TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esportes de lutas: Aspectos históricos, características e conceitos.

Por:   •  8/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 4

Olmar da Silva Freitas Neto

Esportes de lutas: Aspectos históricos, características e conceitos.

Atividade de Portfólio, 7ª semana da Disciplina de Esportes de Lutas, ministrada pelo professor Evandro Marianetti Fioco.

Vila Velha

2017

1) Esportes de luta é a associação de esporte e luta, ou seja, é a agregação das lutas ao fenômeno esportivo que significa "[...] prática metódica [...] que demande exercício físico e destreza, com fins de recreação, manutenção do condicionamento corporal e da saúde e/ou competição, desporte, desporto", realizada de acordo com regras pré estabelecidas; enquanto luta pode ser entendida como "combate de caráter esportivo, em que dois adversários desarmados se enfrentam em corpo a corpo; esforço para superar, vencer obstáculos ou dificuldades". 

2) As primeiras formas de luta surgiram da necessidade de defesa pessoal e defesa de território. Com o passar dos anos foram sendo associadas a manifestações sociais como utilização em rituais, preparação para guerra, jogo e exercício físico.  

3) Arte marcial é um conjunto de práticas corporais que são configuradas a partir de uma noção de "metáfora da guerra" (Marte - deus romano da guerra;  arte - destaque à dimensão ética e estética e sua demanda expressiva, inventiva, imaginária, lúdica e criativa).

4) É o princípio de que "[...] é melhor ganhar a guerra antes mesmo de desembainhar a espada [...] Muitas vezes, a vitória arduamente conquistada guarda um sabor amargo de derrota, mesmo para os próprios vencedores". 

5) Podemos associar esportes de lutas à ludicidade, pela espontaneidade e alegria já que o objetivo principal é o divertimento e a satisfação na realização das ações. 

6) Sim, a mídia é grande influenciadora da popularização de esportes, uma prova disso é o MMA (ou AMM em português, que significa Artes Marciais Mistas), que foi divulgada no Brasil em 2011 por um jornal online. Neste ano, 110 notícias sobre o esporte foram divulgadas. Após uma emissora de televisão aberta transmitir a competição oficial do UFC, o número de notícias no mesmo jornal online no ano seguinte, dobrou. 

7) São o boxe, esgrima, judô, lutas olímpicas e o tae kwon do. O boxe é definido por Feitosa, Leite e Lima (2005) como uma prática esportiva que consiste em golpear o adversário com os punhos cerrados, gerando vantagens ou penalidades de acordo com um código. É denominado "nobre arte" por ser um esporte que usa luvas. Estreou nas Olimpíadas em 1904, em Saint Louis, ficou de fora na edição de 1912 em Estocolmo por conta da lei seca que não permitia esportes de combate e voltou na edição de 1920, na Bélgica. A esgrima é definida por Lohmann e Avila (2005) como a arte de jogar com armas brancas por meio da utilização de movimentos, coordenados. Na antiguidade era usada como forma de treinamento para combate na guerra. Nas Olimpíadas, as competições por equipes começaram em 1908 em Londres. O judô entrou nos jogos olímpicos em 1964, em Tóquio. Ficou de fora na edição de 1968 e voltou em 1972. A participação feminina só se deu em 1992, em Barcelona. Com duração de até cinco minutos, o objetivo é projetar o adversário de costas no solo, finalizar com chave de braço ou estrangulamento ou imobilizar o oponente no solo. A luta acaba quando um dos atletas consegue um golpe chamado "ippon". Lutas olímpicas são subdivida em dois estilos: livre (apareceu em 1904, em Saint Louis) e greco-romano (presente desde os Jogos de 1896, os primeiros da Era Moderna, em Atenas, na Grécia). As modalidades têm o mesmo objetivo: imobilizar o adversário de costas para o chão. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (183.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com