesmo que autoridade e autoritarismo sejam palavras da mesma “família”, as semelhanças da prática de cada um desse conceito são diferentes. O indivíduo pode confundir o termo autoridade com autoritarismo, porém analisando seus significados, percebe-se tratar de atitudes distintas.

A autoridade dá o direito ou poder de ordenar de acordo com seu cargo, estando ligado a liderança, postura, comando, a partir de seu conhecimento. O autoritarismo, ao contrário, está ligado as práticas de abuso de  poder com imposições, práticas antidemocráticas, quando desse jeito acaba estipulando algo pela força.

No esporte, a autoridade exercida ao atleta é baseada na experiência adquirida com qualidade e conhecimento, sendo essa autoridade passada por um técnico ou um arbitro. Não mostrando quem manda, mas exemplificando através do comportamento e experiências vividas, o melhor a ser feito.

O profissional do esporte com autoridade, através de seu conhecimento consegue passar para o atleta de forma natural valores e conceitos, sejam eles, educativos, morais, sociais e culturais, fazendo com que cada atleta admire e respeite a autoridade e obtenham bons resultados.

Já no caso do autoritarismo no esporte evidencia um abuso de poder e acabam desestabilizando um time, onde um profissional que pratica o autoritarismo não se importa com regras ou leis, muitas das vezes realizando práticas para favorecer a si próprio.


Resumo sobre o Estatuto do Torcedor

A importância do Estatuto do Torcedor é conscientizar a população sobre seus verdadeiros direitos como torcedor. O Estatuto do Torcedor é aplicável a  todo o desporto profissional, mas tem como principal esporte o futebol, por ser o mais popular do país.

A responsabilidade pela implementação do estatuto cabe as entidades que administram o esporte, seja confederações, federações, ligas, clubes, poder público e torcedores.

Com a ajuda dos próprios torcedores e da imprensa, há a possibilidade da cobrança sobre os clubes de se pronunciarem sobre o dever ético e jurídico de respeitar o torcedor.

Cabe a lei tratar de diversos aspectos da relação com o torcedor, tendo como principais questões são:

  • A acessibilidade às informações indispensáveis para o acesso aos jogos;
  • Disponibilidades dos ingressos às partidas, não omitindo a abordagem da questão da meia entrada e seus destinatários;
  • Segurança necessária nos estádios;
  • Comercialização de gêneros alimentícios, sendo que aspectos ligados a este, como conservação dos mesmos, será assunto diretamente ligado ao Código de Defesa do Consumidor;
  • Assistência médica para todos os presentes no evento esportivo em curso;
  • A criação da figura do ouvidor pelo mesmo estatuto, incumbido de receber reclamações e sugestões por parte dos torcedores, dirigidas aos organizadores dos eventos;
  • Ampla informação e orientação acerca de cada ponto do estádio, além de pontos de atendimento aos torcedores para esclarecimento de qualquer informação de cunho mais trivial (esta última norma sendo obrigatória para estádios com mais de 20 mil assentos).

A lei do Estatuto do Torcedor vem inovando para que haja dispositivos de segurança nos estádios. Atualmente, há nos estádios e ginásios esportivos juizados especiais e essa medida cria boas condições para que infratores possam ser julgados e condenados de forma rápida. A lei estabelece, ainda, a obrigatoriedade de instalações de câmeras em arenas esportivas e garantir a segurança de torcedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com