TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Controladoria

Pesquisas Acadêmicas: Conceito de Controladoria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.706 Palavras (11 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 11

Conceito de Controladoria:

Basicamente a controladoria é responsável pelo sistema de informações contábil gerencial da empresa, e sua missão é assegurar o resultado da companhia, deve definir os padrões de controle e projetar os resultados com foco nos objetivos da organização, prezando que não haja excesso, desperdício ou roubo.

As empresas modernas e que se preocupam com um processo de gestão bem desenvolvido, necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada para a sua sobrevivência. Com este novo cenário surge um órgão interno cuja finalidade é garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronta a apoiar a diretoria da entidade no processo de gestão.

Por fim, a controladoria é um papel gerencial que precisa ser desenvolvida e a busca contínua por atualização e por novas soluções são apenas o começo de um caminho para quem pretende seguir neste mercado.

O papel do controller e suas atribuições bem como as novas exigências do mercado, frente ao emprego da tecnologia:

Faz parte da cúpula administrativa, participando nos processos de planejamento e controle empresarial, capacitando os gerentes e administradores a planejarem, executarem e controlarem adequadamente as atividades da empresa, utilizando com eficiência e eficácia os recursos que são colocados a sua disposição com a missão e objetivo da empresa, o controller são comparados ao contador geral por suas funções serem parecidas tais como;

 Contabilidade Geral – escrituração e relatórios.

 Contabilidade de Custos – apuração de custos.

 Contabilidade Fiscal – cumprimento de obrigações.

 Controle Patrimonial – registro e controle.

 Planejamento – elaboração de orçamentos, análise de custos, interpretação das tendências e perspectivas econômicas, sugestão de preços, estudos de mercado, balanços projetados.

 Finanças – planejamento financeiro, administração do fluxo de caixa, administração dos recursos financeiros.

 CPD – desenvolvimento e implementação de sistemas.

 Auditoria Interna – plano de auditoria interna.

 O & M – planos de formulários. (organização e método)

A função básica do controller é garantir que as informações cheguem às pessoas certas no tempo certo, não sendo de sua responsabilidade a elaboração das mesmas, mas sim sua compilação, síntese e análise, com as novas tecnologias disponíveis no mercado auxiliam o controller em suas funções básicas e até as mais delicadas, onde o controller possa trabalhar em qualquer área da empresa.

Quais as qualidades indispensáveis ao Controller?

O Controller precisa ser um profissional altamente qualificado, que definirá e controlará todo fluxo de informações da empresa, garantindo que as informações corretas cheguem aos interessados dentro de prazos adequados e que a alta administração somente receba informações úteis à tomada de decisões.

Qualidades indispensáveis:

 Analise da informação: O Controller precisa compreender o significado das variações dos índices e o que lês anunciam para a companhia.

 Habilidade de Comunicação: A chave para a função do controller é compilar informações e comunicar para os gestores.

 Conhecimento da companhia e da indústria: O Controller deve ter um bom conhecimento das operações realizadas na companhia e na indústria de forma, a saber, como estas operações impactarão no departamento contábil.

 Habilidade Gerencial: O Controller provavelmente daquele grupo. Portanto, o controller precisa conhecer planejamento, organização, direção e mensuração das funções necessárias para gerenciar o departamento contábil.

 Senso de urgência e custo efetivo do serviço: o Controller deve gerir o departamento contábil como um centro de lucro, pois somente assim ele utilizara métodos eficientes para completar cada tarefa e a atenção do departamento estará focada nas mais urgentes.

 Conhecimento Técnico: para criar uma demonstração financeira fidedigna especialmente para a publicação, o controller deve ter considerável conhecimento das normas contábeis.

O que se compreende por controladoria?

A controladoria e uma ferramenta que tem como objetivo auxiliar processo de planejamento e controle orçamentário e na organização de um plano financeiro estratégico e organizacional; e tem como papel monitorar o planejamento orçamentário, prevenir, fraudes, definir padrões .

A controladoria ela serve como apoio ou uma acessória fora da pirâmide hierarquia da empresa, ela pode se dividida em dois segmentos controladoria contábil e administrativa porem ambas são executadas por apenas um controle.

Primeiramente a controladoria deve definir os padrões de controle e projetar os resultados com enfoque nos objetivos da organização. De modo que não haja excesso, desperdício ou roubo. Desta forma, o controller irá elaborar uma análise comparativa entre os resultados e os padrões de controle estabelecidos, observando os desvios, ou seja a diferença entre os resultados e os padrões.

Como a Tecnologia da Informação vem auxiliando o controller?

A contabilidade tem a função de registrar, armazenar e transformar os dados referentes às transações efetuadas pelas empresas no seu dia a dia, e isto possibilita à obtenção de um histórico de tudo aquilo que aconteceu durante períodos passados. Mas os dados do passado poderão ser utilizados para projeções e previsões do que poderá ocorrer no futuro. E ela também pode fornecer informações sobre o presente, sobre os acontecimentos daquele dia e daquele momento.

Sendo assim, através deste trabalho ficou evidenciada a importância dos sistemas contábeis no processo de tomada de decisão, pois através da contabilidade pode-se identificar informações que auxiliam os gestores na condução dos negócios da empresa.

Verificou-se também que todos necessitam de aprendizado constante, principalmente com relação a que tipo de informação cada indivíduo necessita, onde buscá-la (usuários) e de que forma fornecê-la (contadores).

Por fim, a Contabilidade e os Sistemas de Informações são ferramentas que juntas, colaboram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com