TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de cada modalidade, bem como aspectos históricos e culturais dos esportes

Por:   •  31/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp


Polo: Instituto de Educação de Bela Vista

Educação Física - Licenciatura

EDFIS - Organização do Trabalho Pedagógico

Psicologia da Educação e da Aprendizagem

Nome: Victor L. Alves Savala

Ra: 2850201549


                   
Desafio Profissional

Disciplinas norteadoras: Cinesiologia e Biomecânica, Metodologia do Ensino do Basquete, Metodologia do Ensino do Voleibol, Metodologia do Ensino do Atletismo e Seminário da Prática: Metodologias do Ensino da Educação Física – Jogos Coletivos e Atletismo

Tutor Presencial: Sebastião Geraldo Pinheiro

Bela Vista MS

29-05-2017

Introdução

O docente em formação encontra-se diante do desafio de mediar e incentivar a prática esportiva considerando as inúmeras modalidades e, sobretudo, as potencialidades de cada aluno no desenvolvimento de cada esporte. Nesse sentido, torna-se imprescindível que o professor de Educação Física se instrumentalize visando proporcionar e oportunizar ao discente as ferramentas para desenvolvimento de cada atividade física. Para isso, o presente desafio se propõe a refletir acerca de alguns pressupostos teóricos que tratam da prática esportiva e suas implicações na sociedade por meio da disciplina de Educação Física.

No que se refere à prática esportiva, acredita-se que as atividades físicas ensinadas e compartilhadas no âmbito escolar contribuem de forma significativa para o desenvolvimento físico e comportamental do aluno. A exemplo disso mencionam-se atividades desenvolvidas em grupo, como Basquetebol, Voleibol, Atletismo e outras afim que possibilitam maior interação entre o corpo discente, numa perspectiva de trabalho coletivo, ou ainda, atividades que promovem o equilíbrio motor, alongamento, concentração entre outros aspectos benéficos para o desenvolvimento do aluno.

No que concerne às características do basquete é válido retomar MEIRA (2012) com base em Oliveira e Paes (2004, 2007):

 A fase de conhecer o basquetebol brincando corresponde da 1.ª à 4.ª séries do ensino fundamental, atendendo crianças da primeira e segunda infância, com idades entre 7 e 10 anos. O envolvimento das crianças nas atividades desportivas deve ter caráter lúdico, participativo e alegre, a fim de oportunizar o ensino das técnicas desportivas, estimulando o pensamento tático. Todas as crianças devem ter a possibilidade de acesso aos princípios educativos dos jogos e brincadeiras, influenciando positivamente o processo ensino-aprendizagem. Compreende-se que se deve evitar, no basquetebol, as competições antes dos 12 anos, as quais exigem a perfeição dos movimentos ou gestos motores e também grandes soluções táticas. (MEIRE, 2012, p. 1).

Nesse contexto, observa-se como esta modalidade pode contribuir para o desenvolvimento da criança. No que tange à modalidade Voleibol, enfatiza-se a possibilidade de interação social, superação das diferenças, trabalho em equipe e, sobretudo, todo o desenvolvimento motor.

O Atletismo coopera para o crescimento de igual modo que as outras modalidades, além de oportunizar a superação e o rompimento de barreiras físicas, por meio de sua prática e treinamento contínuo.

Desenvolvimento

Com o intuito de elucidar as características do desenvolvimento das modalidades físicas já mencionadas, elaborou-se um questionário aplicado a alguns docentes do quadro de professores de Educação Física. Ressalta-se, ainda que, o discurso dos professores corrobora com uma realidade crescente de incentivo ao esporte dentro e fora das escolas.

Nesse contexto, apresentam-se em seguida algumas questões e suas respectivas respostas acerca do assunto:

P1

1. Quais são os esportes coletivos e individuais, olímpicos e não olímpicos,

desenvolvidos na aula de Educação Física?

Basquetebol, Voleibol, Futebol, Handebol.

P2

2. Quais são as metodologias para o desenvolvimento dessas modalidades?

O conceito de cada modalidade, bem como aspectos históricos e culturais dos esportes, é mediado por meio de apostilas.

O voleibol pode ser ilustrado pela seguinte sequência:

 A criança na primeira fase se familiariza com a bola, a quadra , a rede, ensinando as posturas básicas e movimentação na quadra.

São treinados arremessos, lançamentos, rolamento com diferentes tipos de bola, enfim, várias modalidades e materiais passam a ser de conhecimento do aluno.

Ressalta-se ainda o desenvolvimento de qualidades físicas como velocidade, agilidade, força e reação (Santos, 1999).

O desenvolvimento da modalidade segue com outros aspectos mentais, físicos e socioculturais.

P2

3. Como é a aceitação dos alunos na prática dessas modalidades nas aulas

de Educação Física e, principalmente, o envolvimento de meninos e meninas?

Os alunos apreciam e participam, inclusive, observa-se a satisfação e o envolvimento dos alunos em turnos extras e, ainda, em competições.  

P1

4. Qual é a estrutura e quais são os materiais disponíveis na escola para o

desenvolvimento dessas modalidades?

A escola possui uma quadra poliesportiva e também bolas e redes profissionais.

P3

5. Quais são as principais dificuldades encontradas para a realização das

modalidades esportivas nas aulas de Educação Física?

A maior parte dos alunos se empenham em todas as fases desses encontros, até uma simples reunião para tratar de jogos, como também aos treinos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (168.5 Kb)   docx (837.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com